Ótimas notícias, concurseiros! Está formada a comissão do novo concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo)!
O certame ofertará vagas de nível superior para Analista!
Iniciais de R$ 9 mil!
Saiba mais!
Concurso Iprem SP está com comissão formada!
No dia 28 de fevereiro, foi publicada, no Diário Municipal, a Portaria
que instituiu a comissão do próximo concurso IPREM São Paulo que visa o provimento de vagas para o cargo de Analista de Previdência.
Os membros nomeados para compor a comissão são:
- Zilda Aparecida Petrucci;
- Marcelo Pierantozzi Gonçalves;
- Rosely Sumie Taruma;
- Cristiane Moreira Bizerra;
- Teresa Cristina Finotto Visani; e
- Helio Mitsuru Iha.
A comissão será responsável pelos estudos preliminares do certame, bem como pela contratação da banca.
Assim, o próximo passo para a publicação do edital serão a definição da banca organizadora.
Vale recordar que o cargo foi criado recentemente, pela Lei n° 17.997
, de 28 de setembro de 2023, onde foram aprovadas a criação de 70 vagas para Analista de Previdência!
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Vagas e salários do concurso Iprem SP
O concurso Iprem SP ofertará 30 vagas para o cargo de Analista de Previdência!
Conforme a lei que dispõe da criação do cargo, a carreira exige nível superior de formação nas seguintes áreas:
- Administração;
- Ciências Jurídicas;
- Estatística;
- Ciências Atuariais;
- Ciências Contábeis; e/ou
- Economia.
Com uma jornada de 40 horas semanais, o cargo conta com uma remuneração inicial de R$ 9.540,00!
Entretanto, de acordo com os níveis e categorias do cargo, o servidor poderá receber uma remuneração de até R$ 18.021,49!
Atribuições do Analista no Iprem SP
O cargo de Analista de Previdência desempenha as seguintes funções responsabilidades:
- Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
- Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
- Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
- Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de normas complementares;
- Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação, gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de estrutura;
- Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
anual;
- Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
- Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas;
do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP;
- Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional, entre outras atividades.
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Último concurso Iprem SP
O último concurso Iprem SP foi realizado em 2015, sob organização da Vunesp
, e ofereceu 178 vagas para Analistas, distribuídas da seguinte forma:
- Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia (95)
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis (73)
Os salários iniciais foram de R$ 6.106,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais!
Requisitos
Foram exigências básicas para investidura nos cargos:
- ser brasileiro nato ou naturalizado, cidadão português ou estrangeiro conforme disposto nos termos do § 1º, do artigo 12, da Constituição Federal, e do Decreto Federal nº 70.391/1972, da Lei Municipal nº 13.404 de 08.08.2002 e do Decreto Municipal nº 42.813 de 28.01.2003;
- ter idade mínima de 18 anos completos;
- encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
- possuir Diploma do Curso Superior de Graduação expedido por Entidade Oficial ou oficializada ou Certificado de Conclusão de Curso acompanhado do respectivo Histórico Escolar (com data de Colação de Grau);
- possuir os documentos exigidos;
- atender os requisitos do Decreto Municipal nº 53.177, de 04/06/2012;
- ter aptidão física e mental, e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo para o qual se inscreveu;
- conhecer e estar de acordo com as disposições contidas neste Edital e seus Anexos, bem como as condições previstas em Lei; e
- ter boa conduta.
Já os requisitos específicos foram:
- Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia
- Curso superior de graduação em Biblioteconomia; e
- Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB.
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis
- Curso superior de graduação em Ciências Contábeis; e
- Registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Econômicas
- Curso superior de graduação em Ciências Econômicas; e
- Registro no Conselho Regional de Economia – CORECON.
Etapas de Seleção
A seleção foi composta por três etapas, sendo elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Prova Objetiva
A prova objetiva foi constituída por 80 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:
- Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (10)
- Raciocínio Lógico e Noções de Estatística (10)
- Administração Pública (10)
- Realidades Municipais (10)
- Conhecimentos Específicos (40)
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (15)
- Raciocínio Lógico (05)
- Administração Pública (20)
- Conhecimentos Específicos (40)
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Econômicas
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (10)
- Raciocínio Lógico (10)
- Administração Pública (12)
- Realidades Municipais (08)
- Conhecimentos Específicos (40)
Prova Discursiva
Esta etapa foi composta pelas seguintes avaliações:
- Produção de uma redação em Língua Portuguesa sobre um tema de realidades municipais (todos os cargos);
- Resolução de um estudo de caso e uma questão referente a Conhecimentos Específicos.
- Biblioteconomia: Conhecimentos específicos e Plano de Desenvolvimento de Coleções ePapéis do Bibliotecário como Mediador da Leitura.
- Ciências Contábeis: Conhecimentos específicos e Aspecto Orçamentário, Demonstrativos Aplicados ao Setor Público e Demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Ciências Econômicas: Conhecimentos específicos e Estatística e Contabilidade Social, Desenvolvimento Econômico Aplicado à Realidade de São Paulo e Finanças e Orçamento.
Sobre o Iprem SP
O IPREM nasce em 1909 com o nome Montepio Municipal de São Paulo, pcom o intuito de prover a subsistência das famílias dos empregados públicos quando estes falecerem. Anos após, em 1977 a sede do Iprem passa a ser em seu atual endereço, na Praça do Patriarca, nº 69, denominando-se Instituto de Previdência Municipal de São Paulo
ou simplesmente IPREM-SP.
Atualmente, o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM é o único órgão gestor das aposentadorias de servidores públicos do Município de São Paulo vinculados ao RPPS-SP e das pensões de seus familiares, sendo responsável pela administração, manutenção e concessão dos benefícios, além do processamento de dados do regime de previdência.
Missão
“Garantir os benefícios previdenciários, de forma justa e digna, aos servidores públicos municipais e seus dependentes de direito, além de zelar pela governabilidade, solidariedade e sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo”.
Visão
“Ser a instituição de referência na gestão de Sistemas previdenciários”.