Como fazer uma boa revisão para concursos | Nova Concursos

Como fazer uma boa revisão para concursos!

icone calendario 01 abr 2021

Olá concurseiro! Você sabe fazer uma boa revisão? Parece ser uma coisa simples, mas na verdade exige técnicas, pois a revisão é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar na lembrança do conteúdo estudado.

Além disso, com uma boa revisão você conseguirá fixar muito melhor o conteúdo e evitar o “branco” na hora da prova. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Principais técnicas para fazer uma boa revisão

Entre as técnicas que iremos apontar aqui, pode ser que nem todas sejam eficazes para todos, ou seja, você pode se familiarizar mais com uma que com outra. Isso é perfeitamente normal e você deve optar pela técnica com a qual tenha mais afinidade.

Resumos

Essa é a primeira técnica de revisão que aprendemos na escola. Ela consiste em transcrever parte do que foi estudado para um caderno ou folhas em branco.

A ideia é filtrar as partes mais importantes, mas sem deixar de lado os detalhes que dão sentido ao assunto.

Questões e Provas Anteriores

Outra técnica de revisão que é ótima para quem está estudando para concurso público é resolver questões. Mas aqui é importante deixar um alerta: não é SÓ resolver questões.

Na verdade você deve estudar o conteúdo e, aí sim, resolver questões, um terá o papel efetivo de complementar o outro.

Outra técnica de revisão é você realizar provas anteriores. Pois, além de rever o conteúdo, você também consegue treinar para o dia da sua prova e conhecer como a banca cobra cada conteúdo.

Mapa Mental

O mapa mental é uma técnica de revisão que usa o visual e a síntese de conteúdo em um único lugar. O dinamismo ajuda o nosso cérebro a puxar as informações e as mantém na nossa memória.

Para fazer um bom mapa mental você pode abusar da criatividade, mas precisa entender que as ramificações seguem uma linha hierárquica. A ideia é você adicionar o assunto principal no centro da folha e puxar ramificações de acordo com cada subtópico do assunto.

Dar aula para si mesmo ou ensinar outra pessoa

Já ouviu aquela história de que a melhor forma de aprender um conteúdo é explicando para alguém? É totalmente verdade.

Mas se você não tiver como fazer isso, pode dar aula para si mesmo na frente de um espelho.

Flachcards

Flashcards são cartões didáticos no qual de um lado possui uma pergunta e do outro lado a resposta. O tamanho pode variar conforme a sua estratégia de revisão, mas o ideal é de que eles sejam pequenos para fazer uma revisão mais rápida.

Para concursos, você também pode usar os flashcards para revisar leis. A sugestão é adicionar apenas o número do artigo ou uma parte dele.

Livro Sublinhado

Essa é uma técnica muito conhecida. Assim como os resumos, ela é usada desde a época da escola.

No entanto, a maioria das pessoas, usam esta técnica de maneira errada. Sublinham muitas e muitas linhas e quando vai voltar no conteúdo para revisar acaba se deparando com quase a matéria toda sublinhada.

A maneira correta é sublinhar apenas palavras-chave ou, no máximo, frases curtas.

Fichas de Estudo

As fichas de resumos são ideais para memorizar conteúdos mais extensos, a ideia é adicionar o título do tema central em uma folha branca e fazer anotações do conteúdo com subtítulos.

Para uma leitura mais visual é importante utilizar símbolos, setas, gráficos, ilustrações e até mesmo cores diferentes.

Dicas para uma Boa Revisão

Agora que você sabe quais são as principais técnicas de revisão, conheça 8 dicas que vão ajudá-lo na produção do seu material.

  • Anote frases curtas.
  • Faça boas anotações em aula.
  • Antes de revisar, leia todo o conteúdo.
  • organize suas anotações.
  • Tenha um cronograma.
  • Decore suas paredes com post-it ou cartazes.
  • As revisões n]ao devem ser longas.
  • Não faça revisões muito espaçadas.

Agora, caro concurseiro, coloque tudo que aprendeu em prática e produza uma bom material de revisão para usá-lo da maneira correta.

Bons estudos!

Tenha acesso GRÁTIS ao Guia Completo de >> Como fazer uma Boa Revisão

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais