Compartilhar:

O que faz o Analista de Controle Externo?

icone calendario 20 maio 2015

tcm-go-superiorNa hora de escolher qual concurso prestar, é muito importante conhecer as instituições, os seus devidos campos de atuação e as carreiras e estruturas oferecidas aos candidatos. Com essas informações, você faz uma escolha mais assertiva entre seus interesses, objetivos, habilidades e o cargo e função pretendidos. É pensando nisto que nós da NOVA Concursos trabalhamos, para te auxiliar não só a se preparar para o seu concurso, mas para conhecer o dia a dia da função que você escolher.

O cargo de Analista de Controle Externo existe em âmbito estadual e federal. As atribuições do cargo são similares. Muda a dimensão da situação – enquanto o Analista de Controle Externo Estadual lida com as contas do estado onde reside e atua, o Analista de Controle Externo Federal lida com as contas da União.

Mas, afinal, o que faz o Analista de Controle Externo?

Campo de atuação: apesar de atuar no ramo jurídico, as funções do cargo são muito mais fiscais que jurídicas. O Tribunal de Contas do Estado ou da União trabalha na parte de processos jurídicos tributários e fiscais.

O que faz: as funções específicas do Analista de Controle Externo são: planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos do Estado ou da União. Ele também é responsável pela administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas.

O Governo do Estado do Ceará já está autorizado a realizar um concurso para o preenchimento de 47 oportunidades no Tribunal de Contas do Estado. Destas vagas, 35 são oferecidas para o cargo de Analista do Controle Externo.

Para concorrer a uma oportunidade de Analista do Controle Externo, o candidato deve ter ensino superior completo em qualquer área – de preferência nas áreas de contabilidade, administração e finanças.

O concurso deve ter seu edital lançado nas próximas semanas. O salário inicial do Analista é de R$ 7.879,57. Fique atento às novidades do blog da Nova Concursos para mais informações sobre este e outros concursos!

A Nova Concursos está analisando a possibilidade de produzir material para esse concurso. Enquanto esta apostila não fica pronta Clique Aqui e confira outros produtos no site da Nova Concursos!

Em breve estas apostilas estarão disponíveis em nosso site! Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos e compre apostilas direto com a Editora Nova! Não deixe de seguir nosso Google Plus e confira nosso Canal no Youtube!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais