Câmara São José dos Campos - SP: Novo edital | Nova Concursos

Concurso Câmara São José dos Campos – SP: Novo edital para Técnico Legislativo!

Um novo concurso Câmara de São José dos Campos - SP é planejado para provimento de 25 vagas para Técnico Legislativo, cargo de nível médio. Vale ressaltar que a Fundação Vunesp foi escolhida como banca organizadora do concurso. Sendo assim, o edital pode ser publicado em breve. Situação atual do concurso Câmara de São José dos Campos ...

Status do concurso: Previsto

Um novo concurso Câmara de São José dos Campos – SP é planejado para provimento de 25 vagas para Técnico Legislativo, cargo de nível médio.

Vale ressaltar que a Fundação Vunesp foi escolhida como banca organizadora do concurso. Sendo assim, o edital pode ser publicado em breve.

Situação atual do concurso Câmara de São José dos Campos – SP

No dia 25 de setembro, os trâmites para a publicação do edital foram avançados com a publicação da dispensa de licitação, no Diário Oficial, revelando a banca organizadora do novo concurso, sendo ela a Fundação Vunesp.

A banca será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Até então, a Vunesp e a Câmara Municipal seguem no debate sobre o cronograma do concurso. Sendo assim, ainda não foi divulgada uma data para publicação do edital.

Lembrando que, o último concurso para Câmara de São José dos Campos, realizado em 2018, teve oferta de 26 vagas. Embora não tenha sido confirmado se será mantido a estrutura de provas,  a última seleção pode servir de base para os estudos.

Concurso Câmara de São José dos Campos – SP: carreiras

Requisitos, remuneração e atribuições

Como dito anteriormente, são previstas vagas para o cargo de Técnico Legislativo que tem como requisitos o ensino médio ou curso técnico completo (antigo 2º Grau), em Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.

A remuneração, de acordo com o último edital, foi de R$ 3.677,97. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana.

Os servidores da Casa Legislativa ainda têm direito a benefícios como: auxílio-alimentação, vale-transporte, seguro de vida em grupo e reembolso parcial de plano de saúde.

Os Técnicos Legislativos têm as seguintes atribuições:

  • Efetuar atividades administrativas diversificadas ou de natureza técnica;
  • Dar suporte ao desenvolvimento das atividades desempenhadas na área de atuação;
  • Realizar análise e acompanhamento de documentos e executar outras atividades correlatas que requeiram conhecimentos específicos da referida área; e
  • Eventual condução de veículos oficiais no desempenho de suas tarefas.

Último concurso Câmara de São José dos Campos – SP

O último concurso para Câmara de São José dos Campos ocorreu em 2018 e contou com a oferta de 26 vagas. Desse total, 25 foram para Técnico Legislativo e 1 para Contador, carreiras que exigiram nível médio e superior, respectivamente.

A banca organizadora, na ocasião, também foi a Fundação Vunesp. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas com questões de:

  • Língua portuguesa;
  • Matemática e raciocínio lógico;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades.

 

Devido a possibilidade da estrutura de provas ser mantida, confira a seguir o conteúdo programático cobrada no último edital para o cargo de Técnico Legislativo:

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática e Raciocínio Lógico
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras Resolução de situações-problema. Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

Noções de Direito
Direito Constitucional: 1. Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2. Da Administração Pública (artigos 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal).

Direito Administrativo: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6. Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7. Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/92 e alterações posteriores. Legislação municipal: Lei Orgânica Municipal de São José dos Campos. Título I – Da Organização Municipal (artigos 1º a 24); Título II – Capítulos I e II (artigos 25 a 32); Capítulo III (artigos 45 a 50); Capítulo IV (artigos 51 a 53); Capítulo V (artigo 54) – Disponível no site www.camarasjc.sp.gov.br. Estatuto dos Servidores Municipais de São José dos Campos – Lei Complementar Municipal nº 56, de 24 de julho de 1992 – Disponível no site www.camarasjc.sp.gov.br.

Noções de Informática
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceito de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação na internet, conceitos URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Atualidades
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de outubro de 2017, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Histórico de Notícias

28/09/2021

Concurso Câmara São José dos Campos – SP: Banca Definida para Técnico Legislativo!

A banca organizadora para o novo concurso Câmara São José dos Campos - SP foi definida. Com a contratação, o edital que oferece 25 vagas pode sair em breve!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais