Concurso Polícia Penal MG: Como serão as etapas? | Nova Concursos

Concurso Polícia Penal MG: Como serão as etapas da seleção?

icone calendario 28 jun 2021

Um novo concurso Polícia Penal MG está à vista e irá ofertar 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, com exigência apenas do ensino médio.

Além disso, segundo o secretário de Segurança Pública, Rogério Greco, juntamente com os esforços da corporação, o edital do concurso pode ser lançado ainda no 1º semestre de 2021.

Desse modo, o candidato precisa se preparar para o novo concurso público, começando por conhecer as etapas do concurso e como serão abordadas.

O salário inicial de um Policial Penal é de R$ 4.098,45 e também há chance de progressão na carreira, e ainda conta com benefícios. Também, a jornada de trabalho é de 40h semanais.

Etapas do concurso Polícia Penal MG

A princípio, o projeto básico do concurso público já foi divulgado e
haverá 6 etapas, de caráter eliminatório e classificatório ou apenas eliminatório, sendo elas:

  • Prova Objetiva e Discursiva;
  • Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica;
  • Exames Médicos;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Comprovação de Idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de Formação Profissional.

Provas Objetivas e Discursivas do concurso Polícia Penal MG

Das provas objetivas, terá 5 horas de duração, com 60 questões de múltipla escolha com 4 opções, sendo uma correta. Veja as disciplinas que irão cair:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Informática Básica (5 questões);
  • Noções de Direito (10 questões);
  • Direitos Humanos (10 questões);
  • Legislação Especial (20 questões);
  • Raciocínio Lógico (5 questões).

Atenção, concurseiro! Fique de olho nas disciplinas de Legislação Especial, Direitos Humanos e Língua Portuguesa, pois tem o peso 2 e portanto, são as mais importantes na hora de realizar a prova.

Nesse sentido, o candidato não pode tirar uma nota menor do que 40% em todas as disciplinas, senão não passará para as avaliações discursivas.

Já para a prova discursiva, será no formato de uma redação com valor de 100 pontos. O candidato deve produzir um texto seguindo as regras gramaticais, de coesão e concordância, entre 20 a 30 linhas no máximo.

Teste de Aptidão Física

Em primeiro lugar, vale lembrar que essa é uma fase importante do concurso . O TAF é feito necessariamente em Belo Horizonte, e visa avaliar a força, resistência muscular e capacidade aeróbia dos candidatos.

Além disso, ainda não foram divulgadas informações sobre os exercícios que serão desenvolvidos nessa etapa, porém o candidato já pode se preparar para as atividades clássicas: Barra, Flexão e Corrida de 2.000 metros.

Etapa TAP e Exames Médicos

A Avaliação Psicológica e Psicotécnica é importante para poder aferir as cognições do candidato, as habilidades motoras, justamente pela profissão exigir o manejo de armas de fogo e armas brancas. O candidato precisa estar preparado psicologicamente para assumir a posição.

Ademais, Exame Médico também busca aferir as condições de saúde do candidato, com bateria de exames e realizado por uma junta médica de especialistas apontados pela banca examinadora. Necessariamente, as duas fases são feitas na capital de Belo Horizonte.

Além disso, o candidato precisa apresentar exames específicos, realizados na data de 30 dias antes da submissão.

Confira mais informações sobre as etapas do concurso no vídeo abaixo:

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais