Pesquisar no blog

ENCCEJA 2022: Tudo o que você precisa saber!

icone calendario 17 mar 2022

Atenção, concurseiros! O edital do ENCCEJA 2022 deve ser lançado em breve, ainda no mês de março, contendo todos os detalhes e normas da nova edição. Sendo assim, conheça tudo o que você precisa saber acerca desse exame de extrema importância!

Portanto, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022 deve ter seu edital publicado ainda este mês. Ademais, vale recordar que o exame é importante para aqueles que não puderam concluir o ensino fundamental ou médio no momento adequado.

Além disso, conseguir a certificação por meio desse exame, possibilita a participação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que é atualmente o principal meio de acesso ao ensino superior. Portanto, confira tudo sobre o ENCCEJA 2022!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

ENCCEJA 2022: o que é?

Antes de mais nada, é essencial deixar claro que o ENCCEJA é um exame realizado anualmente para aqueles que não puderam finalizar o ensino fundamental ou médio na idade adequada e desejam a voltar a estudar para avaliar seus conhecimentos e, a depender do resultado, até conseguir uma certificação.

Ou seja, se os resultados no exame forem satisfatórios e cumprirem com os requisitos mínimos, tais estudantes receberão um certificado de conclusão que possui o mesmo valor do diploma recebido normalmente, seja ele de ensino fundamental ou médio.

Além disso, o certificado de ensino médio recebido por meio desse exame, permite que os estudantes realizem o ENEM, a principal porta de entrada ao ensino superior atualmente.

Ademais, é importante frisar que existem 04 editais e cronogramas diferentes, sendo eles:

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Exterior: para brasileiros residentes em outros países; e
  • Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Quem pode participar do ENCCEJA 2022?

É igualmente essencial mencionar que para participar do ENCCEJA 2022 é necessário que o candidato possua a idade mínima de 15 anos completos para a certificação de ensino fundamental.

Ademais, para a certificação de ensino médio é preciso a idade mínima de 18 anos completos na data da aplicação do exame.

Além disso, vale frisar que somente podem participar desse exame os jovens e adultos brasileiros que moram no Brasil ou no exterior e que não puderam concluir seus estudos na idade adequada. Também podem participar as pessoas privadas de liberdade.

ENCCEJA 2022: provas e cronogramas

Em suma, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022 deve contar com edital publicado ainda este mês.

Entretanto, alguns detalhes já são conhecidos por conta da publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que informou o cronograma.

Sendo assim, é primeiramente importante destacar que a participação no exame é voluntária e, portanto, não são cobradas taxas de inscrição.

Ademais, os inscritos serão submetidos a 04 provas, sendo todas elas realizadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde, cada uma delas contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo.

Além disso, para conseguir o certificado desejado, seja ele de nível fundamental ou médio, é preciso que o participante obtenha, no mínimo, 100 pontos em cada prova, além de no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10.

No entanto, se o participante não conseguir os 100 pontos nas quatro provas, receberá uma declaração parcial de proficiência.

Portanto, confira as áreas do conhecimento a serem cobradas nas avaliações:

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Além disso, de acordo com a publicação de janeiro, o cronograma de aplicação de provas é o seguinte:

  • Encceja Regular: 28 de agosto de 2022;
  • Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade): 19 e 30 de setembro de 2022;
  • PPL (pessoas privadas de liberdade): previstas para os dias 11 e 12 de outubro de 2022.

Como estudar para o ENCCEJA 2022?

Por fim, é imprescindível destacar que o melhor método de estudo para o ENCCEJA 2022 é a análise de antigos exames, de forma que no site do INEP os candidatos podem conferir como foram estruturadas as últimas avaliações, e estudar a partir delas.

Além disso, também é importante que os participantes criem uma rotina de estudos em que se dediquem às áreas de conhecimento informadas anteriormente.

Finalmente, outra dica é investir no método de estudo que mais traz resultados para o participante, podendo ser por meio de resumos, mapas mentais, tabelas ou até mesmo a Técnica Pomodoro!

assinatura completa
Saiba mais sobre o ENCCEJA 2022: Edital publicado. Prova 28 de agosto!
Acompanhe nossas

redes sociais