PM SP: Como é a etapa de Avaliação Psicológica? | Nova Concursos

Concurso PM SP 2021: Como é a etapa de Avaliação Psicológica?

icone calendario 21 out 2021

Ser aprovado no concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) é o grande sonho de milhares de concurseiros de carreiras policiais. Você conhece a etapa de Avaliação Psicológica? É o que veremos neste artigo, confira!

O novo edital com a oferta de 2.700 vagas para Soldado foi publicado. Mesmo com essa quantidade de oportunidades a concorrência é geralmente grande.

Etapas do concurso PM SP

Conforme o edital do concurso da PM de São Paulo , os inscritos passarão por seis etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas:

  • Prova Objetiva e Redação
  • Exame de Aptidão Física
  • Exame Psicológico e de Saúde
  • Avaliação de Conduta Social
  • Análise da documentação
  • Curso de Formação Profissional

prova objetiva é composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, sendo uma correta, com as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto
  • Matemática
  • Conhecimentos Gerais
  • Noções Básicas de Informática
  • Noções de Administração Pública

Em seguida, a prova dissertativa é composta de uma redação, sendo uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir de textos auxiliares.

Vejamos como se dará a etapa de Avaliação Psicológica:

Concurso PM SP: Como será a etapa da Avaliação Psicológica?

Em vídeo divulgado nas redes sociais, (caso queira assistir o vídeo da live na íntegra, clique aqui ) a Polícia Militar de São Paulo, por meio da Capitã Aline, explicou sobre a Avaliação Psicológica do concurso.

Primeiramente, a dica importante feita pela psicóloga Fernanda, é para que o concurseiro mantenha a calma e não deixe que a ansiedade tome conta do momento, por isso, deverão se apresentar com antecedência.

“A calma vai ser fundamental para seu desempenho positivo aqui na etapa dos exames psicológicos”, afirmou Dr. Fernanda.

O teste acontece em duas fases, sendo uma coletiva e uma individual, em datas distintas. O parecer final, com o resultado da avaliação, será feito de forma global, com o resultado das duas fases juntas.

A avaliação coletiva acontecerá em uma sala, com vários candidatos ao mesmo tempo, respeitando o distanciamento social.

“Existe todo um protocolo, principalmente neste momento, não vai ser feita somente a confirmação da documentação e identificação do candidato. Vão aferir temperatura, identificar com as pulseiras, colocar álcool em gel e máscaras serão distribuídas”, afirmou a psicóloga.

Antes de iniciar o teste, os concurseiros deverão fazer um procedimento de acolhida e aproximação, para que o nervosismo não possa atrapalhar. Além disso, a respiração é um exercício que pode ajudar o candidato.

Durante a fase coletiva, o candidato fará uma sequência de testes, sem interrupções, que deve durar entre 3h30 e 4h. O resultado será individual, por isso não poderá haver cola dos colegas.

O perfil para ser Policial Militar tem alguns requisitos, como: as características do perfil, que são exigidas para atuar no determinando cargo, e as características de contra perfil, aquelas que não são desejáveis que o candidato tenha (como descontrole emocional).

“Quando nós avaliamos o candidato, nós vamos trazer essas características do material que ele produziu, de todo teste que ele fez, do histórico de vida que ele vai compor ali durante a entrevista, e no final todo o material vai para uma banca examinadora, que vai avaliar”, explicou a profissional.

É importante ressaltar que todo cargo da PM, tem requisitos básicos, então o candidato deverá estudar o que faz o profissional de Soldado e suas atividades. As informações constam no edital do concurso.

É exigido, por exemplo, que o policial tenha um bom relacionamento interpessoal, para que saiba agir em todos os momentos em que o seu serviço for solicitado. “Não se torne parte da ocorrência”, afirmou.

Outra informação importante para o exame é que o candidato deve apresentar um potencial de liderança, pois muitas vezes ele estará sozinho representando o Estado e a Polícia Militar, então deve saber se apresentar e se portar diante as situações. O autoritarismo e a insegurança não são requisitos de uma boa liderança.

Já na entrevista individual, haverá uma conversa sobre a vida do candidato, com um psicólogo. Essa parte não reprova o candidato, mas é importante que ele responda, verdadeiramente, todas as questões perguntadas pelo profissional.

“A entrevista serve para trazer dados da sua vida e juntar nos testes feitos anteriormente. Por isso, omitir informações pode prejudicar o candidato”, contou a psicóloga.

Serão conversas sobre os históricos familiares, questões particulares, experiências profissionais anteriores, o que o candidato gosta de fazer como lazer.

Cuidado! Inaptos são número grande no teste

O número de candidatos a policiais militares em São Paulo reprovados nos exames psicológicos da corporação mais que triplicou em 2020.

Dados apontam que, em março de 2019, 286 candidatos a agentes foram considerados “inaptos” psicologicamente para exercer a profissão. Em março de 2020, foram 924 concorrentes desclassificados por essa razão – um aumento de 223%.

“Os exames psicológicos e médicos são detalhados nos editais, inclusive com a menção do emprego de profissionais capacitados e ferramentas validadas pelo Conselho Regional de Psicologia e de Medicina, não havendo campo para subjetividade ou parcialidade. As reprovações, quando ocorrem, visam selecionar os mais aptos ao serviço”, disse a assessoria de imprensa da PM SP.

Concurso PM SP: vagas ofertadas

As vagas ofertadas para o concurso são 2.700, ao todo, para a carreira de Soldado.

Requisitos do concurso PM SP

O nível de escolaridade exigido no concurso  é o nível médio. Ainda, os candidatos precisam ter entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.

salário inicial no início da carreira da PM é de R$ 3.360,33. Conforme a legislação, os aprovados serão contratados por regime estatutário, que garante estabilidade para o servidor público.

Saiba mais sobre o Concurso PM SP 2021: Edital publicado com 2.700 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais