O concurso CBMERJ teve a autorização para um novo edital publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 1º de dezembro. O governador Claudio Castro deu aval para a abertura de 50 vagas de nível médio para o cargo de Cadete Bombeiro Militar, destinado ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).
A seleção será conduzida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, responsável pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Mesmo com o estado ainda sob Regime de Recuperação Fiscal, a autorização recebeu parecer favorável da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro, além de análises jurídicas e orçamentárias que confirmaram a viabilidade do concurso para o CBMERJ.
Prepare-se para este concurso
A expectativa é que a parceria tradicional com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) seja mantida, especialmente na organização das provas objetiva e discursiva, como ocorreu nos concursos CBMERJ anteriores.
Índice

Com a autorização publicada, o próximo passo é a formação da comissão organizadora, que ficará responsável pelos preparativos iniciais e pela elaboração do edital.
Quer saber como foi a última seleção, etapas avaliativas, estrutura das provas e requisitos? Confira nosso guia completo do concurso CBMERJ!
Como funciona o CFO do concurso CBMERJ?
Os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso do CBMERJ, incluindo inscrição validada, comprovação de requisitos, provas objetivas e discursivas, teste físico e demais avaliações, ingressam no Curso de Formação de Oficiais (CFO) como Cadetes, etapa fundamental para a carreira no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
O CFO tem duração de quatro anos e é voltado para a formação completa do futuro oficial bombeiro militar. Durante esse período, o cadete recebe:
- Assistência médica e odontológica;
- Alimentação;
- Fardamento;
- Remuneração inicial de aproximadamente R$ 4,2 mil.
O curso contempla disciplinas teóricas e práticas, distribuídas em áreas essenciais para o exercício da função, como administração aplicada ao serviço público, direito com foco em legislação militar e normas de segurança, gestão de riscos e tomada de decisão, atividades operacionais e de salvamento e estágios supervisionados em situações reais nas ruas.
Além do currículo regular, os cadetes também têm acesso a cursos operacionais especializados, como curso de salvamento em montanha, curso de especialização em pilotagem de helicóptero e outros treinamentos.
Ao concluir o CFO, o cadete é promovido ao posto de Aspirante a Oficial, primeiro passo da trajetória rumo ao oficialato dentro da corporação.
Continue acompanhando o blog para mais atualizações. Até a próxima!