Vestibulinho IFBA: Edital oferta mais de 5,5 mil vagas!

Foram publicados os editais do novo vestibulinho IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Ao todo, serão mais de 5,5 mil novos alunos nos cursos técnicos, que tem requisito de nível fundamental ou médio, a depender da modalidade escolhida. » Prepare-se para o Vestibulinho IFBA + BÔNUS (GRÁTIS) « Como fazer ...

Status do concurso: Encerrado

Materiais disponíveis

Última Notícia

Vestibulinho IFBA: Inscrições encerrando para mais de 5 mil vagas!

Inscrições abertas para o novo processo seletivo Vestibulinho IFBA. As Oportunidades são para níveis fundamental e médio.

Continuar Lendo

Foram publicados os editais do novo vestibulinho IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Ao todo, serão mais de 5,5 mil novos alunos nos cursos técnicos, que tem requisito de nível fundamental ou médio, a depender da modalidade escolhida.

» Prepare-se para o Vestibulinho IFBA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Como fazer a inscrição no concurso IFBA?

Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 16 de julho até o dia 20 de setembro, exclusivamente por meio do site do próprio IFBA. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 35,00.

A isenção parcial da taxa de inscrição, no valor de R$ 3,50, equivalente a 10% do valor integral, será concedida para o candidato que:

• Categoria Subsequente:

Tenha cursado todas as séries do Ensino Médio em escola pública sediado no país;

Tenha cursado todo o Ensino Médio em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país e seja concluinte do Ensino Médio, através de exames supletivos ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país.

• Categoria Integrada:

Tenha cursado todas as séries do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

Tenha cursado todo o Ensino Fundamental II em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país e seja concluinte do supletivo do Ensino Fundamental ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

Tenha cursado todo o Ensino Fundamental II na condição de bolsista integral em estabelecimento da rede privada de ensino sediado no país.

Quem pode participar do vestibulinho IFBA?

São duas modalidade de Curso Técnico: o Subsequente, onde é necessário ter concluído o nível médio, e o Integrada, para alunos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental II. Confira as vagas:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Subsequente » Ver Apostila «

Barreiras: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem;

Brumado: Técnico em Mineração, Técnico em Edificações;

Camaçari: Técnico em Eletrotécnica;

Euclides da Cunha: Técnico em Informática, Técnico em Edificações;

Eunápolis: Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho;

Feira de Santana: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Rede de Computadores;

Ilhéus: Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho;

Jacobina: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Mineração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente;

Jequié: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática;

Juazeiro: Técnico em Administração, Técnico em Segurança do Trabalho;

Paulo Afonso: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática;

Salvador: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Hospedagem, Técnico em Manutenção Mecânica Industrial, Técnico em Instalação e Manutenção Eletrônica, Técnico em Saneamento;

Santo Amaro: Técnico em Eletromecânica;

Simões Filho: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Mecânica, Técnico em Petróleo e Gás Natural;

Ubaitaba: Técnico em Informática;

Vitória da Conquista: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho.

• Curso da Educação Técnica de Nível Média na Forma Integrada » Ver Apostila «

Barreiras: Técnico em Alimentos, Técnico Edificações, Técnico em Informática;

Brumado: Técnico em Informática, Técnico em Edificações;

Camaçari: Técnico em Informática, Técnico em Eletrotécnica;

Euclides da Cunha: Técnico em Informática;

Eunápolis: Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente;

Feira de Santana: Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica;

Ilhéus: Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho;

Irecê: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática, Técnico em Biocombustíveis;

Jacobina: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Mineração, Técnico em Informática;

Jequié: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática;

Juazeiro: Técnico em Administração, Técnico em Segurança do Trabalho;

Paulo Afonso: Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática;

Porto Seguro: Técnico em Alimentos, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Informática;

Salvador: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Geologia, Técnico em Química, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Edificações, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrônica;

Santo Amaro: Técnico em Informática, Técnico em Eletromecânica;

Seabra: Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente;

Simões Filho: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Mecânica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Petróleo e Gás Natural;

Valença: Técnico em Aquicultura, Técnico em Informática, Técnico em Guia de Turismo;

Vitória da Conquista: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática.

Qual o objetivo do vestibulinho IFBA?

• Possibilitar a aquisição dos conhecimentos e habilidade previstas nos currículos;

• Aprofundar os conhecimentos, possibilitando o aperfeiçoamento profissional;

• Fornecer preparação básica para o trabalho e para a cidadania;

• Desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico;

• Aprofundar a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos.

