Compartilhar:

Como estudar melhor para concursos- parte 1

icone calendario 20 maio 2015

Qual a melhor maneira de estudar para concursos? como estudar bem? E principalmente, como estudar sozinho?

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos)

Essas são as principais dúvidas que recebo. A estrada para concurseiros iniciantes  é longa e cheia de percalços e questionamentos, meus queridos.

A multitude de informações e de conteúdos de um edital faz com que muita gente demore a acertar a forma de estudar. Pior, faz perder um tempo precioso estudando de forma errada!

Foi pensando nisso que resolvi propor as regras de ouro dos iniciantes, para que você comece seus estudos sem loucuras ou sem se perder, que é o mais importante.

ANTES- A escolha do concurso

A primeira coisa é escolher qual o concurso que você vai fazer. As regras de ouro aqui são:

-Saber qual a frequência do concurso que você vai fazer. Não adianta estudar para um edital que você acha que vai ser aberto quando ele só será de fato depois de alguns anos. 

-Conhecer as matérias do seu concurso.
Se você está começando e precisa logo de um salário para se sustentar , eu recomendo escolher uma área/cargo em que o núcleo central das matérias seja mais comum. Com isso você vai fazer o seu estudo ser válido para diversos outros concursos.

– Conhecer bem o edital.
No melhor dos casos, o estudo começa antes da publicação do edital. Neste ponto, é importante olhar os editais anteriores e conversar com calma com as pessoas para decidir quais matérias você vai estudar.

DURANTE- o planejamento

As regras de ouro nesse caso são:

– APENAS Planejar.
Quando estiver planejando, não estude. Não “aproveite” para dar uma “estudadinha” na matéria. Acredite, não faça isso!

A hora de planejar é simplesmente para você decidir o que vai fazer. É uma das horas mais importantes do seu estudo, pois é quando você decide como gastará da melhor maneira o seu tempo.

Reflitir um momento sobre o seu planejamento.
Tem gente que quer fazer o melhor plano do mundo logo de primeira. Mas tentar planejar tudo muito detalhado desde o início é uma canoa furada!

DEPOIS- os ciclos

Você precisa ter um plano mais amplo de hoje até a data do concurso. Recomendo planejar de dois a três grandes ciclos, mesmo porque não faz sentido planejar tudo bem detalhadinho de hoje até o dia da prova.

As seguintes regras de ouro se aplicam aqui:

– Estudar por ciclos:
Ciclo 1: matérias básicas;
Ciclo 2: matérias básicas + avançadas;
Ciclo 3: matérias básicas + avançadas + específicas;

Uma boa reflexão para definir quais são estas matérias básicas é pensar naquelas que podem ser úteis para mais de um concurso do seu interesse.

As mais específicas por outro lado, são aquelas que só caem em um concurso, como regimentos internos e leis muito específicas.

Além disso, você pode escolher colocar uma matéria no grupo das básicas ou avançadas de acordo com o esforço para aprender aquela matéria.

Tudo isso vai depender muito de quanto tempo você tem até a prova e de outros fatores de sua vida pessoal. Mas é importante ter esse plano mais amplo e sempre pensar sobre ele nos momentos de retrospectiva, além de ajustá-lo sempre que necessário.

Na semana que vem falo mais sobre ciclos menores, o tempo de estudo e quais assuntos estudar. 🙂

Até a próxima semana,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais