Concurso Sefaz CE: O que cai na prova? | Nova Concursos

Concurso Sefaz CE: O que cai na prova?

icone calendario 25 Maio 2021

O tão aguardado edital do concurso Sefaz CE foi publicado, com oferta de 94 vagas imediatas para Auditor Fiscal. O documento foi divulgado na última sexta-feira, 21 de maio, no Diário Oficial do Ceará.

Agora, concurseiro, o próximo passo é iniciar os estudos para as provas que serão realizadas. No artigo abaixo você irá encontrar tudo o que cai nas provas que são elaboradas pelo Cebraspe, que é a banca organizadora do concurso. Bons estudos!

Como é organizado o concurso Sefaz CE?

As etapas do concurso público são organizadas de acordo com o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A seleção para os cargos ofertados no edital, compreenderá 3 fases, sendo elas:

  • Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Desse modo, os candidatos serão submetidos a todas essas fases, e também a avaliação biopsicossocial para os inscritos em cotas de pessoas com deficiência. Além de processo de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros, e serão realizados na cidade de Fortaleza/CE.

Os salários para o cargo de Auditor Fiscal são de R$ 16.045,30 para 40h de jornada de trabalho semanais.

Ademais, a lotação dos candidatos será feita de acordo com as unidades ofertadas da Sefaz CE, da conveniência, oportunidade e necessidade administrativa.

Como serão feitas as provas do concurso?

Como já dito acima, o concurso Sefaz CE apresenta 3 etapas para posse do cargo de Auditor Fiscal, as etapas são: Prova Objetiva, Prova Discursiva e Avaliação de Títulos. Além disso, o cargo é de nível superior e requer formação em várias áreas. Veja abaixo cada uma das etapas detalhadamente:

Provas Objetivas

Atenção! A prova objetiva é um passo muito importante e essencial para o concurso . As provas objetivas do concurso, são de caráter eliminatório e classificatório, com 160 questões total.

Serão questões de CERTO ou ERRADO, como de costume da banca Cebraspe. As provas estão marcadas para acontecer no dia 15 de agosto de 2021.

Será reprovado nas provas objetivas, o candidato que obtiver nota inferior a 12,00 pontos nos conhecimentos básicos; 30,00 pontos em conhecimentos específicos; 48,00 pontos nas duas provas em geral. A duração das provas será de 4h30m segundo o edital do concurso.

Das disciplinas ofertadas, será de Conhecimentos Gerais para os cargos, veja abaixo cada matéria que será abordada e comece já o seu plano de estudos para o concurso Sefaz CE:

Conhecimentos Gerais

  • Administração Pública;
  • Ética na Administração Pública;
  • Sociologia do Direito;
  • Educação Fiscal;
  • Finanças Públicas;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Matemática;
  • Legislação Tributária do estado do Ceará;
  • Economia.

Provas Discursivas

A prova discursiva será avaliada no valor de 10,00 pontos, com 2 questões e um estudo de caso. As questões, poderão ser respondidas com até 20 linhas e valerão 2,50 pontos cada. Enquanto o estudo de caso, poderá ser escrito em até 45 linhas, com valor de 5,00 pontos.

Só realizará a prova discursiva, o candidato classificado na prova objetiva. Para o exame discursivo, será avaliado o domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado e domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

A avaliação da prova será feita por dois examinadoras, e a nota será obtida pela média de duas notas divergentes atribuídas pelos examinadores.

Avaliação de Títulos

Os candidatos que forem classificados na prova discursiva, passarão para a avaliação de títulos. A avaliação tem valor de 10,00 pontos independente do candidato ultrapassar esse número.

Serão aceitos e analisados títulos de curso de pós-graduação em nível de doutorado, mestrado, ou nível de especialização, de acordo com a formação feita pelo candidato.

Também valerá aprovação em concurso público na Administração Pública ou processo seletivo da área privada. Além disso, exercício de atividade autônoma ou profissional de nível superior na Administração Pública ou Privada, também pode ser avaliada.

O candidato que não mandar as fotos no formato correto, prazo e horários do edital, terá nota 0 nesta etapa. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via correio eletrônico ou via requerimento administrativo.

Os documentos que serão aceitos são nos formatos “.png”, “.jpeg” e “.jgp”. No tamanho de no máximo, 1 MB.

O que faz um Auditor Fiscal da Sefaz CE?

O Auditor Fiscal tem atribuições bem claras, como consta no edital , e o candidato precisa estar capacitado e apto para realizar essas atividades da forma como são descritas, veja abaixo as funções da carreira:

  • Participar da formulação política econômica-tributária do Ceará;
  • Coordenar e realizar atividades de tributação, arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do erário;
  • Gerenciar dívida ativa e exercer outras atribuições correlatas;
  • Executar atividades relativas à gestão interna, projetos, programas, processos, e garantir que as diretrizes do planejamento estratégico estejam nas ações voltadas para a gestão e desenvolvimento dos servidores e terceirizados no âmbito da SEFAZ/CE;
  • Administrar as finanças públicas do Ceará, por meio da gestão fiscal eficiente das contas públicas e monitoramento dos seus indicadores e riscos fiscais, além de gerenciar a execução orçamentária, contábil, patrimonial e financeira dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Saiba mais sobre o Concurso SEFAZ CE: Edital é publicado com 94 vagas imediatas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais