Concurso DETRAN AC: Edital com oferta de 62 vagas será publicado nos próximos meses!

O edital do novo concurso DETRAN AC (Departamento Estadual de Trânsito do Acre), irá ofertar 62 vagas para cargos de níveis médio e superior. Documento deve ser publicado nos próximos meses! A banca organizadora que será responsável pela execução do certame já foi definida, sendo o Instituto Access. Agora, o próximo passo é assinatura ...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

O edital do novo concurso DETRAN AC (Departamento Estadual de Trânsito do Acre), irá ofertar 62 vagas para cargos de níveis médio e superior. Documento deve ser publicado nos próximos meses!

A banca organizadora que será responsável pela execução do certame já foi definida, sendo o Instituto Access. Agora, o próximo passo é assinatura do contrato entre as partes, que já foi autorizado pelo governo.

Edital do concurso DETRAN AC

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre, prepara seu novo concurso DETRAN AC com oferta de 62 vagas temporárias para funções técnicas e operacionais. Conforme informações do governo do Estado, a oferta será para ingresso de profissionais dos níveis médio e superior.

De acordo com o governo, o certame será realizado no primeiro semestre deste ano. O edital do concurso DETRAN AC deve ser divulgado no DOE (Diário Oficial do Estado), nos próximos meses.

As oportunidades do concurso DETRAN AC serão para os cargos de Orientador de Trânsito, Técnico Administrativo/Vistoriador e Examinador de Trânsito. As vagas por escolaridade serão reveladas oportunamente.

Os postos serão distribuídos entre as cidades de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre, já tem autorização para assinatura do contrato com a banca organizadora do concurso DETRAN AC.

Após a formalização, será contado o prazo de 120 dias para realização de todas as fases do procedimento. No dia 12 de janeiro, o Instituto Access foi o definido como banca organizadora da seleção . Com isso, será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Já está definida a estrutura do novo concurso DETRAN AC. Todos os candidatos serão avaliados, primeiro, por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já para o cargo de Técnico Administrativo/Vistoriador, também será cobrada investigação social e criminal como critério de eliminação.

De acordo com o governo do Acre, o certame irá atender a demanda provocada pela saída de servidores temporários, com o fim dos contratos resultantes de dois outros processos seletivos realizados pela autarquia nos anos de 2015 e 2018.

Em geral, as contratações são por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período uma única vez.

Sobre o DETRAN AC

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) é uma autarquia instituída pela lei nº 1.169 de 13 de dezembro de 1995, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Possui personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, sede e foro em Rio Branco e jurisdição em todo o Estado do Acre. Tem por finalidade o planejamento, a coordenação, a fiscalização e o controle da política de trânsito no âmbito da competência do estado.

Ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), compete:

– Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito, fazendo aplicar as sanções nela previstas, dentro do âmbito de sua competência;

– Vistoriar, registrar, emplacar e licenciar veículos, expedindo os respectivos certificados;

– Proceder aos exames dos candidatos dos candidatos à habilitação como motorista e expedir a Carteira Nacional de Habilitação e autorização para conduzir veículos, nos termos da legislação vigente;

– Registrar Carteiras Nacionais de Habilitação expedidas por repartições de trânsito de outras unidades da Federação.

– Realizar todos os atos relativos ao controle de:

– Veículos automotores;

– Condutores de veículos automotores e pessoas autorizadas à formação de condutores de veículos automotores.

– Arrecadar as multas aplicadas por infração de trânsito efetuadas fora da jurisdição do Estado e transferi-las a quem de direito, na forma estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito;

– Elaborar a estatística de trânsito;

– Estabelecer modelos de livros de registro de movimento de entrega e saída de veículos, de estabelecimentos onde se executarem reformas ou recuperação, compra e venda ou desmontagem de veículos, usados ou não e rubrica- lós;

– Disciplinar e fiscalizar a circulação de táxis, juntamente com o Departamento de Transporte Municipal;

– Comunicar aos demais Departamentos e ao Conselho Nacional de Trânsito a cassação de documentos de habilitação e prestar-lhes outros informes capazes de impedir que os proibidos de conduzir veículos em sua jurisdição venham a fazê-los em outras.

Último concurso DETRAN AC

O último edital do concurso DETRAN AC foi publicado no ano de 2018, a oferta foi para contratação de profissionais de nível superior. Na época, foram ofertadas 20 vagas temporárias para Examinador de Trânsito, distribuídas entre as cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

O cargo exigiu ensino superior, certificado de conclusão do curso de Instrutor de Trânsito, idade mínima de 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D”.

Na ocasião, o salário para a função foi de R$ 2.130,25 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A seleção foi dividida em três fases: análise curricular, entrevista e investigação social e criminal.

As últimas provas escritas para ingresso no DETRAN AC foram realizadas no ano de 2009, quando o órgão realizou seu concurso para efetivos.

Com a organização da Fundação CESGRANRIO, os candidatos passaram por etapa única: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Ao todo, foram cobradas 50 questões nas áreas de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito e Informática) e Conhecimentos Específicos. A exceção foi para o cargo de Advogado, que também foi submetido a prova discursiva. Os concorrentes tiveram que responder a duas questões por escrito.

Histórico de Notícias

05/03/2021

Concurso Detran AC: Mais de 60 vagas para nível médio!

Boa notícia concurseiros! O Departamento Estadual de Trânsito do Acre divulgou o novo concurso Detran AC com abertura de 62 vagas para o nível médio.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais