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Concurso Prefeitura de Santo André – SP: Vagas para todos os níveis!

Saiu o edital do novo concurso Prefeitura de Santo André, no estado de São Paulo! São 72 vagas imediatas mais a formação de cadastro reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 2,4 mil. Como fazer a inscrição no concurso Prefeitura de Santo André - SP? As inscrições estarão disponíveis das 10 horas...

Status do concurso: Aberto

Materiais disponíveis

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Número de vagas 72
Salário De R$ 1.361,33 até R$ 2.446,94
Data de inscrição 22/11/2019 a 08/01/2020
Escolaridade Nível Fundamental, Nível Médio, Nível Superior
Estado São Paulo
Organizadora Fundação Vunesp
Valor da inscrição De R$ 44,50 a R$ 75,00
Data da prova 16/02/2020
Edital Arquivos

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Concurso Prefeitura de Santo André – SP: Inscrições encerram neste domingo (15)!

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Saiu o edital do novo concurso Prefeitura de Santo André, no estado de São Paulo! São 72 vagas imediatas mais a formação de cadastro reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 2,4 mil.

Como fazer a inscrição no concurso Prefeitura de Santo André – SP?

As inscrições estarão disponíveis das 10 horas do dia 22 de novembro de 2019 até às 23h59min do dia 8 de janeiro de 2020. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da banca organizadora, a Fundação Vunesp.

O valor da taxa de inscrição é o seguinte:

  • Nível Fundamental: R$ 44,50;
  • Nível Médio: R$ 56,50;
  • Nível Superior: R$ 75,00.

O prazo de vencimento do boleto é o dia 9 de janeiro de 2020.

Quem pode fazer o concurso Prefeitura de Santo André SP?

As oportunidades são as seguintes:

  • Nível Fundamental Incompleto: Merendeira (1), Salva-Vidas (9), Servente Geral (1);
  • Nível Fundamental Completo: Lactarista (1);
  • Nível Médio: Agente de Atividades Escolares (1), Agente de Desenvolvimento Infantil (20), Agente de Inclusão Escolar (1), Auxiliar Administrativo II (1), Inspetor de Alunos (2), Monitor de Inclusão Digital (4);
  • Professores: Professor de Educação Física (1), Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (20), Professor de Educação Fundamental II – Língua Portuguesa (CR), Professor de Educação Fundamental II – História (CR), Professor de Educação Fundamental II – Matemática (4), Professor de Educação Fundamental II – Ciências (1), Professor de Educação Fundamental II – Arte (2), Professor de Educação Fundamental II – Geografia (2), Professor de Educação Fundamental II – Língua Estrangeira – Inglês (1).

Os salários variam de R$ 1.361,33 a R$ 2.446,94. Além da remuneração, há os seguintes benefícios:

  • Refeição fornecida no local de trabalho;
  • Auxílio transporte;
  • Convênio Médico;
  • Gratificação bienal por tempo de serviço;
  • Licença-prêmio por tempo de serviço;
  • Auxílio babá/creche.

Quais são os requisitos para investidura no cargo do concurso Santo André SP?

  • ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi concedida igualdade nas condições previstas no Artigo 12, inciso II, § 1º da Constituição Federal de 1988;
    • em caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos;
  • estar no gozo dos seus direitos políticos;
  • ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse no cargo;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • possuir e comprovar escolaridade e demais requisitos exigidos para o cargo pretendido na data da posse;
  • se for do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
  • não registrar antecedentes criminais ou, no caso destes, ter cumprido integralmente as penas cominadas;
  • no ato da convocação, o candidato deverá apresentar Atestado Negativo de Antecedentes Criminais (comprovando estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos);
    • na eventualidade de constar “positivo” do Atestado de Antecedentes Criminais entregue, deverá apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedida há, no máximo, seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver, bem como qualquer outro documento que venha a ser solicitado pelo DRH (Departamento de Recursos Humanos);
  • não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade no serviço público (federal e/ou estadual e/ou municipal);
  • não ter sido demitido a bem do serviço público, mediante decisão transitada em julgado;
  • possuir todos os requisitos exigidos e entregar a documentação comprobatória no ato da convocação para o exercício das atribuições do respectivo cargo conforme determinados neste Edital;
  • comprovar a condição de jurado (por meio de entrega de certidão);
  • estar ciente de que a Prefeitura Municipal de Santo André, poderá, se julgar necessário, solicitar entrega de outros documentos.

Como será a prova do concurso Santo André SP?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para o dia 16 de fevereiro de 2020, na cidade de Santo André (SP).

Haverá também provas de redação, avaliação de títulos e provas práticas.

A estrutura das provas será a seguinte:

  • Nível Fundamental: Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Específicos (10 questões).
  • Nível Médio (Agente de Atividades Escolares, Agente de Desenvolvimento Infantil, Agente de Inclusão Escolar, Inspetor de Alunos, Monitor de Inclusão Digital): Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (10 questões), Noções de Informática (5 questões), Conhecimentos Específicos (20 questões).
  • Nível Médio (Auxiliar Administrativo II): Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (15 questões), Noções de Informática (10 questões), Atualidades (10 questões).
  • Nível Superior (Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental): Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (20 questões).
  • Nível Superior (Professor de Educação Física, Professor de Educação Fundamental II – Artes, Professor de Educação Fundamental II – Ciências, Professor de Educação Fundamental II – Geografia, Professor de Educação Fundamental II – História, Professor de Educação Fundamental II – Língua Estrangeira – Inglês, Professor de Educação Fundamental II – Língua Portuguesa, Professor de Educação Fundamental II – Matemática): Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Específicos (25 questões).

Confira o conteúdo programático:

Nível Fundamental Incompleto

  • Língua Portuguesa: Compreensão de texto. Sinônimos e antônimos. Frases (afirmativa, negativa, exclamativa, interrogativa). Noções de número: singular e plural. Noções de gênero: masculino e feminino. Concordância do adjetivo com o substantivo e do verbo com o substantivo e com o pronome. Pronomes pessoais e possessivos. Verbos ser, ter e verbos regulares. Reconhecimento de frases corretas e incorretas.
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação ou divisão, com números racionais não negativos, nas suas representações fracionária ou decimal; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, capacidade e massa.

Nível Fundamental Completo

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Equação do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Noções de geometria plana – forma, área, perímetro e Teorema de Pitágoras.

Nível Médio

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Raciocínio Lógico: Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Visa também avaliar se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
  • Noções de Informática: MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
  • Atualidades: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de 2º semestre de 2019, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (Professor de Educação Física): A prática educativa do professor na educação infantil: A observação, registro e avaliação formativa; A organização e planejamento do espaço na educação infantil; A pedagogia de projetos didáticos; As relações entre a escola e a família; O comportamento infantil – o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa; O cuidar e o educar. Os ambientes de aprendizagem na educação infantil: A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; Alfabetização; O currículo e a pedagogia da brincadeira; O desenvolvimento da linguagem oral; O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. O trabalho com as múltiplas linguagens. A formação pessoal e social da criança: A criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção – Piaget, Vygostky e Wallom. O desenvolvimento da motricidade: A importância da psicomotricidade na educação infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola. A matemática na educação infantil: Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração. Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola; função social da escola; educação inclusiva e compromisso ético e social do educador. Gestão democrática: a participação como princípio. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na educação básica. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo nas séries iniciais: a ênfase na competência leitora (alfabetização e letramento) e o desenvolvimento dos saberes escolares da matemática e das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador.
  • Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (Professor de Educação Fundamental II – Arte, Professor de Educação Fundamental II – Ciências, Professor de Educação Fundamental II – Geografia, Professor de Educação Fundamental II – História, Professor de Educação Fundamental II – Língua Estrangeira – Inglês, Professor de Educação Fundamental II – Língua Portuguesa e Professor de Educação Fundamental II – Matemática): Didática: Concepção de educação e escola; Projeto políticopedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno; Processos de ensino-aprendizagem; Didática Geral; Planejamento da ação didática; Planejamento e plano de ensino; Sequência didática; A formulação de objetivos educacionais; O compromisso social e ético dos professores; A interação dialógica professor-aluno; O papel da escola como promotora de aproximações sucessivas dos alunos aos conhecimentos relevantes e significativos para as aprendizagens e desenvolvimento dos Jovens e Adultos – como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar; Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; Currículo Integrado. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: Teorias críticas e pós-críticas da aprendizagem; Epistemologia genética de Jean Piaget; Perspectiva sócio interacionista de Vygotsky. AVALIAÇÃO: Processo ensino-aprendizagem; Concepções de avaliação; Avaliação: diagnóstica, dialógica, formativa e processual; Técnicas e instrumentos de avaliação; Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no panejamento do ensino. EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO: Educação e trabalho; Educação Profissional no Brasil; Trabalho como princípio educativo; Concepção de politécnica.
  • Matemática (Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental): Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

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