O que estudar para concurso Agente Administrativo PF? | Nova Concursos

O que estudar para o concurso de Agente Administrativo da PF?

icone calendario 08 jun 2021

A Polícia Federal requisitou ao Ministério da Economia novo concurso PF para o quadro efetivo de funcionários!

De acordo com informações, foram 557 vagas requisitadas para a área Administrativa, mais especificamente para o cargo de Agente Administrativo.

As vagas serão de nível médio e superior e o concurso é extremamente necessário, já que a corporação da Polícia Federal está com, aproximadamente, 8 mil cargos vagos.

As oportunidades que serão ofertadas têm uma remuneração aproximada de R$ 4,7 mil, inicialmente. Com o desenvolver do Plano de Carreira, esse salário pode subir para R$ 5,2 mil.

Se você deseja tentar um cargo dentro da corporação, é bom iniciar os estudos desde já!

Fizemos um apanhado das matérias que precisam ser estudadas, a partir do edital de 2014, quando ocorreu a última seleção de Agente Administrativo, para que você tenha um breve guia de como começar e de como organizar os estudos.

Confira!

O que cai nas Provas do concurso de Agente Administrativo da PF?

De acordo com o edital de 2014, o último concurso da Polícia Federal que contratou Agente Administrativos, as Provas foram divididas em:

  • Conhecimentos Básicos, que são comuns a todos os cargos; e
  • Conhecimentos Específicos, que mudam de cargo para cargo.

Além disso, os candidatos às vagas de nível superior também foram submetidos a uma Prova Discursiva.

Todas essas etapas tiveram caráter eliminatório e classificatório.

Veja o que é cobrado nos Conhecimentos Básicos.

Língua Portuguesa

Entre os Conhecimento Básicos, um dos conteúdos mais extensos é o de Língua Portuguesa.

O conteúdo não é difícil, mas exige atenção e dedicação.

Talvez o tópico, dentro do Português, que necessita de um pouco mais de estudo e prática seja a parte de interpretação e conhecimento textual.

O concurseiro deve saber interpretar e fazer inferências, reconhecendo pressupostos e informações implícitas nos textos, além de saber reconhecer os gêneros textuais e entender pelo menos um pouco sobre a linguagem e o formato adequado de cada um deles.

Também é importante o estudo de morfologia (que estuda a estrutura e formação de palavras), sintaxe (que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso) e também morfossintaxe (que estuda a classificação das palavras e a função de sentido que ela tem dentro de uma frase).

Além disso, entender relações de coordenação e subordinação, bem como empregar os tempos e modos verbais e saber utilizar de coesão e coerência é extremamente necessário.

Por fim, conhecer sobre ortografia, acentuação, pontuação, conjugação verbal, coerência e coesão é sempre indicado, portanto esses tópicos também devem ser incluídos no plano de estudos.

Raciocínio Lógico

Nesse tópico, o estudante deve focar em entender estruturas lógicas como diagramas lógicos, operações com conjunto, problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Também é essencial entender de lógica de argumentação, lógica de primeira ordem e de lógica proposicional, bem como proposições simples e compostas.

Por último, é bom que o candidato conheça a Tabela Verdade, equivalências, a Lei de Morgan e princípios de probabilidade e contagem.

Noções de Informática

Os tópicos de informática que os candidatos precisam conhecer são os básicos do Pacote Office, sobre os navegadores como Google Chrome, Firefox, entre outros.

O edital pede, também, que o candidato entenda um pouco sobre os Sistemas Windows e Linux, sobre procedimentos de Backup, armazenagem na nuvem e sobre Cloud Computing.

Por fim, é importante conhecer sobre os correios eletrônicos (Outlook, Gmail e similares) e também sobre vírus e os aplicativos de segurança, como antivírus e firewall, além de redes sociais.

Noções de Direito Administrativo

Para esse tópico, o concurseiro deve começar estudando noções de organização administrativa, administração direta e indireta, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Também é importante saber sobre ato administrativo, Agentes Públicos, poderes administrativos e o uso ou abuso desses poderes, o regime jurídico-administrativo, bem como o controle da administração pública, do judicial e do legislativo.

Outro tópico importante seria a Responsabilidade civil do Estado e os requisitos para a demonstração dessa responsabilidade.

Outros tópicos:

  • Princípios expressos e implícitos da Administração Pública;
  • Ética no Setor Público;
  • Decreto nº 1.171/ 1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal);
  • Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Noções de Direito Constitucional

Para o Direito Constitucional, é imprescindível que o candidato reconheça a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, seus princípios fundamentais, a aplicabilidade das normas constitucionais, além de normas de eficácia plena, contida e limitada e normas programáticas.

Também é necessário saber os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, os direitos e deveres individuais e coletivos, os direitos sociais, os de nacionalidade, os direitos políticos e partidos políticos.

Outro tópico que merece atenção é a organização político-administrativa do Estado: o Estado federal brasileiro, a União, os estados, o Distrito Federal, municípios e territórios.

Nesse tópico pode ser incluída a Administração Pública e os três poderes:

  • Poder executivo: as atribuições e responsabilidades do presidente da República.
  • Poder legislativo: estrutura, funcionamento e atribuições.
  • Poder judiciário: disposições gerais, órgãos do poder judiciário, organização e competências e o Conselho Nacional de Justiça.

Os capítulos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que merecem destaque são: Capítulo III Segurança Pública: artigo 144.

Atualidades

O último conteúdo dos Conhecimentos Básicos se resume em Atualidades.

O concurso da PF costuma cobrar os conhecimentos dos candidatos sobre o que está ocorrendo no Brasil e no mundo em áreas pertinentes como:

  • Política;
  • Economia;
  • Sociedade;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Cultura;
  • Tecnologia.

Vale ressaltar que esses foram só alguns exemplos e que o candidato pode ficar por dentro dos assuntos mais comentados do Brasil e do mundo para estar preparado para o que for cair na prova.

A melhor forma de estudar Atualidades é acompanhando jornais, revistas, noticiários e veículos de informação no geral.

Como organizar os estudos para ser um Agente Administrativo da PF?

Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.

É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.

Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.

Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.

Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.

É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.

As matérias mais difíceis para você, concurseiro, devem ter uma atenção maior.

Outra dica é procurar vídeo aulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo.

As vídeo aulas para matérias mais fáceis podem virar um desperdício de tempo.

Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas dos concursos Agente Administrativo da PF, pode ser uma boa maneira para gravar melhor o conteúdo.

Lembre-se: é importante se atentar ao edital do concurso que ainda sairá!

Bons Estudos!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 557 vagas para área Administrativa!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais