Voltar
O novo concurso Bombeiros PA está a todo vapor! Na última sexta-feira, 14 de maior, foi formada a Comissão Especial de Licitação que ficará encarregada do procedimento licitatório necessário à contratação da banca organizadora da seleção.
O grupo é formado por um presidente e mais quatro membros, todos servidores do próprio órgão.
O novo concurso Bombeiros Pa conta com a oferta de 405 vagas e já está em fase final de planejamento. A informação foi revelada pelo governador do estado, Helder Barbalho, durante cerimônia de entrega de novas viaturas para a instituição.
“Nós estamos ampliando a frota que serve ao Corpo de Bombeiros, que reforçarão as ações e permitirão um melhor serviço. Essa é uma estratégia de fortalecimento da presença da corporação em todo o estado”, revelou o governador.
Além disso, a seleção teve sua Comissão Especial de Licitação oficialmente formada. O grupo será responsável pelos procedimentos referentes à contratação da banca organizadora do certame. Agora, a expectativa é que a empresa possa ser contratada o mais breve possível. Isso porque, só após essa etapa é que o edital poderá ser publicado.
É considerada função da Comissão do concurso, examinar a regularidade formal dos documentos de habilitação, realizar as diligências necessárias ao desempenho de suas funções, decidir sobre a habilitação ou inabilitação dos proponentes, julgar as propostas técnicas ou comerciais, quantos aos aspectos formais e de méritos, proceder à classificação ou desclassificação das propostas e rever seus atos, de ofício ou por provocação, quando considerá-los passíveis de correção, fundamentalmente.
Vale ressaltar que a seleção é vista com extrema urgência pela força, já que o último concurso, com oferta de 330 oportunidades, foi realizado em 2015.
O documento informa que o grupo será responsável pelo procedimento licitatório necessário à contratação de empresa especializada (banca organizadora) e demais trâmites na realização do concurso Bombeiro PA.
A comissão é formada pelos seguintes membros:
De acordo com o último edital, os principais requisitos para fazer parte do Corpo de Bombeiros do Estado são:
O último concurso do Corpo de Bombeiros do estado do Pará ocorreu no ano de 2015 sob a organização da Consulplan. Na época, foram ofertadas 300 vagas para o CFP (Curso de Formação de Praças) e 30 para o CFO (Curso de Formação de Oficiais).
A seleção para ingresso no Curso de Formação foi realizada em quatro fases, realizadas nos municípios de Belém, Santarém, Marabá e Altamira.
O Exame de Conhecimentos consistiu de uma prova objetiva contendo 60 questões de múltipla escolha, cada questão com valor de 1 ponto e duração de 4 horas.
Língua Portuguesa – 20 questões
Matemática – 20 questões
Física – 10 questões
Química – 5 questões
Biologia – 5 questões
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato devia obter no mínimo 50% do total de pontos da prova, o que equivale a 30 questões corretas.
O Exame de Conhecimentos consistiu de uma prova objetiva contendo 60 questões de múltipla escolha, cada questão com valor de 1 ponto e uma prova discursiva (redação) valendo 20 pontos. Os candidatos tiveram no total, 5 hora para realizar as duas provas.
Língua Portuguesa – 10 questões
Matemática – 15 questões
Química – 10 questões
Física – 15 questões
Biologia – 10 questões
Redação
Para ser aprovado na prova objetiva e na discursiva, o candidato devia obter no mínimo 50% do total de pontos das provas, o que equivale a 30 questões corretas e 10 pontos na redação.
Os Testes de Aptidão Física compreenderam a execução dos seguintes exercícios com os respectivos índices mínimos a serem atingidos pelos candidatos:
Atenção, concurseiros! O concurso Bombeiros PA já tem uma banca organizadora definida e, com isso, o edital é iminente. Saiba mais!
Continuar lendoAtenção, concurseiros! A licitação para a contratação da banca que será responsável por organizar o concurso Bombeiros PA foi iniciada. Saiba mais!
Continuar lendo