Pesquisar no blog

Seeduc RJ solicita seleção para professor indígena!

icone calendario 13 mar 2024

A secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, encaminhou um ofício para o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND) solicitando um novo concurso Seeduc RJ para professor indígena, educador indígena, professor da cultura e da Língua Guarani, merendeira, limpeza, zelador, além de outras especialidades.

O objetivo do concurso público é garantir a estabilidade que os contratos temporários não promovem.

“Contratos temporários podem servir a outros tipos de serviços, mas são totalmente inadequados para a carreira de magistério. Como sabemos, o magistério é uma profissão que exige muita dedicação pessoal e deve ser exercida ao longo de toda a vida e não de forma temporária”, disse o CEDIND.

Secretária envia ofício para o CEDIND

O ofício manifesta a preocupação com os professores das escolas indígenas das quatro aldeias Guarani de Angra dos Reis e Paraty, aldeias de Sapukai, Rio Pequeno, Itaxi e Araponga.

Isso porque sem a renovação dos contratos, estão sem receber as suas remunerações, o que gera muita desmotivação profissional e cria problemas pessoais.

De acordo com o documento, o atraso de 60 dias na renovação dos contratos descumpre a Lei Ordinária nº 7315/2016, que determina em seu parágrafo único do artigo 1º. que o “intervalo entre contratações de servidores docentes indígenas deverá ser de até 30 dias”.

O ofício também foi enviado para a Defensoria Pública do Estado (DPE RJ), para o Ministério Público do Estado (MP RJ) e para Defensoria Pública da União (DPU).

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Grupo de trabalho estuda a possibilidade de um novo concurso Seeduc RJ

Os estudos internos para realização de um novo concurso Seeduc RJ para os cargos de Professor com Perfil Específico de: Mediador Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Pedagogo foram iniciados.

Além dos estudos para criação dos cargos de Profissional Cuidador, Intérprete de Libras e Psicólogo.

Inclusive, foi formado um grupo de trabalho que será responsável por liderar os debates relativos às possibilidades legais de realização da seleção e criação dos cargos.

O tema foi analisado pela Assessoria Jurídica da Seeduc RJ e obteve aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pode indicar novo edital

Em agosto de 2023, a Secretaria de Educação  e o Ministério Público do Rio de Janeiro fizeram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o intuito de sanar a carência de servidores.

A proposta visa concluir a convocação dos aprovados nos últimos concursos e a realizar um novo certame.

De acordo com o acordo, o edital deveria ser publicado até o mês de novembro de 2023, o que não aconteceu.

“A Seeduc, reconhecendo a vacância em cargos efetivos de professores, compromete-se a concluir a convocação do quantitativo de 2.000 candidatos aprovados em concursos públicos para docentes da rede estadual de ensino (…) como forma de sanar, parcialmente, a carência de professores atualmente existente”, disse a secretaria por meio do TAC.

Segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, estão sendo realizadas reuniões sobre o concurso, mas ainda não há nada definido.

Governador garantiu autorização do novo concurso Seeduc RJ para efetivos

Em janeiro de 2023, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a Educação seria uma prioridade em seu mandato, portanto, um concurso para professores já estaria autorizado em 2023.

“Temos um déficit de professores, principalmente em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Autorizei a preparar um concurso grande, sobretudo, para matérias em que a gente tem mais dificuldades. Será em 2023”, disse o governador.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe RJ), a rede estatual tem uma carência de mais de 7 mil professores.

Para reverter o déficit, foi autorizada a convocação de vários aprovados nos concursos Seeduc 2013 e 2014.

Saiba quais concursos estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso Seeduc RJ: Edital para temporários publicado. 1.510 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais