Concurso SEMAD PA

Foi publicado o edital do novo concurso SEMAD PA (Secretaria Municipal de Administração do Pará). As oportunidades são destinadas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1,6 mil! Os candidatos podem se inscrever a partir do mês de março, pelo site banca organizadora, AOCP. As avaliações dos participa...

Status do concurso: Encerrado

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Foi publicado o edital do novo concurso SEMAD PA (Secretaria Municipal de Administração do Pará). As oportunidades são destinadas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1,6 mil!

Os candidatos podem se inscrever a partir do mês de março, pelo site banca organizadora, AOCP. As avaliações dos participantes serão através de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Como fazer a inscrição do concurso SEMAD PA?

As inscrições estarão abertas a partir das 09 horas do dia 05 de março até às 23h59min do dia 06 de abril de 2020.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da banca organizadora, AOCP .

A taxa de inscrição varia nos seguintes valores:

Nível Fundamental: R$ 40,00;

Nível Médio: R$ 50,00;

Nível Superior: R$ 80,00.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 07 de abril de 2020.

Vagas e salários do concurso SEMAD PA

O certame oferta 478 vagas de caráter imediato, distribuídas para a ampla concorrência e candidatos portadores de deficiência, para os níveis fundamental, médio e superior. As oportunidades são para as seguintes carreiras:

Nível Fundamental: Auxiliar de Administração (19);

Nível Médio: Assistente de Administração (387);

Nível Superior: Administrador (5), Arquiteto (4), Assistente Social (41), Contador (2), Engenheiro Civil (7), Estatístico (4), Jornalista (2), Médico Veterinário (7).

Os salários variam de R$ 1.045,00 a R$ 1.655,74, com jornadas de trabalho de 20 e 30 horas semanais.

Como será a prova do concurso SEMAD PA?

A avaliação dos candidatos será por meio de prova objetiva (para todos os cargos), aplicada na data prevista de 03 de maio de 2020, na cidade de Belém/PA, com duração de 4 horas.

Os locais e horários da prova serão informados no site da banca organizadora, AOCP, a partir do dia 20 de abril de 2020.

Haverá ainda uma prova discursiva e uma prova de títulos para os cargos de nível superior.

A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá 5 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta. Será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.

O candidato para ser aprovado na prova objetiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no edital:

• Obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima possível para os cadernos de Conhecimentos Gerais, que engloba os cadernos de Língua Portuguesa, Atualidades, Legislação e Noções de Informática;

• Obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima possível para o caderno de Conhecimentos Específicos.

O conteúdo programático da prova irá constar as seguintes disciplinas:

Níveis Fundamental e Médio

– Língua Portuguesa: 10 questões;

– Atualidades: 05 questões;

– Legislação: 05 questões;

– Noções de Informática: 05 questões;

– Conhecimentos Específicos: 25 questões.

Nível Superior

– Língua Portuguesa: 10 questões;

– Atualidades: 05 questões;

– Legislação: 05 questões;

– Noções de Informática: 05 questões;

– Conhecimentos Específicos: 25 questões.

O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob o regime estatutário, no quadro de servidores da Secretaria Municipal De Administração – SEMAD, tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria Municipal De Administração – SEMAD.

Requisitos necessários para investidura nos cargos do concurso SEMAD PA

O candidato aprovado no concurso público deverá comprovar, até a data da posse, os seguintes requisitos para a investidura no cargo:

a) ser brasileiro nato/naturalizado ou possuir os direitos inerentes a tal nas condições previstas no art. 12, §1º da Constituição Federal;

b) possuir os pré-requisitos exigidos para o exercício do cargo na data da posse;

c) estar em dia com as obrigações militares (se do sexo masculino) e eleitorais, comprovadas à época da nomeação;

d) estar em gozo dos direitos políticos;

e) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data da posse;

f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo a ser avaliada por uma junta multidisciplinar específica criada pela Prefeitura Municipal de Belém – PMB durante o processo de investidura do cargo;

g) nos últimos 05 (cinco) anos, na forma da legislação vigente:

g.1) não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo/emprego ou função pública;

g.2) não ter sido condenado em processo criminal, por sentença transitada em julgado, pela prática de crimes contra a Administração Pública capitulados no Título XI da Parte Especial no Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1985 e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992

A não comprovação de qualquer dos requisitos especificados impedirá a posse do candidato.

Sobre a SEMAD PA

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO – SEMAD, órgão da administração direta da Prefeitura Municipal de Belém, criada em 30 de novembro de 1953, através da Lei nº 1988, homologada pelo então Prefeito Celso Malcher. Por intermédio do mesmo diploma legal foram criadas também a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Obras.

À época, eram subordinados à SEMAD o Contencioso Municipal, a Diretoria do Ensino Municipal, o Serviço de Assistência Médico-Social, o Pronto Socorro, o Corpo Municipal de Bombeiros, o Departamento Municipal de Estatística, os Cemitérios e o Serviço de Administração.

Os servidores lotados no novo órgão foram reaproveitados da antiga Secretaria Geral, já extinta naquela ocasião, composto de 2 (dois) Oficiais Administrativos, 2 (dois) Datilógrafos, 1 (um) Servente, 1 (um) Escriturário, e 1 (um) Assistente Técnico dos Serviços de Administração de Material e Organização Administrativa. A SEMAD era composta apenas pela Seção de Atos e Despachos e pela Seção de Pessoal.

A primeira sede da SEMAD localizou-se no Palácio Antônio Lemos, funcionando em conjunto com o Gabinete do Prefeito. Em 1986, sua sede foi transferida para a Travessa Benjamin Constant, mudando-se, novamente, em 1993, para a Avenida Gentil Bittencourt, próximo à Travessa Presidente Pernambuco.

No ano de 1996 a Secretaria passou a funcionar na Avenida Governador José Malcher, entre as Travessas Dr. Moraes e Piedade, e, no ano seguinte, em 1997, a SEMAD passou a funcionar na sede em que se encontra até os dias atuais, na Avenida Nazaré nº 361, entre Dr. Moraes e Benjamin Constant.

A SEMAD agrega diversas atribuições administrativas da área meio de pessoal, patrimônio, contratos e etc., como o controle de pagamento dos servidores, registros diversos do histórico funcional e o aprimoramento técnico dos servidores, além das diretrizes de controle patrimonial.

Para a consecução de sua missão institucional, a Secretaria encontra-se dividida entre os Departamentos de Administração de Recursos Humanos (DARH), responsável pelos processos de cadastro funcional, folha de pagamento e aposentadoria; de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), responsável pelos processos de desenvolvimento funcional, de Administração de Recursos Materiais (DARM), responsável pelos processos de patrimônio mobiliário e imobiliário, arquivo e almoxarifado; de Administração Financeira e Apoio (DAFA), responsável pelo gerenciamento dos contratos corporativos como telefonia, combustível, vale alimentação e vale transporte.

Vinculado à SEMAD funciona desde 1986 a imprensa oficial municipal. Inicialmente, o Departamento Municipal de Imprensa, criado em 14 de agosto de 1958 era um órgão subordinado ao Gabinete do Prefeito. Dessa forma, o Diário Oficial do Município – DOM, responsável pela divulgação de todos os atos do Município, tornou-se mais uma das atribuições da SEMAD.

O funcionamento da secretaria é regulamentado mediante o Decreto Municipal nº 22.260, de 26 de setembro de 1990, que aprovou o Regimento Interno da SEMAD.

Em 2006 através da Lei Municipal nº 8.549, foi criada a Escola de Governo e Formação de Servidores do Município de Belém, que é alterada pela Lei nº 8.916 de 2012 para “Escola de Gestão Pública”, mais conhecida por EGP, unidade da SEMAD que objetiva o aperfeiçoamento dos servidores municipais no intuito de garantir a melhoria dos serviços públicos e constante aprimoramento dos servidores na condução e instrução de processos.

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