Raciocínio Lógico para Concursos | Nova Concursos

Raciocínio Lógico para Concursos

icone calendario 31 mar 2021

Olá concurseiro! Confira, neste artigo, vários conceitos, dicas e ainda tenha acesso a diversas questões comentadas, tudo voltado à disciplina de Raciocínio Lógico para Concursos.

Se você quer ficar craque nessa matéria e gabaritar sua próxima prova de concurso, acompanhe nossas dicas.

Neste artigo iremos abordar os seguintes itens:

  • Conceito Fundamental
  • Conectivos Lógicos
  • Tabelas Verdade
  • Proposições Categóricas
  • Equivalência Lógica
  • Lógica da Argumentação
  • Problemas Lógicos

Conceito Fundamental

Em raciocínio Lógico conceito fundamental envolve o que chamamos de proposição. Elas são declarações que podem ter a atribuição de dois valores
lógicos: VERDADEIRO e FALSO.

Saber identificar uma proposição é fundamental para realizar as operações lógicas. Você sabia que existem questões em concursos que perguntam isso de forma direta?

Vejamos um exemplo, a seguir, de uma questão do concurso Sefaz-SP aplicada no ano de 2006.

Das cinco frases abaixo, quatro delas têm uma mesma característica lógica em comum, enquanto uma delas não tem essa característica.

I. Que belo dia!
II. Um excelente livro de raciocínio lógico.
III. O jogo terminou empatado?
IV. Existe vida em outros planetas do universo.
V. Escreva uma poesia.

A frase que não possui essa característica comum é a
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Resposta: Letra D.

Comentário: Podemos interpretar do exercício que o mesmo quer a identificação da proposição. As alternativas A, B, C e E são respectivamente sentenças exclamativas, sem verbo, interrogativa e imperativa, o que não as caracterizam como proposições. Já a alternativa D é uma sentença que pode ser classificada como verdadeira ou falsa, caracterizando uma proposição.

Conectivos Lógicos

Os conectivos (ou operadores) lógicos são as iterações que acontecem entre as proposições simples. A combinação dessas proposições com os conectivos lógicos forma o que chamamos de proposições compostas.

Temos basicamente 5 conectivos que são:

  • Negação ou “não”
  • Conjunção ou “e”
  • Disjunção ou “ou”
  • Condicional ou “Se…então”
  • Bicondicional ou “Se e somente se”

Tabelas Verdade

A tabela-verdade é utilizada para organizar os valores lógicos de proposições compostas, pois ela ilustra todos os possíveis valores lógicos da estrutura composta, correspondentes a todas as prováveis atribuições de valores lógicos às proposições simples.

Vejamos a questão abaixo aplicada na prova da EMATER-MG em 2018:

Para Alencar (2002, p.14), “na tabela verdade figuram todos os possíveis valores lógicos da proposição composta, correspondentes a todas as possíveis atribuições de valores lógicos às proposições simples correspondentes.”
Considerando duas proposições identificadas como p e q, deseja-se construir a tabela verdade da proposição composta ~ (p ᴧ ~ q), conforme descrito na tabela a seguir.

Os valores lógicos da proposição composta ~ (𝑝 ᴧ ~ 𝑞), descritos de cima para baixo na última coluna da tabela, serão, respectivamente,

a) (F);(F);(F);(F)
b) (F);(V);(F);(F)
c) (V);(V);(V);(V)
d) (V);(F);(V);(V)

Resposta: Letra D. O exercício já auxiliou deixando a tabela com todas as colunas organizado. A “pegadinha” é se você esquecer de fazer a negação final, que faria você marcar a alternativa B e não a D.

Proposições Categóricas

Existem 4 proposições que são estudadas:

  • Universal Afirmativa (Todo)
  • Universal Negativa (Nenhum)
  • Particular Afirmativa (Algum)
  • Particular Negativa (Algum não)

Este conteúdo é frequente nos concursos públicos através de questões que interagem três ou mais conjuntos, por meio de um mínimo de 2 proposições categóricas. Portanto, dedique-se um pouco a esse tema 😉

Equivalência Lógica

Voltando para os operadores lógicos, as equivalências lógicas são uma série de expressões lógicas equivalentes entre si. Uma das principais funções deste conteúdo é deduzir as negações dos conectivos lógicos “e”, “ou” e “Se…então”.

Cada uma dessas negações tem uma expressão equivalente:

I. Negação da Conjunção: ∼ (𝑝 ∧ 𝑞) = ~𝑝 ∨∼ 𝑞
II. Negação da Disjunção: ∼ (𝑝 ∨ 𝑞) = ~𝑝 ∧∼ 𝑞
III. Negação da Condicional: ∼ (𝑝 → 𝑞) = 𝑝 ∧∼ 𝑞

As expressões I e II também são conhecidas como “Leis de Morgan”. No nosso capítulo de “Equivalência Lógica”, detalhamos essas expressões, provamos a validade através de tabelas verdade (é um excelente exercício para vocês) e apresentamos também outras equivalências lógicas importantes, como a negação da Bicondicional, a Implicação Material e a Transposição.

Atenção: Nos concursos, a cobrança desse conteúdo é muito direta, pedindo a negação de uma proposição ou uma sentença equivalente. O segredo para um bom desempenho nestes exercícios não é a aplicação da equivalência em si, mas sim a capacidade do aluno de pegar a proposição do enunciado, transformar em uma sentença lógica, aplicar a equivalência e o resultado passar novamente sob forma de frase.

Lógica da Argumentação

É a partir deste tópico que o raciocínio lógico ganha uma “refinada” no conteúdo. A lógica da argumentação trabalha justamente o conceito de argumento, que é um conjunto de proposições (simples ou compostas) que serão chamadas de hipóteses.

Essas hipóteses levarão a uma conclusão e o aluno deverá analisar se essa conclusão é VERDADEIRA ou FALSA. Na prática, a conclusão VERDADEIRA é chamada de argumento VÁLIDO e a FALSA de INVÁLIDO.

Problemas Lógicos

Os problemas lógicos são a junção de tudo que é estudado dentro do raciocínio lógico. Ele junta o uso de operadores lógicos, lógica da argumentação e raciocínio lógico puro para montar problemas que muitas vezes vemos por ai como “passatempos de lógica” ou “quebra cabeças lógico”.

No capítulo referente a este tema, dividimos os problemas em dois tipos “Implicação Lógica” e “Associação Lógica”. Os primeiros são resolvidos através do que é aprendido em lógica da argumentação.

Tenha acesso ao material completo Baixe grátis o guia Raciocínio Lógico< (abre numa nova aba)">>Baixe grátis o guia Raciocínio Lógico<

Já o segundo, é dividido em dois subgrupos: Problemas de associação e problemas do mentiroso. Os problemas do mentiroso ou “Quem está mentindo?” são muito comuns em concursos jurídicos e de carreiras policiais, pois normalmente envolve o depoimento de pessoas.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais