Pesquisar no blog

SME Rio confirma concurso para Agentes de Educação Especial. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 04 out 2023

Pode ser realizado em breve um novo concurso SME Rio  (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), com vagas para Agente de Apoio à Educação Especial. Ele está confirmado, veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do novo concurso SME Rio?

Ao que tudo indica, em breve a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro terá um novo edital de concurso público publicado.

Isso porque a secretaria informou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, nesta quarta-feira (04/10), que os preparativos foram iniciados.

Além disso, está confirmado que a oferta será para ingresso de servidores em caráter efetivo, para agente de apoio à educação especial.

“A Secretaria Municipal de Educação informa que o processo de abertura de concurso para Agentes de Apoio à Educação Especial está em curso”, disse, em nota.

A autorização chega após uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro na última terça-feira, 3 de outubro.

O pedido, então, é em caráter de urgência e esteve formulado pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital.

Segundo o pedido, o concurso deve ser aberto no prazo de 60 dias, ou seja, o edital tem que ser publicado até o início de dezembro

De acordo com o MP, a rede municipal perderá mais 700 agentes nos próximos meses, que terão os contratos temporários encerrados.

“Os contratos temporários dos agentes de apoio à educação especial atualmente em curso (edital SME nº 2/2022) já estarão findos quando do início do próximo ano letivo (fevereiro de 2024), o que significa que a rede municipal, já deficitária, perderá, em breve, nada menos do que 700 agentes contratados temporariamente e que neste momento atuam para minimizar os graves problemas relatados nesta inicial”, diz a ACP.

SME Rio abriu 700 vagas temporárias para agentes

Isso em dezembro de 2022, quando a a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro publicou edital de um processo seletivo simplificado.

A contratação, então, foi para 700 temporários, com oportunidades sendo divididas pelas 11 Coordenadorias Regionais de Ensino.

Ademais, a seleção foi feita por etapa única: avaliação de títulos e experiências profissionais informadas na inscrição.

Lembrando que o cargo de Agente exige nível médio completo; mínimo de 18 anos na data da assinatura do contrato; e não ter firmado contrato temporário nos últimos 24 meses com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Além disso, na época, a remuneração foi de R$1.350,63, isso para jornada de trabalho de 40 horas. Os valores devem ser mantidos para a nova seleção, fora os benefícios:

  • licença maternidade
  • licença paternidade
  • férias proporcionais indenizadas
  • 13º salário proporcional
  • recolhimento do FGTS
  • vale alimentação/refeição
  • vale transporte

Atribuições

Prestação de apoio nas atividades executadas pelo professor regente e/ou Direção, contribuindo para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com deficiência, incluídos nas turmas regulares ou matriculados em Classes ou Escolas Especiais.

Requisitos básicos

É igualmente essencial que os concurseiros saibam que, para a investidura nos cargos, os candidatos do último concurso precisaram cumprir com os seguintes requisitos básicos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto n.º 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas junto à Coordenadoria Técnica de Perícias Médicas da Subsecretaria de Serviços Compartilhados da Secretaria Municipal da Casa Civil;
  • Possuir a qualificação exigida referente ao cargo pretendido;
  • Atender ao estabelecido no Decreto Nº 35.610 de 15/05/2012, que institui o regime “Ficha Limpa” como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro;
  • Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da posse.

Sobre a SME Rio

Secretaria Municipal de Educação (SME) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por elaborar a política educacional do município do Rio de Janeiro.

Oferecer educação para a vida, com aprendizagem na idade certa para todos os estudantes. Cabe à Secretaria cuidar das crianças e jovens da Educação Infantil (6 meses a 5 anos); do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos.

Saiba mais sobre o Concurso SME - Rio - Agente Educador e Professor

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais