Concurso Guarda de Betim – MG: Edital iminente! Banca definida!

Foram retomados os preparativos do concurso Guarda de Betim, no estado de Minas Gerais. Foi divulgado pela prefeitura o extrato de contrato com a banca organizadora do certame. A empresa definida foi o IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa). O anúncio da vencedora do processo licitatório que definiu a banca organizadora, foi ...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Foram retomados os preparativos do concurso Guarda de Betim, no estado de Minas Gerais. Foi divulgado pela prefeitura o extrato de contrato com a banca organizadora do certame.

A empresa definida foi o IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa). O anúncio da vencedora do processo licitatório que definiu a banca organizadora, foi realizado no mês de fevereiro.

O IBGP foi a empresa vencedora de um processo licitatório que contou com a participação de outras 06 bancas organizadoras. Entre elas: Instituto AOCP, Fundação Guimarães Rosa, Resoluti Serviços de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal Ltda, ADM&TEC, Reis e Reis Auditores Associados EPP e INCP.

Segundo informações da publicação feita no Diário Oficial do Município, a assinatura do contrato de prestação de serviço ocorreu no dia 13 de maio. O contrato com a banca organizadora terá vigência de 01 (um) ano.

Mediante a formalização da contratação da banca organizadora, o próximo passo será a definição dos detalhes do edital do concurso Guarda de Betim – MG, como o cronograma de atividades e etapas de seleção. A expectativa é de que o documento seja divulgado ainda em 2020.

Vagas concurso Guarda de Betim

O concurso Guarda de Betim – MG, deverá ofertar, pelo menos, 60 vagas para o cargo de Guarda Municipal, cujo requisito é apenas o nível médio. Desse total, 57 vagas serão destinadas para candidatos do sexo masculino e 03 vagas para candidatas do sexo feminino.

Entretanto, o Plano Municipal de Segurança Pública para o biênio 2019/2020, divulgado pela prefeitura no mês de setembro de 2019, indica que o certame pode ofertar o dobro das vagas anunciadas. Ou seja, a seleção poderá ter edital com 120 vagas.

O que faz um Guarda de Betim?

  • Proteger os bens, serviços e instalações municipal;
  • Atuar em conjunto com a Superintendência de Defesa Civil, nos casos de calamidade pública;
  • Interagir com os agentes de proteção ao meio-ambiente;
  • Apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa;
  • Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do Município;
  • Acionar os órgãos de segurança pública e atividades afins.

Requisitos para tomar posse

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com o serviço militar obrigatório, somente para o sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo;
  • Não haver sido demitido do serviço público;
  • Não haver sido condenado por sentença criminal transitada em julgado;
  • Ter boa conduta social e não registrar antecedentes criminais;
  • Ter concluído o Ensino Superior;
  • O candidato será submetido à investigação da vida pregressa a ser realizada pela Guarda Civil de Betim.

Provas do concurso Guarda de Betim

Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:

  • Provas objetivas;
  • Provas discursivas;
  • Avaliação de Títulos;
  • Prova prática de Capacitação Física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação Social;
  • Exame Médico Ocupacional;
  • Curso de Formação.

As provas objetivas serão compostas de 40 questões, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções em Informática, Conhecimentos em Legislação.

Último concurso Guarda de Betim 2011

O último concurso Guarda de Betim aconteceu no ano de 2011 sob a responsabilidade da Dexter Consultoria. Foram ofertadas 101 vagas para candidatos do sexo masculino e cadastro reserva para o sexo feminino.

Confira o conteúdo programático:

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Novo acordo ortográfico. Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase. Pontuação; figuras de linguagem (principat); variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

Raciocínio Lógico: Problemas de raciocínio lógico: Estruturas Lógicas; Lógica de Argumentação; Associação; Verdades e Mentiras; Diagramas Lógicos; Análise Combinatória; Probabilidade; Porcentagem.

Noções em Informática: Sistema Operacional Microsoft Windows XP: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Microsoft Office 2003: Editor de Textos Microsoft Word: criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas, inserção e formatação de gráficos e figuras. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas, formatação condicional, geração de gráficos.

Conhecimentos em Legislação: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Constituição da República Federativa do Brasil (arts. 1° ao 5°; art. 37, I – X e art. 144). Lei Orgânica do Município de Betim (arts. 82; 111 e 112). Lei Municipal 884, de 12 de fevereiro de 1969, Estatuto do Servidor Público de Betim (Regime Disciplinar previsto nos arts. 163 a 212). Lei 8.069, de 06 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 103 a 128) . Lei 9.455, de 07 de abril de 1997. Lei 4.898, de 09 de dezembro de 1965 (arts. 1° ao 6°). Código de Processo Penal brasileiro (arts. 301 a 310). Código Penal brasileiro (arts. 1 ° ao 12, 312 a 333).

Histórico de Notícias

29/07/2020

Concurso Guarda de Betim – MG: Prefeitura formaliza contratação da banca organizadora!

Foi formalizada pela prefeitura, a contratação da banca organizadora, IBGP, que será responsável pela execução do concurso Guarda de Betim – MG.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais