Compartilhar:

Melhorando a técnica de estudo

icone calendario 25 mar 2019

Criar uma rotina de estudos é uma das coisas mais difíceis e, certamente, a mais necessária para quem quer passar num concurso público ou vestibular. Apesar de muito se ouvir que não se ensina alguém a ter disciplina, a gente tenta te dar essa força com algumas dicas de como melhorar suas técnicas de estudo.

Um dos principais erros na hora de iniciar um plano de estudos é se forçar a mais e mais das matérias que se tem dificuldade. Ou as matérias que você não gosta. A primeira regra para criar sua rotina de estudos e aprimorar seu aproveitamento e seus conhecimentos é a revisão. Quanto mais você sabe sobre um tema, mais você aprende cada vez que revê e refaz exercícios desse tema.

Ainda sobre a revisão, a questão toda está no acerto. Quando estudamos um tema sobre o qual não temos domínio, as dúvidas e erros constantes funcionam como um fator desestimulante. Então, um truque para “enganar” nosso cérebro e criar um estímulo de recompensa através de acertos, é sempre indicado que você comece sua rotina de estudos com os assuntos que mais domina.

Outro erro frequente é estudar cansado e/ou até muito tarde. Nosso corpo é uma máquina que precisa estar carregada para funcionar adequadamente. Quando estamos cansados ou com muita fome, nossa máquina não está devidamente carregada para absorver o que está sendo estudado.

Para evitar a estafa quando você estuda e aproveitar ao máximo seu tempo, abra brechas na sua agenda. Se você sente muito sono pela manhã, quando está a caminho de seu trabalho, escola ou faculdade, programe-se para estudar um pouco durante o almoço e um pouco quando estiver voltando para casa. Assim, seu corpo terá energia suficiente para aproveitar melhor e absorver mais conteúdo.

Mais uma boa dica é que você estude todo dia, nem que seja só um pouquinho. É melhor para o nosso cérebro estudar todos os dias um pouquinho que estudar 15 horas seguidas no final de semana. A mente humana se adapta facilmente à rotina e quanto mais frequente é seu estudo, melhor absorvido e aproveitado é o conteúdo estudado.

Faça provas e tenha materiais de apoio confiáveis. Professor Wikipedia não vai te ajudar a passar no concurso, apesar de ser uma fonte de entendimento simples. Entenda: vale uma consulta na Wikipedia, desde que ela seja complementar ao seu material de apoio para um melhor entendimento. Não vale ter apenas a Wikipedia como fonte de conhecimentos.

Se você não consegue se desvincular das redes sociais e do smartphone nem por uma hora, há sites e aplicativos que bloqueiam seus acessos por períodos determinados. É ideal que você se mantenha longe dessas distrações enquanto estuda, para aproveitar melhor seu tempo.

Abaixo estão mais algumas dicas que a Nova Concursos te dá:

infografico

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos e compre apostilas direto com a Editora Nova! Não deixe de seguir nosso Google Plus e confira nosso Canal no Youtube!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais