Processo Seletivo Mogi das Cruzes – SP 2020: Saiu o Edital com salários de até R$ 8,2 mil!

Saiu o edital do Processo Seletivo Mogi das Cruzes, em São Paulo, com a oferta de 08 vagas para candidatos da área de Educação! As oportunidades são para nível superior com salário inicial de até R$ 8,2 mil! Como fazer a inscrição no concurso Mogi das Cruzes? As inscrições podem ser realizadas acessando o site da banca organizadora, ...

Status do concurso: Aberto

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Número de vagas 8
Salário De R$ 6.518,88 até R$ 8.257,62
Escolaridade Nível Superior
Estado São Paulo
Organizadora Fundação Vunesp
Valor da inscrição R$ 70,00
Edital Arquivos

Saiu o edital do Processo Seletivo Mogi das Cruzes, em São Paulo, com a oferta de 08 vagas para candidatos da área de Educação!

As oportunidades são para nível superior com salário inicial de até R$ 8,2 mil!

Como fazer a inscrição no concurso Mogi das Cruzes?

As inscrições podem ser realizadas acessando o site da banca organizadora, Fundação Vunesp . Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus Covid-19, o período de inscrição será divulgado em data oportuna, tão logo haja condições seguras à saúde dos candidatos e que a legislação assim permita.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 70,00.

Cargos, vagas e salários do processo seletivo Mogi das Cruzes

As 08 oportunidades, sendo 02 para candidatos com deficiência, estão distribuídas entre os cargos de:

  • Coordenador Pedagógico (05) – ser graduado em pedagogia ou em qualquer área/disciplina da Educação Básica com pós-graduação em Coordenação Pedagógica ou Gestão Escolar ou Supervisão Escolar ou Orientação Escolar.
  • Supervisor de Ensino (03) – ser graduado em pedagogia com habilitação em Administração Escolar ou Gestão Escolar; ou pós-graduado em Gestão Escolar; ou ainda, em qualquer área/disciplina da Educação Básica com pós-graduação em Gestão Escolar.

A remuneração inicial será no valor de R$ 6.518,88 para Coordenador e de R$ 8.257,62 para Supervisor.

Quais os requisitos para investidura nos cargos?

São requisitos para que o candidato tome posse no cargo:

a) ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no Art. 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiro;

b) estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;

c) ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;

d) estar com o CPF regularizado;

e) possuir os requisitos exigidos para o exercício das atribuições da função de confiança;

f) apresentar outros documentos que a Prefeitura de Mogi das Cruzes julgar necessários;

g) submeter-se, por ocasião da designação, ao exame médico de caráter eliminatório, a ser realizado pela Prefeitura ou por sua ordem, para constatação de aptidão física e mental;

h) não ter sido dispensado por justa causa, ou demitido a bem do serviço público de quaisquer entes federativos nos últimos 5 (cinco) anos a contar da data prevista para o início das atividades.

Como será a prova?

O processo de seleção contará nas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova de Títulos.

As provas objetivas serão compostas por 40 questões de múltipla escolha, sendo aplicada na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Para o cargo de Coordenador Pedagógico a prova será realizada no período da manhã e para Supervisor de Ensino à tarde.

A data de realização das provas, bem como os horários e locais serão divulgados, em momento oportuno, no site da banca organizadora. Atenção: essas informações devem ser acompanhadas com frequência pelo candidato.

As provas objetivas versarão sobre as disciplinas de:

  • Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação (10);
  • Conhecimentos em Gestão Pedagógica e Resultados Educacionais (15);
  • Conhecimentos Específicos (15).

Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos nesta prova e que tiver obtido ao menos um acerto em cada uma das disciplinas.

A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados à área para qual concorre.

Esta prova será composta de 2 (duas) questões sobre situações do cotidiano, de acordo com a bibliografia proposta no Edital, que deverão ser respondidas pelo candidato em uma extensão máxima de 15 linhas por questão.

Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 (dez) pontos nesta prova.

Já a Prova de Títulos visa valorizar a formação acadêmica do candidato.

Serão considerados para pontuação apenas os títulos dos habilitados nas provas objetiva e discursiva. A pontuação será conforme tabela abaixo:

Confira o conteúdo programático:

Coordenador Pedagógico

Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação: Normas constitucionais: fontes primárias da regulação e organização da educação nacional. Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais. A educação municipal e a lei orgânica do município de Mogi das Cruzes. Estrutura e funcionamento da educação nacional e municipal de Mogi das Cruzes: legislação federal e municipal; natureza reguladora e regulamentadora da educação básica e etapas de ensino. As atribuições administrativas dos entes federativos na educação. Sistema nacional e municipal de educação. Atribuições e competências: Sistema Municipal de Ensino. Conselho Municipal de Educação. Estabelecimentos de Ensino. Profissionais da Educação. Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Mogi das Cruzes: Direitos e Deveres. Políticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes: currículo municipal de Mogi das Cruzes. Educação e Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes. Princípios, normas legais e diretrizes curriculares da Educação Básica.

