Pesquisar no blog

6° Carta aos Assinantes – Decisão tomada: o que fazer antes mesmo de começar a estudar para concursos?

icone calendario 27 jul 2022

O primeiro ponto é buscar o equilíbrio mental como falado em uma carta ao assinante anterior.

O segundo ponto é a organização.

Antes de iniciar os seus estudos, vamos organizar duas coisas: seus materiais e seu local de estudos.

O material de estudo tem que ser aquele que se encaixe no concurso que está buscando e deve ser de fácil acesso. Isso quer dizer que o ideal é que as videoaulas sejam apresentadas com as mesmas nomenclaturas e na ordem do edital da sua prova, para facilitar sua busca e evitar perda de tempo com tarefas alternativas.

O que mais tem na internet é videoaula e apostilas que são verdadeiras reuniões de conteúdos que foram preparados para qualquer concurso, desatualizados e que jamais são cobrados em provas. O foco é diferente, por isso tem que ser atualizado e direcionado, com resolução de questões recentes.

O seu ambiente de estudos

Necessita ter uma boa iluminação, ser silencioso, ausente de distrações e organizado. Sua mesa e cadeira devem ser confortáveis, pois você passará horas do dia nesse local. A altura da mesa e cadeira são importantes, se isso hoje não é bom para você, está na hora de pensar em investir em algo melhor. Se o ambiente não é muito claro, você irá desconcentrar mais rápido e poderá inclusive ter dores de cabeça por estar forçando a visão constantemente.

Sua mesa de estudos deve conter unicamente um notebook ou similar, canetas de marcação, canetas esferográficas e papel, além obviamente de seus materiais de estudos, devidamente separados por pastas. Muitas pessoas deixam coisas da faculdade, contas a pagar e várias outras coisas, isso faz nossa mente cansar mais rápido e demora mais tempo para encontrarmos o material adequado de estudos, isso acaba desmotivando o concurseiro.

Veja o ambiente de estudos mostrado abaixo, esse é um ótimo exemplo a ser seguido, organizado, com poucas folhas sobre a mesa para evitar desvio de foco, tudo fácil de ser encontrado. Dá até mais vontade de estudar não é mesmo?

Uma última dica…

Deixe sempre água disponível durante os estudos, pois cada “gole” de água faz diminuir o sono e você ainda estará se mantendo hidratado durante os estudos. Evite ficar tomando remédios para aumentar a concentração, a maioria deles não são comprovados cientificamente e a longo prazo não trazem bons resultados. O bom cafezinho sem excesso já é um bom remédio.

Acompanhe nossas

redes sociais