Como será a prova do concurso vestibulinho IFBA?

Os candidatos serão avaliados mediante provas objetivas, previstas para o dia 24 de novembro de 2019.

» Prepare-se para o Vestibulinho IFBA + BÔNUS (GRÁTIS) «

A prova de forma subsequente será composta de 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 5 de Atualidades. Já a de forma integral constará de 36 questões divididas igualmente entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.

Conteúdo programático do vestibulinho IFBA

• Forma Subsequente

Língua Portuguesa: Interpretação e compreensão de textos. Conceito de literatura. Gêneros textuais: textos literários (crônica, conto, poema e romance) e não-literários (notícia, reportagem e artigo de opinião. Tipologia textual: elementos da narrativa, estrutura do texto argumentativo; aspectos do texto descritivo. Literatura no Brasil colonial: textos do século XVI ao século XVIII. Literatura brasileira: textos do século XIX aos dias atuais. A literatura baiana no cenário nacional. Morfologia: classes de palavras, estrutura e formação das palavras. Morfossintaxe: concordância verbo-nominal, regência verbo-nominal. Sintaxe: tipos de sujeito, tipos de predicado, transitividade verbal, elementos essenciais e acessórios da oração. Estilística: funções da linguagem, conotação e denotação, figuras de linguagem. Semântica: homônimos e parônimos, sinônimos e antônimos. Fonologia: acentuação e ortografia

Matemática: Razão, proporção e porcentagem. Conjuntos: operações com conjuntos. Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos) e operações. Polinômios: valor numérico, polinômios idênticos, polinômios identicamente nulos, operações com polinômios. Funções: conceito, domínio e imagem. Função do 1º grau: equação do 1º grau, inequação do 1º grau, gráficos. Função do 2º grau: equação do 2º grau, inequação do 2º grau, gráficos. Função exponencial: potenciação, radiciação, equação exponencial e inequação exponencial. Função logarítmica: logaritmos, equação logarítmica, inequação logarítmica, gráficos. Interpretação de gráficos em geral. Sequências: progressão aritmética, progressão geométrica. Análise combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos, combinações, permutações. Binômio de Newton. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria no Ciclo: arcos, ângulos, funções circulares, relações trigonométricas, redução ao 1º quadrante. Geometria plana: ângulos, paralelismo, triângulos, lei dos senos, lei dos cossenos, quadriláteros, polígonos regulares (soma dos ângulos internos, ângulo interno, ângulo central, ângulo externo, número de diagonais), círculo e circunferência. Área de Figuras Planas. Geometria Espacial: prisma, paralelepípedo, cubo, cilindro, pirâmide, cone e esfera. Geometria Analítica: distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento de reta, equação da reta, ângulo entre retas, distância entre um ponto e uma reta, distância entre retas, equação da circunferência.

Atualidades: Tópicos relevantes e atuais das áreas de ciência, tecnologia e sociedade, nos contextos nacionais e internacionais, divulgados pelas mídias digitais, televisiva e impressa ocorridas entre o ano de 2018 e 2019.

• Forma Integrada

Língua Portuguesa: Compreensão e Análise: compreensão e análise de textos literários e de textos informativos de publicações atuais em prosa e em verso de autores brasileiros (romances, crônicas, contos, poemas, letras de música, editorial, nota, reportagem, propaganda, tiras, quadrinhos, textos figurativos e temáticos). Conhecimentos Linguísticos: linguagem – sinonímia e antonímia; denotação e conotação; polissemia paráfrase; Implícitos (pressuposto, subentendido); diferentes formas de citar o discurso alheio (discurso direto, indireto e indireto livre); mecanismos de coesão textual (articuladores lógicos e continuadores); figuras de linguagem; som, fonema e letras; sílaba: divisão e classificação; acentuação e crase; estrutura e formação das palavras; morfossintaxe: classes de palavras e suas respectivas funções sintáticas na oração; frase, oração, período, tipos de períodos; parágrafos e tipos de parágrafos; estrutura dos tipos textuais narrativos, descritivos, performáticos, expositivos e argumentativos, encadeamento de temas e encadeamento de figuras, os termos da oração; tipos de sujeito e de predicado; predicação verbal; período composto por coordenação; período composto por subordinação; colocação de pronomes oblíquos; concordância nominal e verbal; pontuação; ortografia.

