O que faz o professor nível infantil e fundamental?

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SEE-MG - PEB 360 O que faz um professor de educação infantil e fundamental? Saiba com a Nova Concursos!

Remuneração inicial: R$ 1.631,04 e demais vantagens (concurso público da SecretariaMunicipal de Educação do Estado de São Paulo (SME-SP)

O professor da educação infantil tem papel fundamental para o desenvolvimento do cidadão por ser o primeiro contato educacional fora dos cuidados dos pais.

A educação infantil engloba a primeira etapa do processo de educação, tendo como finalidade o atendimento integral da criança. O professor nessa etapa é o profissional que deve estar atento às diferentes áreas e saber trabalhar o lado psicológico das crianças de 0 até 5 anos.

Ele por si só é um assistente social, desenvolvendo a função sanitária e pedagógica e tem uma relevante importância na pedagogia.

Ele precisa saber tratar as crianças em situações especiais, deve saber organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos, criar hábitos de conscientização ambiental e social, conduzir as atividades escolares e desenvolver o raciocínio com jogos, desenhos e atividades.

prefeitura-sorocaba-professor-educacao-basica-i Além disso, o profissional precisa detectar as atitudes que podem melhorar e como mudar os maus hábitos das crianças e incentivar a lidar e respeitar os alunos.

O atendimento às crianças de zero a cinco anos é reconhecido na Constituição Federal de 1988, passando a ser, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

IV – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional no 53, de 2006) O concurso público da Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo (SME-SP) destaca as atribuições do cargo de professor de educação infantil e fundamental.

Entre algumas delas, participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político- pedagógico da unidade educacional, – elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos, zelar pela aprendizagem e freqüência dos alunos, planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos;

planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis e discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos.

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