Saiu o edital do novo concurso SME Contagem – MG (Secretaria Municipal de Educação de Contagem)! São 299 vagas destinadas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, com salários chegando a R$ 3,1 mil.
As oportunidades são para cargos como Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II, Nutricionista, Pedagogo, Secretário Escolar, Assistente de Biblioteca Escolar, dentre outros.
Como fazer a inscrição no concurso SME Contagem?
As inscrições estarão disponíveis a partir das 9 horas do dia 1º de abril até às 23h59min do dia 4 de maio de 2020. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da própria Prefeitura de Contagem
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A taxa de inscrição tem os seguintes valores:
- Nível Médio: R$ 70,00;
- Nível Superior: R$ 98,00.
A data limite para o pagamento do boleto é 5 de maio de 2020.
Vagas concurso SME Contagem
As oportunidades são as seguintes:
Nível Médio
- Assistente Escolar (20);
- Auxiliar de Biblioteca Escolar (20);
- Secretário Escolar (20).
Nível Superior
- Analista de Gestão Educacional (1);
- Assistente de Gestão Educacional (1)
- Bibliotecônomo (1);
- Nutricionista Escolar (1);
- Pedagogo (20);
- Professor de Educação Básica I (100);
- Professor de Educação Básica II – Arte (5);
- Professor de Educação Básica II – Ciências (5);
- Professor de Educação Básica II – Educação Física (20);
- Professor de Educação Básica II – Ensino Religioso (10);
- Professor de Educação Básica II – Geografia (5);
- Professor de Educação Básica II – História (10);
- Professor de Educação Básica II – Inglês (20);
- Professor de Educação Básica II – Matemática (20);
- Professor de Educação Básica II – Português (20).
Os salários variam de R$ 1.091,09 a R$ 3.147,98, em jornadas de trabalho de 22 horas e 30 minutos a 25 horas semanais.
Quais são os requisitos para investidura no cargo do concurso SME Contagem?
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, nas condições previstas no §1º do art. 12, da Constituição da República;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
- Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
- Comprovar os pré-requisitos para o exercício do cargo a que irá concorrer;
- Possuir aptidão física e mental para o exercício do cargo;
- Ter 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
- Não ter sofrido, no exercício de função ou cargo, penalidade incompatível com a investidura em função pública, sendo necessária a declaração assinada pelo candidato, que, com isso, se responsabiliza pela veracidade da informação prestada;
- Não receber proventos de aposentadoria provenientes de exercício de cargo público ou exercer cargo inacumulável, na forma do art. 37, inciso XVI, da Constituição da República, sendo necessária a declaração assinada pelo candidato, responsável pela informação prestada;
- No caso de aprovado na lista de deficientes, o candidato nomeado será avaliado pela Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Contagem ou entidade contratada para este fim, que avaliará a compatibilidade de sua deficiência com o cargo para o qual prestou concurso público;
- No caso de aprovado na lista para negros ou pardos, o candidato nomeado deverá, entregar quando da convocação, documento oficial (certidão de nascimento própria ou dos pais) – original ou cópia autenticada em cartório e/ou declaração registrada em cartório atestando quanto a sua cor negra ou parda.
Como será a prova do concurso SME Contagem?
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, previstas para o dia 17 de maio de 2020. O exame será aplicado na cidade de Contagem (MG).
A estrutura das provas será a seguinte: Língua Portuguesa (6 questões), Conhecimentos sobre Contagem (4 questões), Conhecimentos Políticos Pedagógicos e Legislação (10 questões), Conhecimentos Específicos (15 questões).
O conteúdo programático abrange as seguintes disciplinas:
Nível Médio
- Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Semântica: sinonímia, antonímia, significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica; divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. Discurso direto, indireto e indireto livre. Variação linguística e adequação ao contexto.
- Conhecimentos sobre Contagem – MG: A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas, financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem. Legislações aplicáveis à execução da Política Municipal de Educação de Contagem.
- Conhecimentos Políticos – Pedagógicos e Legislação: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de ensino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.
Nível Superior
- Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia: significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Coerência e coesão textuais. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica; divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Correlação entre modos e tempos verbais. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. As relações semânticas: coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: Discurso direto, indireto e indireto livre. Intertextualidade e interdiscursividade. Variação linguística e adequação ao contexto.
- Conhecimentos sobre Contagem – MG: A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas , financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem.
- Conhecimentos Políticos – Pedagógicos e Legislação: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de ensino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.