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Concurso SME Contagem – MG: SAIU EDITAL com 219 vagas para médio e superior!

Saiu o edital do novo concurso SME Contagem – MG (Secretaria Municipal de Educação de Contagem)! São 299 vagas destinadas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, com salários chegando a R$ 3,1 mil.

As oportunidades são para cargos como Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II, Nutricionista, Pedagogo, Secretário Escolar, Assistente de Biblioteca Escolar, dentre outros.

Como fazer a inscrição no concurso SME Contagem?

As inscrições estarão disponíveis a partir das 9 horas do dia 1º de abril até às 23h59min do dia 4 de maio de 2020. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da própria Prefeitura de Contagem .

A taxa de inscrição tem os seguintes valores:

  • Nível Médio: R$ 70,00;
  • Nível Superior: R$ 98,00.

A data limite para o pagamento do boleto é 5 de maio de 2020.

Vagas concurso SME Contagem

As oportunidades são as seguintes:

Nível Médio

  • Assistente Escolar (20);
  • Auxiliar de Biblioteca Escolar (20);
  • Secretário Escolar (20).

Nível Superior

  • Analista de Gestão Educacional (1);
  • Assistente de Gestão Educacional (1)
  • Bibliotecônomo (1);
  • Nutricionista Escolar (1);
  • Pedagogo (20);
  • Professor de Educação Básica I (100);
  • Professor de Educação Básica II – Arte (5);
  • Professor de Educação Básica II – Ciências (5);
  • Professor de Educação Básica II – Educação Física (20);
  • Professor de Educação Básica II – Ensino Religioso (10);
  • Professor de Educação Básica II – Geografia (5);
  • Professor de Educação Básica II – História (10);
  • Professor de Educação Básica II – Inglês (20);
  • Professor de Educação Básica II – Matemática (20);
  • Professor de Educação Básica II – Português (20).

Os salários variam de R$ 1.091,09 a R$ 3.147,98, em jornadas de trabalho de 22 horas e 30 minutos a 25 horas semanais.

Quais são os requisitos para investidura no cargo do concurso SME Contagem?

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, nas condições previstas no §1º do art. 12, da Constituição da República;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  • Comprovar os pré-requisitos para o exercício do cargo a que irá concorrer;
  • Possuir aptidão física e mental para o exercício do cargo;
  • Ter 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
  • Não ter sofrido, no exercício de função ou cargo, penalidade incompatível com a investidura em função pública, sendo necessária a declaração assinada pelo candidato, que, com isso, se responsabiliza pela veracidade da informação prestada;
  • Não receber proventos de aposentadoria provenientes de exercício de cargo público ou exercer cargo inacumulável, na forma do art. 37, inciso XVI, da Constituição da República, sendo necessária a declaração assinada pelo candidato, responsável pela informação prestada;
  • No caso de aprovado na lista de deficientes, o candidato nomeado será avaliado pela Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Contagem ou entidade contratada para este fim, que avaliará a compatibilidade de sua deficiência com o cargo para o qual prestou concurso público;
  • No caso de aprovado na lista para negros ou pardos, o candidato nomeado deverá, entregar quando da convocação, documento oficial (certidão de nascimento própria ou dos pais) – original ou cópia autenticada em cartório e/ou declaração registrada em cartório atestando quanto a sua cor negra ou parda.

Como será a prova do concurso SME Contagem?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, previstas para o dia 17 de maio de 2020. O exame será aplicado na cidade de Contagem (MG).

A estrutura das provas será a seguinte: Língua Portuguesa (6 questões), Conhecimentos sobre Contagem (4 questões), Conhecimentos Políticos Pedagógicos e Legislação (10 questões), Conhecimentos Específicos (15 questões).

O conteúdo programático abrange as seguintes disciplinas:

Nível Médio

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Semântica: sinonímia, antonímia, significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica; divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. Discurso direto, indireto e indireto livre. Variação linguística e adequação ao contexto.
  • Conhecimentos sobre Contagem – MG: A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas, financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem. Legislações aplicáveis à execução da Política Municipal de Educação de Contagem.
  • Conhecimentos Políticos – Pedagógicos e Legislação: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de ensino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia: significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Coerência e coesão textuais. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica; divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Correlação entre modos e tempos verbais. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. As relações semânticas: coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: Discurso direto, indireto e indireto livre. Intertextualidade e interdiscursividade. Variação linguística e adequação ao contexto.
  • Conhecimentos sobre Contagem – MG: A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas , financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem.
  • Conhecimentos Políticos – Pedagógicos e Legislação: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de ensino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.