Pesquisar no blog

Concurso PC ES: Novo edital terá 40 vagas para Delegado!

Foi anunciado um novo edital do concurso PC ES – Delegados (Polícia Civil do Espírito Santo). As oportunidades serão para nível superior, mais especificamente para o cargo de Delegado. Serão 40 vagas ofertadas e a expectativa é de que o edital seja lançado ainda em 2021!

Vale ressaltar que a comissão organizadora está formada e trabalhando para escolher uma banca que estará à frente do edital e das provas do certame. Os salários para o cargo que será ofertado neste próximo concurso da PC ES ainda estão sendo definidos, de acordo nota divulgada pela própria corporação.

Concurso PC ES: situação atual

O Governo do Espírito Santo anunciou que o concurso PC ES foi autorizado e ofertará 40 vagas para Delegados!

Ainda de acordo com o Governo, as tratativas do certame estão bastante adiantadas e, por isso, existe a expectativa de que o edital seja lançado ainda em 2021.

O certame, apesar de só ter sido confirmado recentemente, já era esperado. Isso se deu, principalmente porque o deputado Bruno Lamas havia publicado um documento que detalhava os concursos de 2021 e 2022, que indicava novas seleções para a PC do Espírito Santo.

Além disso, Lamas questionou a corporação sobre as datas de publicação do edital e obteve a seguinte resposta:

A previsão para publicação do Edital de Abertura dos concursos autorizados é a partir do 2o semestre de 2021.

Podemos, então, aguardar a publicação de um novo edital de seleção muito em breve!

Concurso PC ES: Escolha da banca em andamento

Como já confirmado, a corporação da Polícia Civil ES espera que o novo edital para Delegados seja publicado neste ano, porém ainda existe uma etapa a ser concluída para que a publicação seja viável: a escolha da banca organizadora.

Sobre esse processo, a Assessoria de Comunicação da PC se pronunciou e disse que a escolha já está sendo feita. Apesar disso, ainda não temos informações mais concretas sobre as empresas que participam da seleção ou mesmo quais banca são mais cotadas.

A finalização desse processo deve acontecer logo, já que a expectativa é de que o edital seja lançado dentro de dois meses, aproximadamente.

Último concurso PC ES Delegado

O último concurso PC ES aconteceu em 2019 e foi organizado pelo Instituto Acesso. Havia a oferta de vagas para diversos cargos e escolaridades, incluindo o de Delegado, que previa preencher 33 vacâncias.

As provas foram aplicadas, porém foram anuladas devido a algumas irregularidades na correção das questões Discursivas. Desde então, espera-se novas seleções para suprir as vacâncias no quadro de efetivos da Polícia Civil do Espírito Santo.

Vagas e salários

Foram ofertadas 33 vagas para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo no ano de 2019.

O salário inicial para o cargo, em 2019, teve o valor de R$ 10.058,56, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Portanto, podemos esperar um salário um tanto quanto atrativo em 2021!

Os requisitos necessários para posse do cargo, em 2019, foram ter idade mínima de 18 anos, ser bacharel em Direito e ter completado na data da quinta etapa, 03 (três) anos de atividade jurídica ou policial, que deverão ter sido exercidas após a colação de grau no curso superior.

Como foi a prova do último concurso PC ES Delegado?

É sempre uma boa tática se preparar para um certame tendo o último edital do concurso público da instituição como base. Por isso, saiba como foram as provas do concurso PC ES – Delegados de 2019 e já comece seu estudos para 2021!

A avaliação dos candidatos aconteceu em 07 (sete) etapas, sendo:

1ª Etapa: Prova Objetiva;
2ª Etapa: Prova Discursiva;
3ª Etapa: Exame de Aptidão Física, Exame de Sanidade Física e Mental, Exame Psicotécnico;
4ª Etapa: Prova Oral;
5ª Etapa: Avaliação de Títulos, Comprovação do tempo mínimo de Prática Forense ou Atividade Policial;
6ª Etapa: Sindicância da Vida Pregressa;
7ª Etapa: Curso de Formação Profissional.

A prova objetiva foi realizada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

O conteúdo programático da prova consistiu nas seguintes disciplinas: Direito Penal (25 questões), Direito Processual Penal (25 questões), Direito Administrativo (20 questões), Criminologia (15 questões), Direito Constitucional (15 questões), Direitos Humanos (05 questões), Direito Civil (05 questões), Medicina Legal Judiciária (05 questões), Legislação Estadual (05 questões).

A validade do concurso foi de 02 (dois) anos a partir da data da homologação, e pode ser prorrogado por mais 02 (dois) anos a critério e conveniência da Administração Pública.

Histórico de Notícias

19/11/2021

Concurso PC ES: Banca definida e edital ainda este ano!

Atenção, concurseiros! A banca organizadora que ficará responsável pelo próximo edital do concurso PC ES já foi definida. Saiba mais!

Continuar lendo
20/10/2021

Concurso PC ES: Confirmadas 40 vagas para Delegado!

Atenção, concurseiros! O Governo do Espírito Santo anunciou que o concurso PC ES foi autorizado e ofertará 40 vagas para Delegados. Saiba mais!

Continuar lendo
25/05/2021

Concurso PC ES: Comissão organizadora para Delegado é formada!

Atenção concurseiros! O edital do concurso PC ES para Delegado deve ser publicado ainda em 2021. A comissão organizadora já foi formada. Confira!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais