Foi publicado o edital do concurso TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) com oferta de 400 vagas imediatas para o cargo de Escrevente e os aprovados poderão trabalhar de maneira remota. Entenda!
Isso porque em 2020 foi adotado um plano emergencial quando a pandemia de Covid-19 provocou o fechamento de todos os fóruns paulistas.
“Não à toa, trata-se de medida implementada, à larga e com frequência cada vez maior, pelas grandes empresas privadas do mundo”, disse à época o então presidente do TJ, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.
Porém, a medida deixou de ser um plano emergencial e se tornou uma opção para todos os servidores aprovados no concurso TJSP.
A opção foi instituída pela Resolução nº 850/21 , onde o número de servidores com permissão para atuar a distância pode chegar a 50% ou 70%, dependendo do setor.
No caso de gabinetes de juízes ou desembargadores, o percentual pode ser ainda maior. A resolução se aplica aos seguintes cargos:
- Escrevente Técnico Judiciário;
- Assistente Judiciário;
- Assistente Jurídicos das Unidades Judiciais e Administrativas;
- Psicólogo;
- Assistente Social;
Caso a demanda de interessados em prestar suas atividades na modalidade remota ultrapasse o percentual, cabe aos responsáveis por cada setor do Tribunal de Justiça identificar os que possuem o perfil mais adequado para o exercício ou propor um esquema de revezamento, com intervalo mínimo de 90 dias.
De acordo com as regras de teletrabalho a produtividade dos servidores nessa condição deve ser superior a atividade presencial e será avaliada periodicamente, tendo metas e objetivos definidos.
Ao aderir a modalidade, o servidor continua tendo direito a todos os benefícios do trabalho presencial, exceto o vale-transporte.
Além disso, serão preservadas as horas de trabalho, controladas a partir de ponto eletrônico digital.
Vale lembrar que a solicitação poderá ser efetuada somente após o segundo ano de trabalho, visto que é preciso realizar o estágio probatório que tem duração de 36 meses.
Além disso, será possível retirar equipamentos como computadores, teclados e mouses no órgão, devido ao Comunicado Conjunto N° 1097/2021.
- Confira: Apostila TJSP 2023 – Escrevente Técnico Judiciário
- Confira: Curso Online TJSP – Escrevente Técnico Judiciário
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Qual a diferença entre teletrabalho e home office?
A diferença entre teletrabalho e home office se dá na medida em que no caso do teletrabalho a maior parte das atividades são realizadas em casa, onde o empregado se dirige ao empregador menos horas por semana do que fica em sua residência e possui regulamentação CLT.
Por outro lado, o trabalho home office é predominantemente realizado no estabelecimento do empregador e esporadicamente feito a distância com o uso de equipamentos.
Além disso, não possui regulamentação CLT, visto que ocorre de forma eventual.
Quando não é possível trabalhar na modalidade remota?
De acordo com a Resolução nº 850/2021, não poderão aderir ao modelo de teletrabalho aqueles que:
I — apresentem contraindicações por motivo de saúde, devidamente comprovadas por laudo médico;
II — tenham sofrido penalidade disciplinar nos 2 (dois) anos anteriores à solicitação;
III — tenham sido desligados(as) do teletrabalho nos últimos 6 (seis) meses, nos termos indicados no artigo 19, inciso IV, desta resolução;
IV— tenham sido relotados(as) pelo processo de remoção, nos últimos 6 (seis) meses;
V — não tenham alcançado conceito positivo na avaliação de desempenho mais recente;
VI — estejam no primeiro ano do estágio probatório.
Concurso TJSP: Vagas e salários
De acordo com o edital, são ofertadas 400 vagas imediatas para o cargo de Escrevente, exigência de nível médio, divididas da seguinte maneira:
- Ampla Concorrência: 300 vagas
- PCD (Pessoa com Deficiência): 20 vagas
- Negros: 80 vagas
Os aprovados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 5.480,54.
Como se inscrever?
Para se inscrever é necessário acessar o site da Fundação Vunesp , banca organizadora, entre os dias 17 de fevereiro e 28 de março de 2023 e preencher o formulário com os dados solicitados.
Além disso, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 81,00 até o dia 19 de março para que a candidatura seja homologada.
No entanto, candidatos matriculados em uma das séries do nível médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, que recebam uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados podem solicitar a isenção da taxa até o dia 24 de fevereiro, também no site da banca.
Quais os requisitos para investidura no cargo?
Em síntese, são requisitos básicos:
- Ser brasileiro(a) nato(a), naturalizado(a) ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12, § 1º da Constituição Federal de 1988;
- Ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
- Não ter sido condenado(a) por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006;
- Não ter sido condenado(a) por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92;
- Ter concluído, até a data da posse, o Ensino Médio;
- Gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo
Concurso TJSP: Provas e etapas
São etapas avaliativas:
- Prova Objetiva
- Prova Prática
Sendo assim, a prova objetiva será aplicada no dia 28 de maio de 2023 e será composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, acerca das seguintes disciplinas:
- Bloco I
- Língua Portuguesa: 24 questões
- Bloco II
- Conhecimentos em Direito: 40 questões
- Bloco III
- Conhecimentos Gerais
- Atualidades: 6 questões
- Matemática: 6 questões
- Informática: 14 questões
- Raciocínio Lógico: 10 questões
- Conhecimentos Gerais
Será necessário obter no mínimo 50% de aproveitamento do total de pontos das disciplinas de Língua Portuguesa e Direito, pois são eliminatórias.
Posteriormente, os aprovados serão submetidos a prova prática que tem como objetivo avaliar o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
Estude para o concurso TJSP!
Se você se interessa pela aprovação nesse concurso, não perca tempo! Confira nossos materiais e inicie agora mesmo sua preparação!
Os materiais da Nova são uma ótima oportunidades pois vão direto ao ponto, estão de acordo com o edital e foram elaborados por especialistas.
No último concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizado em 2021, mais de 300 alunos foram aprovados estudando com a Nova. Dá o play no vídeo e confira a entrevista com um dos aprovados!