Concurso Bombeiro AL: Provas foram remarcadas!

Concurso Bombeiros AL (Corpo de Bombeiros de Alagoas) conta com uma nova data de provas e um novo cronograma deve ser publicado em breve. 

A seleção oferta 170 vagas para os cargos de Soldado e Oficial, que tem como exigência o nível médio.

 

Situação atual do concurso Bombeiros AL

Nova data de provas

 Foi publicado pelo perfil oficial da Seplag AL que as avaliações do concurso do Corpo de Bombeiros de Alagoas já possuem uma nova data para sua realização.

Além disso, as provas serão realizadas somente em Alagoas, e poderão refazer as avaliações apenas os candidatos que já estavam inscritos no processo seletivo.

O cancelamento das avaliações do concurso Bombeiros AL aconteceu no dia 29 de outubro por conta da investigação realizada inicialmente para o concurso da Polícia Militar, que indicaria que houve fraude durante a seleção.

Ademais, a partir dessa investigação também se descobriu que a fraude partia de um esquema nacional criminoso que não afetava apenas o concurso da PM, mas os concursos PC AL Bombeiros AL também.

Sendo assim, a decisão tomada foi a de cancelar as provas de todos estes concursos e refazê-las posteriormente.

Além disso, vale destacar que o concurso Bombeiros AL já estava avançado no processo de seleção, de forma que já haviam sido divulgados os resultados do Teste de Aptidão Física.

O novo cronograma completo ainda não foi confirmado e divulgado pelo Cebraspe , banca organizadora do certame, mas já se sabe que as provas objetivas da seleção para o Corpo de Bombeiros serão reaplicadas no dia 22 de janeiro de 2022.

Requisitos básicos para ser um Bombeiro AL

  • Ser brasileiro nato para o cargo de Oficial, e nato ou naturalizado para o cargo de Soldado Combatente;
  • Na data da matrícula ter concluído o ensino médio ou equivalente com certificado de conclusão devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente;
  • Ter idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso;
  • Ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino;
  • Ter aptidão física e intelectual, comprovadas por exames específicos;
  • Ter sanidade física e mental;
  • Possuir bons antecedentes, comprovados por certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Eleitoral e da Polícia Judiciária da(s) jurisdição (ões) onde residiu nos últimos cinco anos, expedidas dentro do seu respectivo prazo de validade;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não ter sido julgado incapaz ou inválido para o serviço ativo das Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
  • Não ter sido desligado por motivos disciplinares de estabelecimento de ensino militar, policial militar, policial civil, policial federal ou bombeiro militar;
  • Não estar exercendo nem ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à Segurança Nacional;
  • Ser aprovado, dentro do número de vagas oferecidas no concurso público observado o prazo de validade do certame;
  • Possuir conduta ilibada;
  • Ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

Caso já seja Servidor Militar Estadual, os requisitos são:

  • Na data da matrícula no CFO, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente;
  • Ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino;
  • Possuir aptidão física e intelectual, comprovada por exames específicos;
  • Possuir sanidade física e mental;
  • Possuir bons antecedentes, comprovados por certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Militar Estadual e da Justiça Eleitoral da jurisdição onde residiu nos últimos cinco anos, expedidas dentro do seu respectivo prazo de validade, bem como Nada Consta da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas ou da Polícia Militar do Estado de Alagoas, dependendo do seu vínculo anterior à aprovação neste certame;
  • O limite de idade para ingresso no CFO como Cadete, para os que já são praças das Forças Militares Estaduais, obedecerá aos seguintes limites de idade, conforme Lei Estadual nº 5.346/1992:
  • I – Sexo masculino:
    • a) Subtenente até 50 anos;
    • b) 1º Sargento até 49 anos;
    • c) 2º Sargento até 48 anos;
    • d) 3º Sargento, Cabo e Soldado até 47 anos;
  • II – Sexo feminino:
    • a) Subtenente até 42 anos;
    • b) 1º Sargento até 40 anos;
    • c) 2º Sargento até 39 anos;
    • d) 3º Sargento, Cabo e Soldado até 37 anos.
  • Cumprir as determinações deste edital;
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado e classificado dentro do número de vagas para o cargo, deverá afirmar e(ou) entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da matrícula do Curso de Formação.

Sobre as carreiras do concurso Bombeiros AL

Cargos e vagas

O edital do concurso Bombeiros AL foi publicado. O documento confirma a previsão de 170 vagas para os cargos de Soldado e Oficial, que tem como exigência o nível médio.

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Soldado: 150 vagas 
  • Oficial Combatente: 20 vagas

 

Requisitos e atribuições

Soldado Combatente

REQUISITO: na data prevista para a matrícula no Curso de Formação, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente.

ATRIBUIÇÕES: exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral e exclusiva, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme diretrizes de ensino da Superintendência de Ensino e Pesquisa do CBMAL: realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; realizar serviços de busca e salvamento (aéreo, terrestre, aquático e em altura); executar ações de atendimento pré-hospitalar e socorros de urgência; conduzir e operar viaturas; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; executar atividades de defesa civil; executar as ações de segurança pública no âmbito das atividades de bombeiro militar; realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção e ao desenvolvimento de produtos e processos voltados para a atividade bombeiro militar; promover e participar de campanhas educativas direcionadas à comunidade em sua área de atuação; fiscalizar, na área de sua competência, o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndio e pânico e outras atividades determinadas pelas autoridades competentes; realizar serviços de limpeza e manutenção de dependências, viaturas, materiais e equipamentos; realizar serviços administrativos, tais como auxiliar de serviços gerais; auxiliar de tesouraria e finanças; auxiliar de aprovisionamento; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de serviço de manutenção; auxiliar de arquivo; auxiliar de serviço de inteligência; digitador; armeiro; auxiliar de relações públicas; e outros serviços inerentes à atividade administrativa que sejam determinados pelos superiores hierárquicos; cumprir todas as leis, decretos, normas e regulamentos aplicados ao CBMAL. 

Oficial Combatente CBM AL

REQUISITO: na data prevista para a matrícula no Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO) ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente. 

ATRIBUIÇÕES: exercer atividade estudantil, em regime de internato e(ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação; exercer as atribuições inerentes aos Oficiais subalternos (tenentes), respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes; gerenciar recursos humanos e logísticos; planejar e comandar ações e operações de Bombeiro Militar; realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; realizar serviços de busca e salvamento (aéreo, terrestre, aquático e em altura); executar ações de atendimento pré hospitalar e socorros de urgência; realizar perícias de incêndio relacionadas com sua competência; conduzir e operar viaturas; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; executar atividades de defesa civil; executar as ações de segurança pública no âmbito das atividades de bombeiro militar; realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção e ao desenvolvimento de produtos e processos voltados para a atividade bombeiro militar; promover e participar de campanhas educativas direcionadas à comunidade em sua área de atuação; fiscalizar, na área de sua competência, o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndio e pânico e outras atividades determinadas pelas autoridades competentes; realizar serviços de limpeza e manutenção de dependências, viaturas, materiais e equipamentos; realizar serviços administrativos inerentes à atividade de bombeiro militar; cumprir todas as leis, decretos, normas e regulamentos aplicados ao CBMAL.

Remunerações 

O edital traz também informações sobre a remuneração dos cargos. Confira a seguir:

Soldado

  • Durante o período do Curso de Formação de Praças – R$ 1.649.35.
  • Após a conclusão do Curso de Formação de Praças – R$ 4.250,06.

 

Oficial

  • 2º Tenente, condição alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais e do estágio probatório: R$ 9.602,72;
  • Aspirante-a-Oficial, condição após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais: RS 8.099,94;
  • Cadete, situação definida durante o período do Curso de Formação de Oficiais:
    – primeiro ano: R$ 2.713.89;
    – segundo ano: R$ 2.916,55
    – terceiro ano: R$ 3.303,94.

Ambas as carreiras terão jornada de trabalho em regime integral e dedicação exclusiva. Além disso, as lotações serão nos Grupamentos Bombeiro-Militar sediados em todo o território estadual.

Como serão as provas do concurso Bombeiros AL?

O certame do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas será formado por diversas etapas, como previsto. Elas terão caráter eliminatório e classificatório. Sendo elas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, apenas para o cargo de Aspirante-a-Oficial, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório — para todos os cargos, de responsabilidade do CBMAL;
  • Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMAL;
  • Exame toxicológico, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe

 

Etapas do concurso Bombeiros AL

Prova objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será do tipo certo ou errado e será composto por 120 questões.

A prova objetiva e a prova discursiva para o cargo de Oficial Bombeiro Militar terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da manhã. Para o cargo de Soldado Bombeiro Militar terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada no turno da tarde.

Oficial

  • Língua portuguesa
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Noções de informática
  • Matemática
  • Raciocínio lógico
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Atualidades
  • Legislação pertinente ao CBMAL
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História do Brasil
  • Geografia Geral e do Brasil
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional

 

Soldado

  • Língua portuguesa
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Noções de informática
  • Matemática
  • Raciocínio lógico
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Atualidades
  • Legislação pertinente ao CBMAL

 

A nota em cada item da prova objetiva será igual a 120 ÷ (120 – n) ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito; 120 ÷ (120 – n) ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito, em que n representa o número de itens da prova objetiva cujo gabarito tenha sido alterado; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Será reprovado na prova objetiva do concurso Bombeiro AL e eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 36,00 pontos na prova.

Prova Discursiva

A prova discursiva do concurso Bombeiro AL valerá 40,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de, no mínimo, 20 linhas e de, no máximo, 30 linhas, a respeito de tema da atualidade.

Serão corrigidas as provas dos candidatos de Aspirante-a-Oficial aprovados na prova objetiva e classificados até a 65ª posição, respeitados os eventuais empates na última colocação.

Esta prova avaliará o conteúdo (desenvolvimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa. O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

Teste de Aptidão Física

Respeitados os empates na última colocação, serão convocados para o teste de aptidão física os candidatos ao cargo de Oficial aprovados na prova discursiva e classificados até a 50ª posição, considerando-se a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva, e os candidatos ao cargo de Soldado aprovados na prova objetiva e classificados até a 300ª posição.

O Teste de Aptidão Física do concurso Bombeiros AL será composto da seguinte forma:

  • Teste 1 – Força De Membros Superiores;
    • Flexão De Braços Na Barra Fixa – candidatos do Sexo Masculino
    • Flexão De Braços Com Seis Apoios – candidatos do Sexo Feminino
  • Teste 2 – Resistência Abdominal (Abdominal Supra) – candidatos dos sexos masculino e feminino;
  • Teste 3 – Velocidade (Corrida de 300m) – candidatos dos sexos masculino e feminino;
  • Teste 4 – Resistência Aeróbica (Corrida de 1.600m) – candidatos dos sexos masculino e feminino;
  • Teste 5 – Natação (Natação 50m) – candidatos dos sexos masculino e feminino.

Avaliação médica das condições de saúde física

A avaliação médica das condições de saúde física e mental do candidato será realizada por Junta Médica da instituição contratada, na ocasião onde será avaliado o estado clínico geral, odontológico e clínico laboratorial do candidato e terá caráter eliminatório. O candidato será considerado apto ou inapto.

Exame psicotécnico

A realização do exame psicotécnico estará condicionada à aprovação da alteração do Estatuto dos Militares Estaduais de Alagoas. Havendo a aprovação, a contratada ficará responsável pela criação do perfil profissiográfico das carreiras do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Comprovação documental e investigação social

Na comprovação documental, de caráter eliminatório, a contratada deverá exigir dos candidatos os seguintes documentos:

  • a) nada consta da Justiça Federal;
  • b) nada consta da Justiça Estadual;
  • c) nada consta da Justiça Eleitoral;
  • d) nada consta da Polícia Judiciária;
  • e) nada consta da Justiça Militar Estadual, para os militares;
  • f) nada consta da Corregedoria da corporação de origem, para os militares estaduais;
  • g) nada consta das Organizações Militares Federais, para os militares das Forças Armadas;
  • h) uma foto 3 x 4 de frente, colorida com fundo branco;
  • i) duas fotos 5 x 7 de frente, colorida com fundo branco;
  • j) carteira de identidade (cópia autenticada em cartório);
  • k) certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada em cartório);
  • l) PIS ou PASEP, se possuir (cópia autenticada em cartório);
  • m) CPF (cópia autenticada em cartório);
  • n) título de eleitor e comprovação de que se encontra quite com a Justiça Eleitoral (cópia autenticada em cartório);
  • o) certificado de reservista militar ou dispensa de Incorporação;
  • p) declaração de bens.

A Comprovação Documental e Investigação Social tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, quer seja social, moral ou escolar e a autenticidade de documentos apresentados, impedindo que o indivíduo com perfil incompatível com o exercício da atividade bombeiro militar ingresse na Corporação.

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