Concurso ADAB: Edital previsto com oferta de 110 vagas para os níveis médio e superior!

É prevista no PLOA 2021, a realização do novo concurso ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) com edital ofertando 110 vagas para cargos de níveis médio e superior. Com a publicação do documento, é previsto que sejam oferecidas vagas para as carreiras formam o quadro efetivo, sendo elas: Agente em Defesa Agropecuária e...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

É prevista no PLOA 2021, a realização do novo concurso ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) com edital ofertando 110 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Com a publicação do documento, é previsto que sejam oferecidas vagas para as carreiras formam o quadro efetivo, sendo elas: Agente em Defesa Agropecuária e Técnico em Defesa Agropecuária!

Novo concurso ADAB consta no PLOA 2021

Desde a realização do último concurso ADAB, se passaram 20 anos, mas agora há uma previsão de um novo edital para efetivos a ser divulgado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

Isso porque, foi publicado o PLOA 2021 (Projeto de Lei Orçamentária) e nele consta a previsão da realização do novo concurso ADAB com previsão de oferta de 110 vagas. Caso a proposta tiver continuidade, o certame poderá ocorrer.

Vale ressaltar, que o PLOA 2021 ainda não se trata do Orçamento definitivo e a realização da seleção está condicionada à efetiva disponibilidade de recursos do Tesouro. Mas, a publicação já pode ser um indício para a divulgação do próximo edital.

Caso o novo edital do concurso ADAB seja publicado, é provável que o documento contemple os dois cargos que formam o quadro efetivo, sendo eles: Agente em Defesa Agropecuária e Técnico em Defesa Agropecuária.

A carreira de Agente em Defensa Agropecuária exige o nível médio, já a função de Técnico em Defesa Agropecuária tem a exigência do nível superior. Em ambos os cargos pode ser exigida formação nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia.

Atribuições e carga horária dos cargos do concurso ADAB

Técnico em Defesa Agropecuária

– Atribuições: compreende as atividades de grande complexidade, envolvendo o desempenho de funções de inspeção, fiscalização, certificação e controle dos produtos, insumos, materiais de multiplicação, meios tecnológicos e processos produtivos na área de defesa agropecuária;

– Carga horária: 40 horas semanais.

Agente de Defesa Agropecuária

– Atribuições: abrange as atividades de média complexidade, a nível de inspeção, fiscalização da entrada, trânsito de produtos, subprodutos e derivados da agropecuária, levantamento, monitoramento e mapeamento de ocorrências zoofitossanitárias, cadastramento de propriedades e rebanhos, aplicação das penalidades e multas previstas em lei;

– Carga horária: 40 horas semanais.

Sobre a ADAB

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) tem origem numa iniciativa pioneira do Estado da Bahia, seguindo orientação do Governo Federal para a criação das agências executivas no país, conforme determinação do antigo Ministério da Administração. A reorganização do sistema de defesa agropecuária nacional, na década de 90, exigia uma interação entre os setores produtivo, privado e público, caracterizando ações mais amplas e bem definidas, além daquelas consideradas típicas de Estado.

Tendo este conceito de trabalho como premissa, a Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), reuniu consultores como Décio Gazone (Embrapa), Luciano Figueiredo (Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia) e Cássio Peixoto (na época Assessor Especial da SEAGRI) que formaram um grupo gestor para a criação da Agência baiana.

Assim a ADAB tornou-se uma autarquia sob regime especial, vinculada à Seagri com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Salvador, Bahia e jurisdição em todo território do Estado. Criada pela Lei nº 7.439 de 18 de janeiro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 7.518 de 08 de fevereiro de 1999 e alterada pelo Decreto nº 9.023 de 15 de março de 2004, a Adab tem a missão de garantir a segurança sanitária no Estado da Bahia, preconizando o desenvolvimento de um agronegócio sustentável e competitivo.

Hoje a ADAB é uma realidade, uma agência moderna, atuante, sintonizada com o setor produtivo que tem como visão ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, garantindo a sustentabilidade do agronegócio e da agricultura familiar.

Missão

Assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva, sustentada no desafio da economia globalizada, através, da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção adequado aos consumidores, bem como a melhoria do meio ambiente.

Visão

Ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, na contínua busca da sustentabilidade do negócio rural.

Competências

– Elaborar e executar os programas de promoção e proteção da saúde animal e vegetal e a educação sanitária, constituindo-se na autoridade estadual de sanidade agropecuária;

– Fiscalizar a entrada, o trânsito, o comércio e o beneficiamento de produtos, subprodutos e derivados agropecuários no território baiano;

– Levantar, mapear e monitorar as ocorrências zoofitossanitárias no território baiano, objetivando o estabelecimento de ações de prevenção e controle das pragas e doenças dos vegetais e animais;

– Exercer as atividades de vigilância epidemiológica;

– Atuar na profilaxia e controle das pragas e doenças dos animais e vegetais e na inspeção dos produtos de origem agropecuária;

– Elaborar e propor normas legais para assegurar a saúde dos animais e vegetais e a qualidade sanitária dos produtos de origem agropecuária;

– Modernizar, coordenar e executar as atividades do Sistema Estadual de Defesa Agropecuária;

– Cadastrar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que produzem, comercializam e distribuem produtos quimioterápicos, biológicos, agrotóxicos e produtos afins, bem como prestadores de serviços zoofitossanitários;

– Aplicar multas e outras sanções aos infratores das leis, decretos, portarias e normas de defesa sanitária animal e vegetal ou de produtos correlatos;

– Interditar, por descumprimento de medida sanitária, profilática ou preventiva, estabelecimento público ou particular e proibir o trânsito de animais, vegetais e seus subprodutos em desacordo com a regulamentação sanitária;

– Desenvolver estudos e executar ações objetivando o estabelecimento de áreas livres de ocorrência quarentenária ao negócio agropecuário;

– Exercer outras atividades correlatas.

Último concurso ADAB

O último concurso ADAB teve seu edital publicado no ano de 2000. Na ocasião, foram ofertadas 222 vagas que foram criadas em lei no ano anterior, quando a instituição foi criada.

Após isso, outros processos seletivos foram realizados, mas todos destinados à contratação de pessoal temporário.

No concurso ADAB de 2000, foram ofertadas 155 vagas para Técnicos (nível superior) e 67 vagas para Agente (nível médio). Os candidatos selecionados foram lotados em unidades da Agência em Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ierê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jequié.

Havia vagas também em Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Maria da Vitória e Teixeira de Freitas. Entretanto, um novo edital pode abranger outras áreas.

A primeira etapa de avaliação do concurso ADAB abrangeu uma prova escrita objetiva, além de exame médico e avaliação psicológica. Ainda houve uma segunda etapa, que foi composta por um curso de formação, e uma terceira etapa, que era a prova de títulos apenas para o cargo de Técnico.

O último concurso ADAB foi homologado em 2001, e perdeu sua validade em 2003. Isso significa que novos servidores efetivos não podem reaproveitados daquele edital, e as vacâncias ocorridas de lá para cá só podem ser preenchidas com a realização de um novo concurso ADAB.

Histórico de Notícias

21/10/2020

Concurso ADAB: PLOA 2021 prevê novo edital com oferta de 110 vagas!

É prevista no PLOA 2021, a realização do novo concurso ADAB com edital ofertando 110 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais