Pesquisar no blog

Concurso Semec Teresina PI: Secretaria prepara seleção para professores substitutos!

Atenção, concurseiros! Seguem em andamento os procedimentos para a realização de um novo concurso Semec Teresina PI (Secretaria Municipal de Educação). Ademais, o que se prevê é que sejam ofertadas 1.141 oportunidades.

Além disso, está previsto ainda para este semestre um processo seletivo simplificado voltado para a contratação temporária de Professores Substitutos, que deve ocorrer antes do concurso público.

Se interessa pelas seleções? Então confira maiores detalhes abaixo!

 

Concurso Semec Teresina PI: situação atual

Sendo assim, é essencial que os concurseiros saibam que está sendo preparado um processo seletivo simplificado para a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, no Piauí. Ademais, o edital é previsto ainda este semestre, ou seja, até junho.

Além disso, ainda não foi revelado o quantitativo de vagas a ser ofertado pelo processo seletivo. Entretanto, sabe-se que serão ofertadas vagas temporárias para Professores Substitutos.

Ademais, serão contratados temporariamente professores do primeiro ciclo (Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e do segundo ciclo (turmas do 6º ao 9º ano do nível fundamental).

É igualmente essencial destacar que ainda é prevista a formação de um cadastro reserva que poderá ser convocado durante todo o período de validade do processo seletivo.

Além disso, na última quarta-feira, 18 de maio, foi anunciado pela comissão organizadora que os preparativos finais já estão sendo realizados para que o edital seja publicado em breve.

Ademais, também já foi revelado que os inscritos na seleção para temporários serão avaliados por meio de análise curricular, bem como pela análise de títulos, experiência profissional e cursos de formação continuada.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso público Semec Teresina PI

Nesse sentido, é imprescindível reforçar que ainda que um processo seletivo seja realizado em breve, ainda seguem em andamento os procedimentos para um novo concurso público Semec Teresina PI.

Além disso, tanto o processo seletivo quanto o concurso são fundamentais para atender às demandas das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação

“É importante enfatizar que a articulação do concurso público para provimento de cargos efetivos segue em andamento concomitante. São dois processos necessários para esse momento de expansão do ensino”, disse Geane Alves, presidente da comissão especial.

Dessa forma, é importante que os concurseiros saibam que o que se prevê é que o concurso público oferte 1.141 oportunidades, sendo 1.114 para Professores efetivos e 27 para Psicólogos, Assistentes Sociais e Nutricionistas.

Sendo assim, o que se prevê é que as especialidades a serem contempladas para a carreira de Professor sejam:

  • Religião;
  • Educação Artística;
  • Educação Física;
  • Português;
  • Matemática;
  • Química; e
  • Geografia.

 

Ademais, os aprovados no concurso público contarão com remunerações que variarão conforme a jornada de trabalho, sendo R$ 2,4 mil para as jornadas de 20 horas semanais e R$ 4,8 mil para as de 40 horas semanais.

Último concurso Semec Teresina PI

É igualmente essencial que os concurseiros interessados nos novos editais a serem publicados em breve iniciem sua preparação por meio da análise de antigos editais publicados pela Secretaria.

Sendo assim, o último concurso Semec Teresina PI aconteceu em 2019 sob organização do NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos Universidade Estadual do Piauí).

Além disso, foram ofertadas na época 140 oportunidades para Professores da Educação Infantil, de maneira que 30 delas foram para professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que exigiu a licenciatura em Pedagogia.

Por outro lado, outras 60 vagas foram para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, para as áreas de Língua Portuguesa (30) e Matemática (30). Ademais, as 50 oportunidades restantes foram destinadas às seguintes especialidades:

  • Artes (10);
  • Ciências (10);
  • Ensino Religioso (10);
  • Geografia (10); e
  • História (10).

 

É igualmente importante destacar que os inscritos nessa seleção foram avaliados por meio de provas objetivas e provas didáticas. Dessa forma, para a primeira etapa os candidatos ao cargo de Professor da Educação Infantil responderam a 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática.

Por outro lado, os inscritos nas demais oportunidades responderam a 50 questões referentes à área escolhida.

Por sua vez, a prova didática teve como objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento do conteúdo de aula a ser proferida e capacidade de transposição didática deste conteúdo. O tempo mínimo foi de 20 (vinte) minutos e máximo de 25 (vinte e cinco) minutos.

Além disso, vale frisar que essa seleção chegou a ser suspensa duas vezes, a primeira por determinação do Ministério Público do Estado do Piauí (MP PI), e a segunda, por conta da pandemia do Covid-19.

Requisitos básicos

Nesse sentido, é essencial que os concurseiros que aguardam os novos editais saibam que para a investidura nos cargos do último concurso, foi preciso que os candidatos cumprissem com os seguintes requisitos básicos:

  • Ter sido classificado no concurso público, na forma estabelecida no edital e em seus anexos.
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 13, do Decreto n.º 70.436, de 18.04.1972;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sansão por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por inspeção médica oficial realizada por profissionais designados pela Prefeitura Municipal de Teresina – PMT;
  • Possuir os documentos comprobatórios da Escolaridade exigida;
  • Apresentar Declaração de Acumulação Lícita de Cargos ou Empregos Públicos;
  • Apresentar originais e cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento (quando for o caso), Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, se do gênero masculino, comprovante de residência e registro no PIS/PASEP (se possuir).

 

Acompanhe nossas

redes sociais