Pesquisar no blog

Concurso MP RR: Novo edital confirmado, diz procurador-geral!

Atenção, concurseiros! Um novo concurso MP RR (Ministério Público do Estado de Roraima) foi confirmado e deve ofertar vagas para o cargo de Procurador Substituto, para a Área de Apoio.

De acordo com o Procurador-Geral de Roraima, o novo edital ainda está em fase de estudos. Saiba mais!

 

Concurso MP RR foi aprovado com unanimidade!

Recentemente, um projeto de novo concurso do Ministério Público do Estado de Roraima foi votado pelo Concelho Superior do MP e foi aprovado por unanimidade, o que é uma ótima notícia!

De acordo com informações, serão sete vagas ofertadas para o cargo de Promotor Substituto. Além disso, já podemos predizer que as etapas do certame acontecerão na capital de Roraima, Boa Vista.

Uma outra boa notícia, que indica que os trâmites do certame devem ser adiantados, é que a comissão organizadora do concurso já está sendo analisada pelo Conselho do MP RR. Em outras palavras, podemos criar expectativas de que o concurso não demorará muito para ser lançado!

Ademais, vale dizer que existe um outro concurso MP RR para a Área de Apoio que também está no radar. A Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro, comentou, inclusive, que a seleção deve ser iniciada em breve. No entanto, para que esse certame aconteça, ainda é preciso contratar uma banca organizadora. Somente após esse processo é que o edital deverá se lançado.

Por fim, é importante ressaltar que o Ministério Público registra 86 cargos vagos na Área de Apoio, sendo que desses, 29 são somente no cargo de Assistente Administrativo, ou seja, este cargo pode estar presente nesse segundo edital.

Concurso MP RR: Cargo de Promotor Substituto

De acordo com as informações da autorização, o cargo que será ofertado no próximo edital é o de Promotor Substituto, que tem como requisito o Bacharelado em Direito. Além disso, também é necessário ter cumprido três anos, no mínimo, de atividade jurídica desenvolvida após a conclusão do Ensino Superior. Para esse cargo, o salário inicial é de R$ 24.681,59.

Concurso MP RR: última seleção de Promotores

A última edição do concurso MP de Roraima para contratar Promotores aconteceu em 2017 e contou com a oferta de quatro vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de oito etapas, sendo:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inscrição definitiva e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Entrevista, de caráter habilitatório;
  • Prova Oral, de caráter eliminatório;
  • Prova de Tribuna, de caráter classificatório; e
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

 

Na Prova Objetiva, os concorrentes responderam questões sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, além de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário, bem como Direito da Criança e do Adolescente e Direito do Consumidor. Também tiveram de resolver perguntas sobre Direito Eleitoral, Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Empresarial, Legislação Extravagante, Legislação do Ministério Público e Língua Portuguesa.

Por outro lado, na Prova Discursiva, foi preciso elaborar peça processual de natureza penal, além de responder a três questões dissertativas.

Última seleção para Área de Apoio

Enquanto que a última seleção de Promotores foi há pouco mais de três anos, o último certame para a Área de Apoio foi em 2008, ou seja, há mais de 13 anos!

Na época, foram ofertadas vagas para carreiras de nível fundamental, médio e superior. Para o fundamental incompleto, o cargo ofertado foi de Auxiliar de limpeza e copa, enquanto que para o fundamental completo, as oportunidades foram para Auxiliar de Manutenção e Motorista.

Já para o nível médio, os cargos de Assistente administrativo, Atendente (telefonista/recepcionista), Oficial de diligência e de Oficial de promotoria estiveram com oportunidades em aberto. Também foram ofertadas vagas para o nível médio/técnico e, nesse caso, o cargo oferecido foi de Técnico de Informática.

Por fim, para o nível superior, as vagas foram direcionadas para Analista de Banco de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Biblioteconomista e Contador.

Vale mencionar, também, o concurso foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/UnB e que todos os inscritos passaram por Provas Objetivas como forma de avaliação. As matéria que compuseram o teste foram sobre Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos, dependendo do cargo.

Além disso, os concorrentes aos cargos de Assistente Administrativo, Oficial de Diligência e Oficial de Promotoria também precisaram realizar Provas Discursivas. Já os candidatos à carreira de Motorista precisaram, ainda, fazer um teste prático de direção.

Acompanhe nossas

redes sociais