Conhecimentos em Gestão Pedagógica e Resultados Educacionais: O Plano de Gestão como orientador do planejamento escolar, da proposta curricular e dos projetos de ensino-aprendizagem concebidos como instrumentos necessários à gestão do trabalho em sala de aula, a partir da análise dos resultados. Processo ensino-aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem e de avaliação. As diferentes tendências pedagógicas no Brasil. Sala de aula: a interação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem: o aluno, o professor, os tempos, os espaços e os conteúdos escolares. A escola como espaço de educação inclusiva. Relações entre educação, desigualdade social e cidadania. Visões da função social da escola e respectivas implicações educacionais. Cultura Escolar. Currículo: diferentes concepções e respectivas implicações para a construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola; concepção do desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e das competências necessárias à leitura crítica de mundo, à disciplina autônoma e à convivência ética. Currículo e diversidade cultural. Desenvolvimento de currículo e dimensões da avaliação: a práxis avaliativa do ensinar e aprender. Relação entre Conhecimento e Vida: o processo de construção e reconstrução curricular coerente com a concepção interdisciplinar do conhecimento, com a abordagem pedagógica transversal de conteúdos e com as novas tecnologias da informação e da comunicação. A Educação Escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. As políticas educacionais, as reformas de ensino, os planos e as diretrizes: a construção da escola pública. Organização e gestão da escola: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho. Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola. Gestão por resultados: Mediação e gestão de conflitos. Participação e trabalho coletivo na escola. A construção do conhecimento. Avaliação da educação e indicadores educacionais. Concepções de educação e escola. Escola de tempo integral e educação integral. Função social da escola. Os teóricos da educação. Tecnologias de informação e comunicação na educação.

Conhecimentos Específicos: Fundamentos para a ação dos profissionais da educação: filosóficos, socioculturais, psicológicos e pedagógicos. Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. Organização e gestão escolar. Gestão democrática. A ação da orientação ou coordenação pedagógica em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, em relação aos organismos coletivos da escola e à participação da família. O papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico; Gestão do trabalho pedagógico coletivo com vistas à construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola e à formação continuada dos professores. Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola. O papel do Coordenador Pedagógico na orientação para o planejamento/replanejamento a partir da análise de resultados. Observação de aula como estratégia pedagógica na formação continuada do docente.

Supervisor de Ensino

Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação: Normas constitucionais: fontes primárias da regulação e organização da educação nacional. A educação municipal e a Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes. Estrutura e funcionamento da educação nacional e municipal de Mogi das Cruzes: legislação federal e municipal. Natureza reguladora e regulamentadora da educação básica e etapas de ensino. As atribuições administrativas dos entes federativos na educação. Sistema nacional e municipal de educação. Atribuições e competências: Sistema Municipal de Ensino. Conselho Municipal de Educação. Estabelecimentos de Ensino. Profissionais da Educação. Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Mogi das Cruzes: Direitos e Deveres. Políticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes: currículo municipal de Mogi das Cruzes. Educação e Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes. Princípios, normas legais e diretrizes curriculares da Educação Básica.

Conhecimentos em Gestão Educacional: Políticas Públicas: Princípios basilares da Administração Pública (Artigo 37 da Constituição Federal), Sistema Nacional de Educação. Sistema Municipal de Educação de Mogi das Cruzes; Gestão escolar e suas dimensões: pedagógica, administrativa, de conhecimento e de pessoas. Estratégia e planejamento estratégico: análise dos ambientes, elaboração do plano estratégico, estruturas, clima e cultura organizacional, missão, visão e valores, ética, responsabilidade social e ambiental. Gestão de Pessoas: administração de recursos humanos, o papel do gestor de pessoas. Treinamento e avaliação do desempenho humano. Programas de incentivos, modelagem do trabalho. Conceitos básicos de grupos. Equipes de alto
desempenho. Liderança: características e comportamentos dos líderes e seguidores. Mediação e gestão de conflitos. Gestão de Serviços de Apoio, dos Recursos Financeiros e dos Recursos Físicos: Recursos Públicos da Educação. Descentralização e Autonomia na Gestão de Recursos Financeiros. Departamentos e Divisões na Estrutura e Funcionamento da Secretaria Municipal de Educação. Normas de Gestão e Convivência para servidores e agentes públicos. Preservação do Patrimônio Público. Transporte Escolar. Autonomia da Escola. Formação continuada. Gestão Democrática: Participação e trabalho coletivo na escola. A construção do conhecimento. Avaliação Institucional e da Aprendizagem e Indicadores Educacionais. Sistemas de Avaliações Externas e Internas. Concepções de educação e escola. Função social da escola. Escola de Tempo Integral. Os teóricos da educação. Tecnologias de informação e comunicação na educação.

Conhecimentos Específicos: Supervisão Escolar: Novos olhares sobre a ação supervisor. Tendências e práticas. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. Currículo. Educação Inclusiva. Planejamento Dialógico. Tendências educacionais na sala de aula. Gestão democrática e participativa. Cotidiano escolar. Projeto Político-Pedagógico. A escola como espaço de educação inclusiva. Cultura Escolar. A Educação Escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. As políticas educacionais, as reformas de ensino, os planos e as diretrizes: a construção da escola pública. Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais. A supervisão de Ensino na atuação da gestão por resultados. O papel da supervisão na construção do conhecimento: o papel formador do supervisor. Atuação do supervisor de ensino com um olhar global para a escola.

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