Foram retomados os preparativos do concurso Guarda de Betim, no estado de Minas Gerais. Foi divulgado pela prefeitura o extrato de contrato com a banca organizadora do certame. A empresa definida foi o IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa). O anúncio da vencedora do processo licitatório que definiu a banca organizadora, foi ...
Foram retomados os preparativos do concurso Guarda de Betim, no estado de Minas Gerais. Foi divulgado pela prefeitura o extrato de contrato com a banca organizadora do certame.
A empresa definida foi o IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa). O anúncio da vencedora do processo licitatório que definiu a banca organizadora, foi realizado no mês de fevereiro.
O IBGP foi a empresa vencedora de um processo licitatório que contou com a participação de outras 06 bancas organizadoras. Entre elas: Instituto AOCP, Fundação Guimarães Rosa, Resoluti Serviços de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal Ltda, ADM&TEC, Reis e Reis Auditores Associados EPP e INCP.
Segundo informações da publicação feita no Diário Oficial do Município, a assinatura do contrato de prestação de serviço ocorreu no dia 13 de maio. O contrato com a banca organizadora terá vigência de 01 (um) ano.
Mediante a formalização da contratação da banca organizadora, o próximo passo será a definição dos detalhes do edital do concurso Guarda de Betim – MG, como o cronograma de atividades e etapas de seleção. A expectativa é de que o documento seja divulgado ainda em 2020.
O concurso Guarda de Betim – MG, deverá ofertar, pelo menos, 60 vagas para o cargo de Guarda Municipal, cujo requisito é apenas o nível médio. Desse total, 57 vagas serão destinadas para candidatos do sexo masculino e 03 vagas para candidatas do sexo feminino.
Entretanto, o Plano Municipal de Segurança Pública para o biênio 2019/2020, divulgado pela prefeitura no mês de setembro de 2019, indica que o certame pode ofertar o dobro das vagas anunciadas. Ou seja, a seleção poderá ter edital com 120 vagas.
Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:
As provas objetivas serão compostas de 40 questões, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções em Informática, Conhecimentos em Legislação.
O último concurso Guarda de Betim aconteceu no ano de 2011 sob a responsabilidade da Dexter Consultoria. Foram ofertadas 101 vagas para candidatos do sexo masculino e cadastro reserva para o sexo feminino.
Confira o conteúdo programático:
Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Novo acordo ortográfico. Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase. Pontuação; figuras de linguagem (principat); variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua.
Raciocínio Lógico: Problemas de raciocínio lógico: Estruturas Lógicas; Lógica de Argumentação; Associação; Verdades e Mentiras; Diagramas Lógicos; Análise Combinatória; Probabilidade; Porcentagem.
Noções em Informática: Sistema Operacional Microsoft Windows XP: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Microsoft Office 2003: Editor de Textos Microsoft Word: criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas, inserção e formatação de gráficos e figuras. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas, formatação condicional, geração de gráficos.
Conhecimentos em Legislação: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Constituição da República Federativa do Brasil (arts. 1° ao 5°; art. 37, I – X e art. 144). Lei Orgânica do Município de Betim (arts. 82; 111 e 112). Lei Municipal 884, de 12 de fevereiro de 1969, Estatuto do Servidor Público de Betim (Regime Disciplinar previsto nos arts. 163 a 212). Lei 8.069, de 06 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 103 a 128) . Lei 9.455, de 07 de abril de 1997. Lei 4.898, de 09 de dezembro de 1965 (arts. 1° ao 6°). Código de Processo Penal brasileiro (arts. 301 a 310). Código Penal brasileiro (arts. 1 ° ao 12, 312 a 333).
O processo de realização do certame Guarda Municipal de Betim será retomado em 2021, segundo a prefeitura. Não deixe de conferir!
Continuar lendoFoi formalizada pela prefeitura, a contratação da banca organizadora, IBGP, que será responsável pela execução do concurso Guarda de Betim – MG.
Continuar lendo