Pesquisar no blog

Concurso IPREV DF: Edital autorizado. Previsão de 85 vagas!

Boas notícias, concurseiros! Um novo concurso IPREV DF (Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal) pode ser realizado em breve, visto que o edital foi autorizado.

Além disso, é importante mencionar que está prevista a oferta de 85 oportunidades, entre elas imediatas e destinadas a formação de cadastro reserva. Ademais, foi autorizada a formação da comissão organizadora do certame, de forma que os preparativos deverão ser iniciados em breve.

Portanto, se você se interessa pela nova seleção, confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso IPREV DF: situação atual

Antes de mais nada, é essencial que os concurseiros saibam que foi publicada em 14 de março, a autorização de um novo concurso IPREV DF.

Além disso, o novo concurso público ofertará oportunidades para o cargo de Analista Previdenciário, que possui como requisito o nível superior de escolaridade, segundo a lei que criou a carreira.

Nesse sentido, o próximo passo é a formação de uma comissão organizadora que inicie os estudos e preparativos para o edital, além de cuidar do processo de escolha e contratação de uma banca organizadora.

Ademais, é importante frisar que a banca organizadora escolhida será responsável por receber as inscrições dos candidatos da seleção, bem como por viabilizar e aplicar as etapas avaliativas do processo seletivo.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Comissão organizadora

É igualmente essencial que os concurseiros interessados na nova seleção saibam que foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 20 de abril, a autorização para a formação da comissão organizadora do certame.

Além disso, de acordo com o documento, a designação do grupo acontecerá sob responsabilidade do Secretário de Economia e do Diretor-Presidente do Instituto.

Ademais, a portaria também comunica que o grupo formado será responsável pelo planejamento, organização e execução do concurso público, de forma que entre essas atribuições está o processo de escolha e contratação da banca organizadora, que deve ocorrer em breve.

Vagas, cargos e remunerações

Em resumo, o novo concurso do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal pretende ofertar 85 oportunidades de nível superior para o cargo de Analista Previdenciário.

Além disso, 65 das vagas serão imediatas, enquanto as demais 20 serão destinadas a formação de um cadastro reserva que poderá ser convocado durante todo o prazo de validade do edital, de acordo com a necessidade do órgão.

Ademais, os aprovados no concurso público contarão com remunerações no valor de R$ 6.760,00 inicialmente. Entretanto, os contratados pelo Instituto ainda receberem Habilitação em Atividades Previdenciárias – GHPrev, cuja porcentagem varia conforme os títulos do servidores.

Sendo assim, conheça os percentuais a serem acrescidos nos salários dos funcionários com os títulos especificados abaixo:

  • segunda graduação: equivalente a 13%;
  • especialização: equivalente a 20%;
  • mestrado: equivalente a 30%;
  • doutorado: equivalente a 35%.

 

Quais são as atribuições dos cargos?

É igualmente essencial que os concurseiros interessados no concurso IPREV DF saibam quais funções deverão ser desempenhadas pelos contratados pelo órgão. Sendo assim, as atribuições dos cargos são:

  • formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas às atividades previdenciárias, no âmbito do Iprev/DF;
  • executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo;
  • atuar na análise e instrução de processos;
  • utilizar e alimentar sistemas informatizados.

 

Sobre o IPREV DF

Em 2008, o Governo do Distrito Federal, ciente de sua tarefa de prover o pagamento dos benefícios previdenciários devidos aos seus servidores e dependentes, sem comprometer o custeio de suas atividades, serviços e infraestrutura para a população, implementou as medidas necessárias à organização e ao funcionamento do novo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Distrito Federal.

O Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Distrito Federal foi reorganizado e unificado nos termos da Lei Complementar nº. 769/2008, sendo obrigatoriamente filiados todos os servidores titulares de cargos efetivos ativos e inativos e os pensionistas, do Poder Executivo, incluídas as autarquias e as fundações e do Poder Legislativo do Distrito Federal, incluídos o Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Não integram o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Distrito Federal os servidores ocupantes, exclusivamente, de cargos em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outros cargos temporários ou de empregos públicos.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal – IPREV/DF, instituído como órgão gestor único do Regime Próprio de Previdência Social do Distrito Federal, sob a denominação de, autarquia em regime especial, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tem como atribuição principal captar e capitalizar os recursos necessários à garantia de pagamento dos benefícios previdenciários atuais e futuros dos segurados e dependentes, por meio de uma gestão participativa, transparente, eficiente e eficaz, dotada de credibilidade e excelência no atendimento, incumbem, ainda, o gerenciamento e a operacionalização do RPPS/DF, incluindo a arrecadação e a gestão de recursos financeiros e previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários.

Princípios

Princípios obrigatórios para consecução das finalidades do IPREV/DF:

  • I – provimento de regime de previdência social de caráter contributivo e solidário aos segurados e dependentes;
  • II – caráter democrático e eficiente de gestão, com a participação de representantes do Poder Público do Distrito Federal, dos segurados e dependentes;
  • III – transparência na gestão de seus recursos financeiros e previdenciários;
  • IV – gestão administrativo-financeira autônoma em relação ao Distrito Federal;
  • V – custeio da previdência social, mediante contribuições dos órgãos e dos servidores ativos e inativos e pensionistas de que trata o art. 1º desta Lei Complementar, segundo critérios socialmente justos e atuarialmente compatíveis;
  • VI – preservação do equilíbrio financeiro e atuarial;
  • VII – proibição da criação, majoração ou extensão de quaisquer benefícios ou serviços, sem a correspondente fonte de custeio total.

 

Missão

Trabalhar para a construção de um futuro previdenciário seguro a seus beneficiários, com o menor impacto possível aos contribuintes.

Visão

Ser reconhecido, por beneficiários e contribuintes, pela excelência na gestão previdenciária no Distrito Federal.

Valores

Ética, integridade, comprometimento, sustentabilidade e transparência.

 

Histórico de Notícias

03/09/2021

Concurso Iprev DF: Confira as atribuições e requisitos dos cargos!

O concurso Iprev DF pode acontecer em breve. Serão 65 vagas para o novo cargo de Analista Previdenciário. Confira suas atribuições e requisitos!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais