Pesquisar no blog

Concurso PPSA: Primeiro certame é previsto para 2023!

Atenção, concurseiros! O primeiro concurso PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás) está previsto para ser realizado em 2023. Ademais, o Ministério da Economia determinou o limite para o quadro de pessoal da empresa.

Além disso, vale recordar que em 2017 ocorreu um processo seletivo para o ingresso de contratados temporariamente no cargo de Assistente. Sendo assim, se você se interessa pela nova seleção, confira os detalhes a seguir!

 

Concurso PPSA: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que pode ser realizado em 2023 o primeiro concurso público da PPSA.

Além disso, um passo rumo esse acontecimento foi recentemente dado, quando o Ministério da Economia fixou o limite do quadro de pessoal da empresa. Sendo assim, de acordo com a portaria publicada, poderão ser preenchidas até 163 vagas.

Ademais, vale recordar que esse número é o dobro daquele estabelecido no ano passado, que foi de apenas 81. Nesse sentido, é possível que o novo quantitativo seja o número de oportunidades ofertadas pela próxima seleção.

É igualmente importante destacar que a nova seleção é de grande importância, visto que um concurso público nunca foi realizado para a empresa, de maneira que os atuais servidores são comissionados ou contratados temporariamente.

Além disso, de acordo com a portaria publicada no dia 29 de junho, compete à própria empresa gerenciar seu quadro de pessoal, de maneira a comandar os atos de contratação e desligamento de servidores, observando as questões orçamentárias.

Nesse sentido, é importante lembrar que no mês de abril desse ano a PPSA divulgou um relatório em que o planejamento estratégico indicava que o concurso público seria realizado em 2023.

Portanto, é possível que em breve maiores detalhes sejam divulgados e uma comissão organizadora seja formada para dar início aos preparativos. Ademais, o grupo também deverá elaborar o projeto básico do edital.

Sendo assim, posteriormente deverá ocorrer também o processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que receba as inscrições dos candidatos e viabilize e aplique as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Último processo seletivo

Nesse sentido, enquanto maiores detalhes acerca do primeiro concurso público da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás não são divulgados, é importante que os interessados comecem a se preparar com base em antigos editais.

Sendo assim, o último processo seletivo PPSA foi realizado em 2017, quando foram ofertadas 15 oportunidades temporárias imediatas e outras 225 voltadas para a formação de um cadastro reserva para o cargo de Assistente.

Além disso, a carreira exigiu dos concurseiros o nível superior de escolaridade na área específica, além de Língua Inglesa fluente e experiência na área do Petróleo de 03 a 15 anos.

Ademais, os aprovados no processo seletivo e contratados temporariamente pela empresa contaram com remunerações que variavam entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

Por outro lado, vale ressaltar que os inscritos na seleção foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de maneira que para a primeira etapa foram respondidas questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Conhecimentos Específicos.

 

Sobre a PPSA

A Pré-Sal Petróleo foi criada com o objetivo de fazer a gestão dos contratos de partilha da produção, como representante da União e, assim, assegurar recuperações eficientes dos recursos petrolíferos e garantir os maiores excedentes possíveis a serem repartidos entre a União e os contratados.

De forma estratégica, a empresa deve:

  • Buscar a maximização dos resultados econômicos dos contratos de partilha da produção e de comercialização de petróleo e gás natural da União;
  • Zelar para que os empreendimentos do pré-sal agreguem valor a longo prazo, com geração de empregos e renda para o país;
  • Representar a União nos procedimentos de individualização da produção e nos acordos deles decorrentes.

 

A atuação da Pré-Sal Petróleo tem como base direcionadores corporativos com foco em três premissas:

  • estratégia corporativa, de modo a orientar suas atividades no longo prazo;
  • governança corporativa, com o objetivo de proporcionar melhorias no desempenho da empresa;
  • gestão de contratos, visando a geração de resultados para a empresa de acordo com seus objetivos e suas atribuições.

 

Missão

Maximizar os resultados econômicos nos contratos de partilha de produção, na representação da União nos procedimentos de individualização da produção e na gestão dos contratos de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União.

Visão

Merecer o reconhecimento da sociedade, na qualidade de sócia dos consórcios, pela eficiência na gestão e viabilização econômica dos projetos, conciliando os interesses da União com o avanço da indústria nacional e o desenvolvimento social.

Valores

  • Defesa do interesse nacional
  • Retidão e idoneidade
  • Clareza e transparência
  • Competência e capacitação técnica

 

Histórico de Notícias

27/04/2022

Concurso PPSA: Primeiro edital deve sair até 2023, prevê órgão!

O primeiro concurso PPSA para efetivos deve ter edital publicado até 2023. Até o momento, o órgão conta somente com servidores comissionados e temporários!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais