Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Edital sai até Julho, diz Rogério Greco!

Iago Almeida

icone calendario 17 maio 2021

Boa notícia concurseiros! O concurso Polícia Penal MG poderá ter o edital publicado até julho, segundo informações do secretário de Justiça e Segurança Pública do estado de Minas Gerais, Rogério Greco. O projeto básico traz a previsão de 2420 vagas.

Concurso Polícia Penal MG: edital em julho, segundo secretário

A informação sobre a publicação do edital do concurso Polícia Penal de Minas Gerais , que deve sair até julho, foi proferida pelo secretário durante live no Instagram, no último sábado (15).

“Até final de junho e início de julho, eu acho que a gente já deve ter o edital em mãos”, afirmou o secretário que também ressaltou a rapidez dos processos envolvendo o documento.

O projeto básico da seleção foi publicado no dia 13 de maio e a abertura do processo de pregão eletrônico para o certame, ocorrerá no dia 25 de maio de 2021, visando a seleção da banca examinadora.

Segundo o projeto, a previsão é para oferta de 2420 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal. Destas, 242 são para pessoas com deficiência. Além disso, haverá ainda uma divisão entre homens e mulheres. 

Os aprovados no certame terão salários iniciais de R$ 4.631,25, com jornada trabalhista de 40 horas semanais, período este que poderá ser cumprido em escala de plantão, de acordo com a necessidade do trabalho.

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(…) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo”, disse o secretário.

Vale ressaltar que além desta seleção prevista, o órgão já possui outro edital publicado para o cargo de Auxiliar Educacional, com a oferta de 211 vagas e inscrições em junho.

Concurso Polícia Penal MG: o que diz o projeto básico

O projeto básico da seleção da Polícia Penal de Minas Gerais, já divulgado na última semana, traz informações sobre as etapas de seleção e as disciplinas que serão cobradas nas provas do certame.

Primeiramente, serão provas objetivas e de redação, com 05 horas para aplicação, compostas por 60 questões, que estão distribuídas entre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

O candidato deverá obter, no mínimo, 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e, no mínimo, 40% em cada disciplina, para que seja aprovado.

Já na redação, ele deverá utilizar entre 20 a 30 linhas para escrever sobre o tema que será fornecido no momento da aplicação dos exames.

Os exames serão aplicados nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.

Outras etapas

O concurso contará ainda com prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social); curso de formação técnico-profissional.

Vale ressaltar que a prova de aptidão física exigirá os exercícios de:

  • Teste de flexão em barra fixa;
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de flexão de braços no solo;
  • Teste de corrida de 12 minutos.

Por fim, os classificados serão convocados para o curso de formação, que deve acontecer em duas chamadas, sendo a primeira com os classificados entre a 1ª e a 1.249ª posição e a segunda composta pelos aprovados na 1.250ª a 2.497ª colocação.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais