Tribunal de Justiça do Acre estuda a possibilidade de um novo concurso TJ AC para servidores em 2021. A expectativa por um novo certame TJ AC para servidores é alta, principalmente por conta do tempo em que não é realizada uma seleção no órgão. Nova seleção TJ AC Desde 2012, o Tribunal de Justiça do Acre não realiza seleções para con...
Tribunal de Justiça do Acre estuda a possibilidade de um novo concurso TJ AC para servidores em 2021.
A expectativa por um novo certame TJ AC para servidores é alta, principalmente por conta do tempo em que não é realizada uma seleção no órgão.
Desde 2012, o Tribunal de Justiça do Acre não realiza seleções para contratação de novos servidores. Porém, de acordo com informações da Gerência de Comunicação do tribunal, já está sendo estudada internamente a possibilidade de um novo concurso TJ AC 2021.
Apesar de confirmar os estudos para a viabilidade de um novo certame , o departamento informou que, por enquanto, não há previsão de quando a seleção deverá ser realizada.
A expectativa por um novo certame TJ AC para servidores é alta, principalmente por conta do tempo em que não é realizada uma seleção no órgão. Em 2021 completará nove anos desde a publicação do último edital, realizado em 2012.
Na ocasião, a seleção ofertou 105 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior. Para o nível médio havia chances de auxiliar judiciário, motorista e técnico em microinformática.
Já para o nível superior foram contempladas vagas de analista de sistemas, analista de suporte, assistente social, bibliotecário, contador, psicólogo, técnico em administração, técnico em comunicação social e técnico judiciário.
O Tribunal de Justiça é o maior depositário da história do Acre. Pode ser que haja algum exagero nesta afirmação, mas o fato é que os milhares de processos espalhados nos diversos arquivos das Comarcas de todo o Estado guardam as histórias de um povo, seus conflitos, anseios, angústias e apreensões.A nossa justiça, afinal, nasceu com o segundo decreto do espanhol e fundador do Estado Independente do Acre, Luiz Galvez. No mesmo dia em que ele proclamou independência do Acre instituiu a justiça civil e criminal que se regeria, segundo suas próprias palavras, pelas leis brasileiras até que o Congresso Constituinte do Estado Independente do Acre viesse a se reunir para elaborar as leis da República nascente.
“Garantir os direitos do jurisdicionado no Estado do Acre, com justiça, agilidade e ética, promovendo o bem de toda a sociedade.”
(Planejamento Estratégico do TJAC 2015-2020)
“Ser reconhecido até 2020 pela agilidade e qualidade na prestação de serviços judiciários e sociais para o Estado do Acre.”
(Planejamento Estratégico do TJAC 2015-2020).
A seleção foi organizada pelo Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi composta por 120 questões. Destas, 50 eram de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos tinha questões de:
No mesmo dia da prova objetiva os candidatos passaram por uma avaliação discursiva. A prova consistia na redação de um texto dissertativo.
A seleção foi homologada em março de 2013. O prazo de validade era de dois anos, prorrogáveis por igual período.
O período total de validade da seleção foi encerrado em março de 2017. Dessa maneira, para realizar a contratação de novos servidores o tribunal precisa realizar novo concurso público.