Pesquisar no blog

Concurso Guarda Vila Velha ES: Prefeito autoriza escolha da banca. 120 vagas!

Atenção, concurseiros! Um novo concurso Guarda Vila Velha ES (Guarda Municipal de Vila Velha – Espírito Santo) pode ser realizado em breve. Isso porque o prefeito autorizou a escolha da banca organizadora.

Além disso, serão ofertadas 120 oportunidades para a carreira de Guarda Municipal, que deve exigir o nível médio de escolaridade. Sendo assim, se você se interessa pela nova seleção confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso Guarda Vila Velha ES: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que o novo concurso Guarda Vila Velha ES foi anunciado no final de 2021. Nesse momento, o prefeito Arnaldinho Borgo anunciou que a previsão era a de enviar o projeto de lei para a criação de mais vagas e aumento de efetivo no mês de janeiro para a Câmara Municipal.

“Agora em janeiro, enviaremos para a Câmara Municipal o projeto de lei em que a gente vai abrir 60 novas vagas e vai chamar mais 60, ou seja, 120 vagas de concurso público, que será aberto na cidade de Vila Velha”, disse.

Entretanto, os procedimentos passaram por atrasos e somente recentemente o projeto pôde ser enviado à Câmara, de forma que em breve maiores detalhes podem ser publicados.

Além disso, o que se prevê é que o edital seja publicado ainda em 2022. Isso porque no ano passado o prefeito comunicou que os concurseiros poderiam iniciar sua preparação para a seleção do próximo ano.

Ademais, novos passos rumo a publicação do edital devem ser dados nas próximas semanas. O motivo disso é o fato de que o prefeito deu aval para a contratação de uma banca organizadora que deverá receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção.

Nesse sentido, a novidade foi confirmada pela Administração de Vila Velha, que confirmou também o quantitativo já anunciado por Borgo no fim de 2021:

“O prefeito autorizou o envio do projeto de lei para a Câmara Municipal aumentando o número do efetivo da Guarda, podendo chegar a mais 120 (60 +60), além da contratação da empresa que fará o edital para o concurso público. O concurso irá oferecer 60 vagas para chamamento imediato e 60 para cadastro de reserva. As demais informações estarão disponíveis quando publicado o edital.”

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Comissão organizadora

É igualmente essencial recordar que no fim de 2021 o primeiro passo rumo a publicação do edital foi dado, sendo a formação da comissão organizadora.

Ademais, vale lembrar que o grupo é responsável pelos estudos e preparativos do edital, bem como pela fiscalização de todos os procedimentos referentes ao concurso público.

Nesse sentido, a comissão tem como presidente o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito e como membros os representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SEMDEST) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Vagas, cargos e salários

Portanto, o novo concurso da Guarda Municipal de Vila Velha, no Espírito Santo, ofertará 120 oportunidades para a carreira de Guarda Municipal, que deve exigir o nível médio de escolaridade.

Além disso, sabe-se que 60 das vagas serão imediatas, enquanto as demais 60 serão destinadas a formação de um cadastro reserva que poderá ser convocado durante todo o período de validade do concurso.

É igualmente importante frisar que os salários atuais ainda não foram confirmados. Entretanto, os ganhos recebidos pelos aprovados no último concurso, de 2014, eram de R$ 1.188,00 inicialmente.

Último concurso Guarda Vila Velha ES

Sendo assim, enquanto maiores detalhes acerca da nova seleção não são divulgados, é essencial que os concurseiros iniciem sua preparação por meio da análise de antigos editais.

Nesse sentido, o último concurso Guarda Vila Velha ES foi realizado em 2014. Foram ofertadas na época 100 oportunidades imediatas, além de vagas também em cadastro reserva.

Ademais, para concorrer a uma das vagas foi necessário que os concurseiros possuíssem o nível médio de escolaridade.

Além disso, os aprovados da época contaram com salários no valor de R$ 1.188,00. Foi recebido também o adicional de 30% por periculosidade para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Dessa forma, os inscritos nessa seleção foram avaliados por meio de diversas etapas avaliativas, sendo elas:

  • Prova objetiva;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação de idoneidade moral; e
  • Curso de formação.

 

Assim, para a primeira etapa foram cobradas 50 questões de múltipla escolha acerca de conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Sobre a Guarda Vila Velha ES

A Guarda Municipal é uma instituição civil, complementar à segurança pública, de cunho social, a nível municipal e regulamentada por legislação própria. Suas ações estão voltadas para o cumprimento dos Planos Diretores Decenais, das Leis Orgânicas de cada Município e dos Códigos de Posturas, atuando ainda nos hiatos deixados pelos órgãos de segurança pública.

No município de Vila Velha, ela foi criada pela Lei Municipal nº 5.140/11, de 15/07/11. Naquele momento, com a nomenclatura de Guarda Civil Municipal, estava estruturada em Grupamento de Defesa Social, ligado à antiga Secretaria Municipal de Defesa Social e atual Secretaria Municipal de Prevenção e Combate a Violência e em Grupamento de Trânsito, ligado a extinta Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Por fim, a Guarda Municipal de Vila Velha tem por objetivo proteger os funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, museus, parques, escolas, centros de saúde e outros locais de maior concentração de pessoas. Desta forma ela oferece à população mais segurança e tranquilidade.

 

Acompanhe nossas

redes sociais