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Matemática para concursos de nível médio

icone calendario 12 abr 2021

Muitos estudantes encaram a Matemática como um bicho de sete cabeças, mas na verdade ela é como qualquer outra disciplina, que precisa de dedicação na parte teórica e muita prática nos exercícios. Vejamos, então, como estudar matemática para concursos.

Outro ponto importante e que devemos destacar é que este artigo é voltado à disciplina de matemática para concursos de nível médio.

Portanto se você tem esse nível de escolaridade, é só ficar atento e garantir uma ótima nota no seu próximo concurso.

Conteúdos cobrados na disciplina de Matemática

Os concurseiros de nível médio devem se atentar a essa matéria que muitas das vezes é responsável pela eliminação de centenas de candidatos, portanto neste artigo veremos os conteúdos que são “clichês” nos concursos de nível médio, vamos lá!

Números Decimais

De maneira direta, números decimais são números que possuem vírgula. Alguns exemplos: 1,47 ; 2,1 ; 4,9587 ; 0,004 etc. Além de saber reconhecê-los, é importante saber realizar as operações com os mesmos de maneira rápida:

Adição e Subtração: No caso de soma e subtração de números decimais, basta alinharmos as vírgulas, completar com zeros as casas decimais faltantes e realizar a conta normalmente.

Multiplicação: No caso do produto, não é necessário alinhamento de vírgulas, realiza-se a operação normalmente e alinha-se a virgula depois, somando a quantidade de casas decimais dos dois números envolvidos na operação.

Divisão: A divisão será feita através da regra de chaves, como conhecida nos números inteiros. Porém, para realizá-la, é necessário um acerto nas casas decimais.

#DICA: Se tratarem a divisão decimal como divisão por números inteiros, acertando as casas depois da vírgula, o problema fica simples.

Regra de 3 simples

A regra de 3 simples é um método prático que relaciona 3 valores conhecidos para se achar um quarto valor. É utilizada normalmente em problemas matemáticos quando se tem uma relação de valores conhecida e necessita-se encontrar um valor a partir de uma alteração de uma das grandezas.

#Dica: Nos problemas de regra de 3 onde as grandezas são diretamente proporcionais, a resolução é bem tranquila, foquem neles para ganhar confiança!

Geometria Básica

A geometria faz parte da matemática e tem seu peso nos concursos públicos. Porém, não se entra em problemas muito complexos nesse assunto, precisando basicamente entender dois conceitos principais: Perímetro e Área.

O perímetro é a soma de todos os lados de uma figura. Se temos um triângulo, somamos os três lados, se temos um quadrado, os 4 lados e assim por diante.

Já a área é o valor da superfície de uma figura. Geralmente temos uma fórmula de fácil memorização para as figuras básicas e vocês devem memoriza-las pois geralmente os concursos públicos não tem formulário.

Agora vamos praticar um pouco resolvendo algumas questões:

Questões comentadas de Matemática para concursos

1- (PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – Agente Comunitário de Saúde – VUNESP – 2018) Um número maior que 2/3 e menor que 8/9 é

A. 0,6
B. 0,8
C. 2,1
D. 4,6
E. 9,1

Dividindo 2 por 3, temos a dízima 0,666…. Dividindo 8 por 9, temos a dízima 0,888…. Um número entre eles é o 0,8.
GABARITO OFICIAL: B


2- (CÂMARA DE OLÍMPIA – Analista de Recursos Humanos – VUNESP – 2018) Três máquinas, de mesmo rendimento, trabalhando de forma simultânea e ininterrupta, produzem determinada quantidade de peças em 2 horas. Com o intuito de aumentar a produção, adquiriu-se mais uma máquina dessas e, com essa aquisição, o tempo necessário para a produção da mesma quantidade de peças, pelas quatro máquinas e nas mesmas condições apresentadas, diminuiu em

A. 30 minutos
B. 25 minutos
C. 20 minutos
D. 15 minutos
E. 10 minutos

Aplicando a regra de 3, temos que:
3 – 120
4 – x
Como são grandezas inversamente proporcionais (mais máquinas produzem em menos tempo), temos que inverter uma das frações da proporção:

Resolvendo essa proporção, temos que x = 90 min. Ou seja, houve uma redução de 30 min na aquisição da quarta máquina.
GABARITO OFICIAL: A

3- (PREFEITURA DE PERUÍBE – Auxiliar de Transporte – VUNESP – 2019) Um agricultor semeou 4 kg de sementes de milho numa área quadrada de 10 metros de lado. Mantendo o mesmo espaçamento entre as sementes, com 18 kg de sementes de milho, ele irá semear uma área, em metros quadrados, de

A. 450
B. 480
C. 500
D. 520
E. 560

Como se trata de uma área quadrada, então 4 kg de semente semearam 10×10 = 100 m². Realizando a regra de 3:
4 – 100
18 – x
Sendo essas grandezas diretamente proporcionais, temos que a resposta será 450 m².
GABARITO OFICIAL: A

Agora é com você, concurseiro, treine resolvendo muitas questões e bons estudos!

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