Como utilizar o caderno de questões para a PF?

icone calendario 18 fev 2021

As inscrições para o concurso PF já estão encerradas. Você que deseja ingressar na Polícia Federal já sabe que as provas acontecem no dia 21 de março.

Isso significa que é hora de focar nos estudos para garantir uma das 1.500 vagas! Mas você sabe como melhorar a preparação e o desempenho?

Uma das melhores estratégias é a realização de simulados, também conhecidos como caderno de questões. Confira neste artigo dicas de como utilizar essa ferramenta e bons estudos!

Diferencial na preparação

A forma tradicional de se estudar para o concurso PF é através das questões dos concursos anteriores. De fato essa técnica é muito importante para entender melhor como a banca cobra os conteúdos.

O Cebraspe por vezes pode até repetir o conteúdo das questões, mas normalmente troca palavras ou cobra de outra maneira, são as chamadas “pegadinhas” que já prejudicaram mesmo concurseiros experientes.

A principal diferença em se utilizar o caderno de questões na preparação são as questões inéditas, que podem trazer uma experiência semelhante ao do dia da prova .

Em outras palavras, o caderno de questões possui o mesmo formato da prova, mas traz as inovações necessárias para treinar a sagacidade do concurseiro.

Identifique suas dificuldades

A ideia de simular o dia da prova serve justamente para preparar os alunos para as piores hipóteses. Ou seja, verificar como está a gestão do tempo, preparar o emocional, resolver questões inéditas e consertar as falhas.

Dessa forma você estará sempre um passo à frente na sua preparação. Portanto, ao utilizar o caderno de questões na preparação procure identificar suas maiores dificuldades.

Assim você terá oportunidade de melhorar seus estudos nos assuntos e disciplinas mais problemáticas, para que essa falha não ocorra novamente no momento da prova.

Gestão do tempo e controle emocional

Diversos fatores podem atrapalhar seu desempenho no momento da prova. Entre eles a pressão e a ansiedade para alcançar um bom resultado e ingressar na Polícia Federal.

Por exemplo, disciplinas como estatística, raciocínio lógico, contabilidade e física demandam mais raciocínio e tempo para cálculos. Elas são disciplinas cobradas para os cargos de Agente da Polícia Federal, Escrivão e Papiloscopista.

Muitas vezes essas análises e cálculos não são bem feitos porque o aluno não teve o tempo adequado para resolvê-las ou estava muito nervoso para se concentrar adequadamente.

Estudar através do caderno de questões pode ajudar a controlar a ansiedade e o estresse diante das adversidades e ainda desenvolver a competência para lidar com o tempo da melhor forma.

Dicas para utilizar o caderno de questões

  • O ideal é simular o momento da prova, ou seja, reservar um horário de 4h30min, de preferência no turno que a prova será realizada.
  • O objetivo é que sua mente entenda que, nesse dia e horário, ela deve se preparar para aumentar a concentração e o foco.
  • Atenção para o ambiente em que irá realizar o simulado. Busque um local tranquilo (sem interrupções), separe a água, o lanche e imagine que o caderno de questões é a prova real.
  • Lembre-se que não devem ser permitidas consultas. Responda as questões de acordo com o conteúdo adquirido até então.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2021: Publicado edital com 1.500 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais