UnDF: Vagas e prazos revelados por secretária! | Nova Concursos

Concurso UnDF: Vagas e prazos revelados por secretária!

Um novo concurso UnDF (Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury) pode ter edital publicado entre o final de 2021 e começo de 2022. São previstas cerca de 3,5 mil vagas, porém não foi informado as carreiras que serão contempladas. Concurso UnDF: situação atual O governador Ibaneis Rocha sansionou a lei que cria a Universidade do ...

Status do concurso: Previsto

Um novo concurso UnDF (Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury) pode ter edital publicado entre o final de 2021 e começo de 2022.

São previstas cerca de 3,5 mil vagas, porém não foi informado as carreiras que serão contempladas.

Concurso UnDF: situação atual

O governador Ibaneis Rocha sansionou a lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury. Sendo assim, será realizado um concurso público para compor o quadro pessoal da UnDF.

De acordo com a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, a seleção é prevista para ser realizada entre o final deste ano e início de 2022. Durante uma entrevista ao CB Poder no dia 20 de agosto, Hélvia falou sobre a oferta de vagas.

“Mais para frente, não sei se neste ano ou no ano que vem, deve sair o concurso da UnDF (Universidade do Distrito Federal). Virá um número grande (no edital): cerca de 2 mil vagas”, revelou a secretária.

Sendo assim, são esperadas entre 2 e 3,5 mil vagas para a seleção. Embora as carreiras que serão contempladas ainda não tenham sido divulgadas, a expectativa é que a oferta seja para Professores e Técnico Administrativos.

De acordo com o Projeto de Diretrizes Orçamentárias do DF para 2022 há previsão de criação de 2.500 cargos para professor de Educação Superior e 1.000 para tutor de Educação Superior. Os salários não são informados.

O projeto de Lei para a criação da Instituição começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e passou por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

Para funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte. A previsão é que as aulas comecem a partir de 2022. Ibaneis Rocha fez questão de destacar que a criação da universidade não significa despesa, mas investimento.

“Quando se trata de educação você não está gerando despesa, está gerando riqueza e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial os mais pobres”, afirmou.

Concurso UnDF: carreira

Cargos e vagas previstos

Como dito anteriormente, são esperadas de 2.000 a 3.500 vagas que poderão ser para profissionais administrativos e especialistas nas demais áreas de atuação.

A instituição de ensino irá ofertar oportunidades para ingresso nas seguintes especialidades:

  • Ciências Humanas;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços;
  • Educação e Magistério; Letras,
  • Arte e Línguas Estrangeiras Modernas;
  • Ciência da Natureza e Matemática;
  • Educação Física e Esportes;
  • Segurança Pública e Defesa Social;
  • Engenharia e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos;
  • Arquitetura e Urbanismo e
  • Ciência da Saúde.

 

A UnDF poderá receber também,  servidores públicos cedidos ou dispostos pelo Distrito Federal, pelos Estados, municípios ou pela União. A universidade receberá também servidores em exercício na extinta Funab, nos termos dos atos de pessoal que concederem a cessão ou disposição de pessoas.

Cursos da UnDF

A UnDF deve oferece cursos de graduação para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.

Assim como Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.

O ingresso de alunos deve ser nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), isso porque ambas serão integradas ao campus. Logo, 40% das vagas da nova universidade serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública.

A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida. Outras possibilidades de admissão são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal.

Histórico de Notícias

24/08/2021

Concurso UnDF: Edital está previsto para 2022, diz secretária!

O edital para o concurso UnDF está previsto para 2022. São esperadas mais de 2 mil vagas para o preenchimento do quadro de pessoal da Universidade. Confira!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais