Concurso Aneel: Pedido de novo certame é enviado | Nova Concursos

Concurso Aneel: Pedido de novo certame é enviado!

Um novo pedido de concurso para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi protocolado! Ao todo, de acordo com o próprio órgão, foram solicitadas 179 vagas para o quadro de pessoal da autarquia. Do total, 51 vagas serão para Especialistas em Regulação, 44 para Analista Administrativo e 84 para o cargo de Técnico Administrativo....

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

Um novo pedido de concurso para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi protocolado! Ao todo, de acordo com o próprio órgão, foram solicitadas 179 vagas para o quadro de pessoal da autarquia.

Do total, 51 vagas serão para Especialistas em Regulação, 44 para Analista Administrativo e 84 para o cargo de Técnico Administrativo.

Concurso Aneel: situação atual

Atenção concurseiros, o edital do concurso Aneel está cada vez mais próximo de ser realizado. Isso porque o órgão realizou uma nova solicitação de concurso público via Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE).

No total, foram solicitadas 179 vagas para o quadro de pessoal do órgão. A orientação para o novo pedido de seleção veio do Ministério da Economia.

Ressaltando que a Agência tenta, desde 2017, autorização para novos concursos. No entanto, todo ano tem seu pedido negado, principalmente por conta da situação financeira do país. O último concurso ANEEL foi realizado em 2010.

Além disso, a cada ano também aumenta o número de cargos vagos e dessa maneira, torna uma nova seleção mais urgente.

Concurso Aneel: carreiras

Cargos e vagas

Conforme dados recentes do Portal brasileiro de Dados Abertos, a ANEEL possui 174 cargos vagos, sendo que o cargo com o maior déficit é o de Técnico Administrativo:

  • Técnico Administrativo –  82 cargos vagos
  • Analista Administrativo – 43 cargos vagos
  • Especialista em Regulação – 49 cargos vagos

Requisitos

Técnico Administrativo: certificado, devidamente registrado, de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, ou em área específica, quando necessária, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Especialista em Regulação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC

Atribuições

Técnico Administrativo: exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANEEL. A distribuição de vagas para este cargo será feita em três áreas de conhecimento.

Analista Administrativo: exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais da ANEEL, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia: atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração da energia elétrica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades. A distribuição de vagas para este cargo será feita em cinco áreas de conhecimento

Último concurso Aneel

O último concurso ANEEL ocorreu em 2010, sob organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na ocasião, foram abertas 186 vagas, sendo 47 para Técnico Administrativo, 63 para Analista Administrativo e 76 para Especialista. Para cada cargo, foram distribuídas distintas áreas de atuação:

  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia: 5 áreas
  • Analista Administrativo: 5 áreas, 2 sendo para Arquivologia e Biblioteconomia
  • Técnico Administrativo: 2 áreas

Etapas do último concurso

Os candidatos foram submetidos a prova Objetiva e Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, que foram realizadas em 26 capitais estaduais e no Distrito Federal em um único dia, divididas em turnos matutino e vespertino.

Os cargos de Especialista e de Analista contaram com avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Provas

No total, foram 120 questões na prova Objetiva, sendo 50 em Conhecimentos Básicos e 70 para Conhecimentos Específicos. Os candidatos aos cargos de Especialista e Analista realizaram duas provas Discursivas, enquanto os de Técnico realizaram apenas uma.

As provas Objetivas tiveram o valor de 120 pontos, constituídas por itens de certo ou errado. As provas Discursivas de Especialista e Analista tiveram o valor de 30 pontos e de Técnico, 10 pontos.

Histórico de Notícias

27/05/2021

Concurso Aneel: Pedido com 179 vagas está confirmado!

Foi solicitado ao Ministério da Economia, 179 vagas confirmadas para o concurso Aneel. Veja mais detalhes sobre o último concurso realizado em 2010.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais