Boa notícia, concurseiros! O próximo concurso da SEE MG já está com comissão formada! Isso indica que vem edital em breve! Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira da educação!
Portanto, veja os detalhes do último concurso da SEE MG (Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais) e saiba como planejar seus estudos!
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso SEE MG: O que esperar?
Após a formação da comissão, os próximos passos são a escolha da banca organizadora, responsável pela aplicação das provas e organização de todo conteúdo programático da seleção.
Entretanto, somente após a assinatura do contrato com a empresa responsável é que o edital poderá ser publicado.
Ademais, de acordo com a divulgação no Diário Oficial do Estado, as oportunidades do próximo certame serão para os seguintes cargos:
- Assistente técnico de educação básica;
- Analista educacional – inspetor escolar;
- Analista educacional – ANE;
- Técnico de educação.
Como foi o último concurso?
O último concurso da SEE MG foi realizado em 2017 e ofertou 16.700 vagas, que foram distribuídas entre os seguintes cargos:
- Professores de Educação Básica;
- Especialistas em Educação Básica:
- Orientação educacional;
- Supervisão pedagógica.
Além disso, o concurso contou com 130 mil inscritos para o cargo de Docente, enquanto que para os cargos especializados, o certame teve uma procura de 47 mil candidatos.
Contudo, na época o salário oferecido para todos os cargos tanto o de Especialista em Educação quanto para Professor de Educação básica, foi de R$ 2.135,34, para jornada de trabalho de 24 horas semanais.
Concurso SEE MG: provas
De acordo com o edital , organizado pela Fumarc, a exigência para participar era nível superior, e o concurso foi dividido em duas etapas:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Análise de títulos, de caráter classificatório.
Assim, as provas objetivas contaram com 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Conhecimentos gerais – 30
- Língua portuguesa – 10 questões
- Matemática – 10
- Conhecimentos didático-pedagógicos – 10
- Conhecimentos específicos – 30
Em relação a análise de títulos, a entrega de documentos foi facultativa. O candidato inscrito que não realizou a entrega, não foi eliminado da prova. Foram aceitos os seguintes documentos:
- Especialização;
- Mestrado;
- Doutorado.
Ademais, as provas foram realizadas por todo o estado de Minas Gerais, e para as cidades metropolitanas, a prova foi aplicada em Belo Horizonte.
Nomeação de aprovados no concurso SEE MG 2017
De acordo com o órgão, o certame permanece vigente até 12 de abril de 2024, ou seja, o Governo de Minas Gerais poderá convocar os aprovados durante todo o período.
Sendo assim, serão nomeados 2.030 aprovados no último concurso, aberto em 2017 para Secretaria da Educação. A primeira nomeação aconteceu no dia 9 de junho e contemplou 1030 cargos, sendo eles:
- Professores de Educação Básica (PEB): 1.009 nomeados;
- Especialistas de Educação Básica (EEB): 21 nomeados.
Ademais, confira a lista dos nomeados!
Ainda serão nomeados outros mil professores aprovados no último concurso SEE MG, e serão distribuídos entre os 92 municípios mineiros, de 31 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
De acordo com o governador Romeu Zema:
“Esta é uma antiga e justa reivindicação dos professores, que foram aprovados em concurso público ainda em 2017. Esses profissionais vão contribuir muito para o aprendizado dos alunos. Já melhoramos a merenda, colocamos em curso o Mãos à Obra, programa que destina mais de R$382 milhões para obras em mais de 1,3 mil escolas, estamos construindo quadras poliesportivas. Queremos uma educação com cada vez mais qualidade” ]
Por fim, vale mencionar que muitos aprovados vem sendo nomeados desde 2017, totalizando 8 lotes de chamamento e muitos ainda serão nomeados até o fim da validade do concurso.