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Concurso Iprem SP: Comissão formada com vagas para Analista!

Ótimas notícias, concurseiros! Está formada a comissão do novo concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo)!

O certame ofertará vagas de nível superior para Analista!

Iniciais de R$ 9 mil!

Saiba mais!

Concurso Iprem SP está com comissão formada!

No dia 28 de fevereiro, foi publicada, no Diário Municipal, a Portaria que instituiu a comissão do próximo concurso IPREM São Paulo que visa o provimento de vagas para o cargo de Analista de Previdência.

Os membros nomeados para compor a comissão são:

  • Zilda Aparecida Petrucci;
  • Marcelo Pierantozzi Gonçalves;
  • Rosely Sumie Taruma;
  • Cristiane Moreira Bizerra;
  • Teresa Cristina Finotto Visani; e
  • Helio Mitsuru Iha.

A comissão será responsável pelos estudos preliminares do certame, bem como pela contratação da banca.

Assim, o próximo passo para a publicação do edital serão a definição da banca organizadora.

Vale recordar que o cargo foi criado recentemente, pela Lei n° 17.997 , de 28 de setembro de 2023, onde foram aprovadas a criação de 70 vagas para Analista de Previdência!

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Vagas e salários do concurso Iprem SP

O concurso Iprem SP ofertará 30 vagas para o cargo de Analista de Previdência!

Conforme a lei que dispõe da criação do cargo, a carreira exige nível superior de formação nas seguintes áreas:

  • Administração;
  • Ciências Jurídicas;
  • Estatística;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências Contábeis; e/ou
  • Economia.

Com uma jornada de 40 horas semanais, o cargo conta com uma remuneração inicial de R$ 9.540,00!

Entretanto, de acordo com os níveis e categorias do cargo, o servidor poderá receber uma remuneração de até R$ 18.021,49!

Atribuições do Analista no Iprem SP

O cargo de Analista de Previdência desempenha as seguintes funções responsabilidades:

  • Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
  • Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
  • Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
  • Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de normas complementares;
  • Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação, gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de estrutura;
  • Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
    anual;
  • Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
  • Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
  • Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas;
    do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP;
  • Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional, entre outras atividades.

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Último concurso Iprem SP

O último concurso Iprem SP foi realizado em 2015, sob organização da Vunesp , e ofereceu 178 vagas para Analistas, distribuídas da seguinte forma:

  • Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia (95)
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis (73)
    • Ciências Econômicas (10)

Os salários iniciais foram de R$ 6.106,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais!

Requisitos

Foram exigências básicas para investidura nos cargos:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado, cidadão português ou estrangeiro conforme disposto nos termos do § 1º, do artigo 12, da Constituição Federal, e do Decreto Federal nº 70.391/1972, da Lei Municipal nº 13.404 de 08.08.2002 e do Decreto Municipal nº 42.813 de 28.01.2003;
  • ter idade mínima de 18 anos completos;
  • encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • possuir Diploma do Curso Superior de Graduação expedido por Entidade Oficial ou oficializada ou Certificado de Conclusão de Curso acompanhado do respectivo Histórico Escolar (com data de Colação de Grau);
  • possuir os documentos exigidos;
  • atender os requisitos do Decreto Municipal nº 53.177, de 04/06/2012;
  • ter aptidão física e mental, e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo para o qual se inscreveu;
  • conhecer e estar de acordo com as disposições contidas neste Edital e seus Anexos, bem como as condições previstas em Lei; e
  • ter boa conduta.

Já os requisitos específicos foram:

  • Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia
    • Curso superior de graduação em Biblioteconomia; e
    • Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB.
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis
    • Curso superior de graduação em Ciências Contábeis; e
    • Registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Econômicas
    • Curso superior de graduação em Ciências Econômicas; e
    • Registro no Conselho Regional de Economia – CORECON.

Etapas de Seleção

A seleção foi composta por três etapas, sendo elas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Prova Objetiva

A prova objetiva foi constituída por 80 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:

  • Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia
    • Conhecimentos Gerais
      • Língua Portuguesa (10)
      • Raciocínio Lógico e Noções de Estatística (10)
      • Administração Pública (10)
      • Realidades Municipais (10)
    • Conhecimentos Específicos (40)
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis
    • Conhecimentos Gerais
      • Língua Portuguesa (15)
      • Raciocínio Lógico (05)
      • Administração Pública (20)
    • Conhecimentos Específicos (40)
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Econômicas
    • Conhecimentos Gerais
      • Língua Portuguesa (10)
      • Raciocínio Lógico (10)
      • Administração Pública (12)
      • Realidades Municipais (08)
    • Conhecimentos Específicos (40)

Prova Discursiva

Esta etapa foi composta pelas seguintes avaliações:

  • Produção de uma redação em Língua Portuguesa sobre um tema de realidades municipais (todos os cargos);
  • Resolução de um estudo de caso e uma questão referente a Conhecimentos Específicos.
    • Biblioteconomia: Conhecimentos específicos e Plano de Desenvolvimento de Coleções ePapéis do Bibliotecário como Mediador da Leitura.
    • Ciências Contábeis: Conhecimentos específicos e Aspecto Orçamentário, Demonstrativos Aplicados ao Setor Público e Demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
    • Ciências Econômicas: Conhecimentos específicos e Estatística e Contabilidade Social, Desenvolvimento Econômico Aplicado à Realidade de São Paulo e Finanças e Orçamento.

Sobre o Iprem SP

O IPREM nasce em 1909 com o nome Montepio Municipal de São Paulo, pcom o intuito de prover a subsistência das famílias dos empregados públicos quando estes falecerem. Anos após, em 1977 a sede do Iprem passa a ser em seu atual endereço, na Praça do Patriarca, nº 69, denominando-se Instituto de Previdência Municipal de São Paulo ou simplesmente IPREM-SP.

Atualmente, o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM é o único órgão gestor das aposentadorias de servidores públicos do Município de São Paulo vinculados ao RPPS-SP e das pensões de seus familiares, sendo responsável pela administração, manutenção e concessão dos benefícios, além do processamento de dados do regime de previdência.

Missão

“Garantir os benefícios previdenciários, de forma justa e digna, aos servidores públicos municipais e seus dependentes de direito, além de zelar pela governabilidade, solidariedade e sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo”.

Visão

“Ser a instituição de referência na gestão de Sistemas previdenciários”.

 

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