Pesquisar no blog

Outubro rosa: veja 10 mitos e verdades sobre o câncer de mama

icone calendario 28 jan 2021

mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-mama Estamos em pleno outubro rosa, mês que chama a atenção para a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e a Nova Concursos apoia esta causa. Apesar de ser o câncer mais comum entre as mulheres – depois do de pele não melanoma – ainda há muitas dúvidas, mitos e verdades sobre o câncer de mama. Aproveite para se esclarecer agora:

1 – Pessoas acima do peso têm mais chances de ter câncer de mama
Verdade. Estudos feitos pelo Hospital de Base de Brasília afirmam que mulheres que têm excesso de gordura em sua dieta e estão 10 quilos acima do peso ideal têm 40% de chances a mais de ter câncer de mama do que mulheres dentro do peso ideal. O tecido gorduroso aumenta os níveis de estrogênio, que estimula as células mamárias a se reproduzirem e, possivelmente, causarem câncer.

2 – Quem menstrua cedo ou tem filhos tarde tem mais chance de ter câncer de mama
Verdade. Mulheres que começam a menstruar com pouca idade ou têm filhos depois dos 30 anos menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando mais tempo expostas ao hormônio estrogênio. Outra constatação é que, com a produção do leite da amamentação, as células mamárias se mantêm ocupadas e se multiplicam menos, o que diminui os riscos de contrair a doença.

3 – Desodorante causa câncer de mama
Mito. O desodorante antitranspirante atua nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. E o câncer de mama se desenvolve nas células mamárias.

4 – Usar sutiã causa câncer de mama
Mito. Até o momento, nenhum estudo conseguiu comprovar a relação entre o câncer e o uso de sutiãs, pois o uso do acessório não influencia a produção de células cancerígenas.

outubro-rosa-2 5 – Faço o autoexame, então não preciso ir ao médico fazer outros exames
Mito. O autoexame é bastante importante e deve ser feito por todas as mulheres. Porém, alguns tipos de tumores – principalmente os em fase inicial – nem sempre podem ser descobertos pela palpação, por isso é preciso fazer a mamografia para obter um diagnóstico precoce.

6 – Na minha família algumas mulheres tiveram câncer de mama, por isso corro mais riscos
Verdade. O fator genético influencia bastante na possibilidade de ter câncer. Se você tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama, o seu risco de ter também aumenta em 80%, por isso faça exames regularmente. É possível realizar um teste que aponta se você possui a mutação genética que acarreta em câncer, porém este serviço só é oferecido em clínicas particulares.

7 – Se eu descobrir que estou com câncer terei que retirar a mama, vai ficar feio
Mito. Atualmente, com os avanços na medicina, a prática de retirada das mamas por completo só é utilizada em casos extremos. Hoje as cirurgias retiram apenas o necessário, conservando a maior parte do seio da paciente. Mesmo que a mastectomia (retirada do seio) seja necessária, em alguns casos há cirurgias plásticas que podem reconstruir a parte estética dos seios.

8 – Exercício físico diminui a chance de ter câncer de mama
Verdade. Os lipídios servem como “alimento” para o câncer e os exercícios diminuem o excesso desses lipídios que circulam no sangue. Caso a pessoa já tenha a doença os exercícios também são benéficos, já que atividade física diminui a formação de vasos ao redor do câncer, que servem para abastecê-lo de sangue. Os exercícios também reduzem os hormônios estrogênio e insulina que, em excesso, podem patrocinar o câncer de mama.

9 – O câncer de mama só aparece em mulheres
Mito. Os homens, apesar de não terem os seios desenvolvidos como os das mulheres, também possuem glândulas mamárias que estão suscetíveis ao câncer. Porém a incidência desta doença em homens é bem menor: menos de 1% dos homens com câncer têm eles localizados na mama, enquanto em mulheres a incidência é de cerca de 25%.

10 – Próteses de silicone podem dar câncer de mama
Mito. Não há nenhuma relação entre as próteses de silicone e a produção de células cancerígenas

Fontes: INCA (Instituto Nacional de Câncer), IBCC (Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer), Instituto Oncoguia

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais