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Concurso SEGER ES: Comissão formada. Novo edital em breve!

Novidades, concurseiros! Um novo concurso SEGER ES (Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo) pode ser realizado em breve, visto que uma comissão organizadora já foi formada para o certame.

Além disso, uma nova seleção é fundamental, uma vez que o último concurso de efetivos para a Secretaria ocorreu em 2012 e, por isso, vacâncias precisam ser preenchidas.

Se interessa pela seleção? Então confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso SEGER ES: situação atual

Sendo assim, é essencial que os concurseiros saibam que em breve poderá ser publicado o edital de um novo concurso SEGER ES. Isso porque já foi formada uma comissão organizadora responsável por iniciar os preparativos.

Nesse sentido, o grupo é formado pelos seguintes integrantes:

  • Ana Claudia Passos Santos Silva – presidente;
  • Ana Maria Ramos Pacheco;
  • Carolina Bueno Cheib;
  • Alaine Birchler;
  • Roseane Nascimento;
  • Thyago Moraes Castro Lima Santos;
  • Zaloar Gomes Pinto.

 

Além disso, de acordo com a portaria que designa os membros da comissão, é responsabilidade do grupo elaborar o termo de referência do concurso e realizar o processo de escolha e contratação da banca organizadora do certame.

Ademais, vale recordar que a banca escolhida será a responsável por receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção.

Dessa forma, é possível que em breve maiores detalhes acerca da seleção sejam revelados, conforme o andamento das trabalhos da comissão.

Portanto, vale reforçar que, uma vez que a comissão acaba de ser formada, são poucos os detalhes conhecidos acerca do concurso, de maneira que é necessário que os concurseiros aguardem as novidades.

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Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, ainda não são conhecidos os cargos a serem contemplados pelo novo concurso da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, nem as vagas, salários ou etapas avaliativas.

Entretanto, é possível que os cargos de Assistente em Gestão e Analista do Executivo sejam contemplados, conforme previsões de 2021.

Ademais, esses cargos contam com salários nos valores iniciais de R$ 1.600,00 para Assistente e R$ 3.894,00 para Analista. Entretanto, esses ganhos podem alcançar os R$ 3.061,48 e R$ 7.823,42 ao final da classe.

Além disso, vale frisar que os requisitos de formação dessas carreiras são os seguintes:

  • Assistente: Certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
  • Analista: Conclusão de curso de nível superior bacharelado, reconhecido pelo Ministério da Educação, com habilitação nas áreas definidas no edital do concurso e registro no Conselho de Fiscalização do exercício profissional, quando houver. As formações admitidas são: Administração, Antropologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física, História, Letras, Literatura, Museologia, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

 

Último processo seletivo simplificado

Sendo assim, enquanto maiores informações acerca do novo concurso SEGER ES não são divulgadas, é essencial que os interessados iniciem sua preparação com base em antigos editais publicados pela Secretaria.

Dessa forma, foi realizado em 2019 o último processo seletivo simplificado da SEGER ES, quando foram ofertadas oportunidades temporárias em cadastro reserva para o cargo de Assistente em Gestão.

Além disso, os aprovados nessa seleção contaram com salários no valor de R$ 1.825,82, sem contar com o auxílio-alimentação no valor de R$ 300,00, para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Último concurso SEGER ES

Por outro lado, o último concurso público para a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo ocorreu em 2012 sob a organização do Cebraspe . Ademais, foram ofertadas na época 57 oportunidades para o cargo de Analista do Executivo, nas seguintes especialidades:

  • Administração – 35 vagas
  • Ciências Contábeis – 6 vagas
  • Ciências Econômicas – 6 vagas
  • Direito – 10 vagas

 

Ademais, os aprovados nessa seleção receberam remunerações no valor de R$ 3.687,00 para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Nesse sentido, os inscritos nesse concurso foram avaliados por meio de provas objetivas, de forma que responderam a 80 questões de múltipla escolha acerca dos conteúdos a seguir:

Comum para todos os cargos

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Ética no Serviço Público (exceto para a área de Direito)
  • Noções de Direito Administrativo (exceto para a área de Direito)
  • Noções de Direito Constitucional (exceto para a área de Direito)

 

Conhecimentos específicos

  • Administração Geral e Pública (Administração)
  • Administração Orçamentária e Financeira e Orçamento Público (Administração)
  • Gestão de Pessoas (Administração)
  • Administração de Recursos Materiais (Administração)
  • Contabilidade Geral (Ciências Contábeis)
  • Noção de Administração Pública (Ciências Contábeis)
  • Contabilidade Governamental (Ciências Contábeis)
  • Contabilidade Tributária (Ciências Contábeis)
  • Matemática Financeira (Ciências Contábeis)
  • Economia (Ciências Econômicas)
  • Noção de Administração Pública (Ciências Econômicas)
  • Direito Constitucional (Direito)
  • Organização do estado do Espírito Santo (Direito)
  • Direito Administrativo (Direito)
  • Direito Civil (Direito)
  • Noções de Processual Civil (Direito)
  • Noções de Direito Previdenciário (Direito)

 

Sobre a SEGER ES

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) foi criada por meio da Lei Complementar nº 312, de 30 de dezembro de 2004, e tem por competência:

  • Elaborar estudos para reformulação de políticas no Estado do Espírito Santo;
  • Planejar, coordenar e executar as atividades de recursos humanos, de administração geral e patrimônio;
  • Promover e executar as políticas e diretrizes afetas à modernização institucional no âmbito da Administração Pública estadual;
  • Gerir as despesas de custeio no âmbito da Administração Pública Estadual;
  • Administrar as atividades relativas à licitação e contratação firmadas pela Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional, inclusive pregões;
  • Orientar tecnicamente e normativamente os grupos de Administração e de Recursos Humanos;
  • Controlar e fiscalizar as entidades da administração indireta vinculadas à Secretaria;
  • E acompanhar a gestão de liquidação das empresas públicas estatais.

 

Missão

Coordenar e integrar o planejamento governamental, buscando a efetividade na alocação de recursos para produzir resultados à sociedade.

Visão

Ser referência por sua capacidade de prover serviços qualificados para apoio à formulação e implementação de planos, programas e projetos, e ser reconhecida pela importância do seu papel na construção do futuro do Espírito Santo.

Valores

  • Simplificação: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva
  • Modernização: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva, entregando resultados com máxima qualidade
  • Integração: unir e compartilhar esforços em prol de objetivos comuns
  • Profissionalismo: atuar com proatividade, competência, ética e seriedade.

 

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