Matemática: Conjuntos Numéricos: conjunto dos números reais – reta real, subconjuntos, operações, propriedades, expressões numéricas, radicais (propriedades, operações e racionalização de denominadores). Divisores e Múltiplos: divisibilidade; números primos; decomposição em fatores primos; divisores de um número; máximo divisor comum; múltiplos de um número; mínimo múltiplo comum. Sistemas de Medida: sistema métrico decimal: comprimento, área, volume, massa, capacidade; sistema não decimal: tempo e ângulos. Razão e Proporção: razão entre duas grandezas; razões inversas; proporção: propriedades. Grandezas Proporcionais: grandezas diretamente e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem. Equações e Inequações do 1° Grau: equação do 1° grau; inequação do 1° grau; sistema de equações do 1° grau; problemas do 1° grau. Cálculo Algébrico: valor numérico de uma expressão algébrica; polinômios: operações, m.m.c. e m.d.c.; produtos notáveis; fatoração e simplificação de expressões algébricas; frações algébricas: operações. Equação do 2° Grau: equação do 2° grau; relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2° grau; equações fracionárias redutíveis ao 2° grau; equações biquadradas; equações irracionais. Funções: função – conceito, conjunto domínio, conjunto imagem e representação gráfica; função do 1º grau: conceito, representação gráfica e raiz; função do 2º grau: conceito, representação gráfica e raízes. Estatística: médias aritmética e ponderada; gráficos: barras, segmentos e setores. Geometria: elementos fundamentais – ponto, reta e plano; retas paralelas e concorrentes: ângulos – medidas, classificação, complemento, suplemento e replemento. Paralelismo: paralelas interceptadas por uma transversal; ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal; propriedades. Polígonos: conceito, elementos, classificação, convexidade, ângulos de um polígono e nomenclatura; número de diagonais; soma dos ângulos internos e externos de um polígono regular. Triângulo: definição, elementos, classificação e congruência; relação entre lados e ângulos; teorema de Thales e suas consequências; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo. Quadriláteros: definição, classificação e propriedades. Circunferência e Círculo: conceito e elementos; medida de arcos e ângulos; relações métricas na circunferência; polígonos inscritos e circunscritos na circunferência (lados e apótemas de polígonos regulares). Área e Perímetro de Figuras Planas: triângulos, quadriláteros, polígonos regulares e círculos.

História: A Ciência da História: objeto e método. Tempo, duração e as temporalidades. O historiador como elaborador da ciência da História – fontes e as teorias historiográficas. A antiguidade oriental – economia, sociedade e o poder político. A antiguidade clássica: Atenas e a Democracia. Roma: a República e o Império. O escravismo antigo e o expansionismo romano. A alta Idade Média – séculos V ao X – Os godos, os francos e os muçulmanos. A antiguidade tardia. A baixa Idade Média- séculos X ao XIV – o feudalismo clássico, a dinâmica feudal, a cidade e o mercado, o grande domínio feudal e a servidão. A crise do século XIV. A Idade Moderna séculos XV ao XVIII- A economia mercantilista e a expansão marítima e comercial. O povoamento da América pelos europeus e o escravismo moderno. As lutas religiosas na Idade Moderna- catolicismo x luteranismos, calvinismo, anabatismo e a santidade dos índios na América. A cultura renascentista e a intelectualidade. A sociedade estamental e o absolutismo. A escravidão e a África. O Brasil e a economia do açúcar e as economias periféricas ou secundárias. As disputas comerciais: Portugal, Espanha, Províncias Unidas, Inglaterra e França. A sociedade de Antigo Regime no Brasil. O Governo geral e a fundação da Cidade do Salvador em 1549. A Igreja católica e a Inquisição: judeus, mulheres e homossexuais. A economia do ouro no século XVIII e a interiorização da escravidão no Brasil. A economia do ouro e as mudanças políticas e administrativas no Brasil. A Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII e a crise do Antigo Regime. O ciclo revolucionário burguês- da Revolução Francesa de 1789 a Primavera dos Povos em 1848. As instituições burguesas e o capitalismo triunfante e o século XIX. O processo de emancipação política da América. A formação dos Estados Nacionais na América. O Congresso de Viena de 1815 e as nacionalidades. O manifesto Comunista de 1848 e o proletariado. Os trabalhadores e as lutas contra o capitalismo e suas instituições. O Brasil e o Império: economia, poder político e sociedade. O Brasil: abolicionismo e republicanismo. O capitalismo monopolista e a África no século XIX. A mulher e a bela époque: dominação masculina. A crise do Liberalismo e o Imperialismo: a grande Guerra de 1914-1918. A Revolução Socialista de 1917 e os trabalhadores. A crise do Liberalismo e os fascismos. O Brasil e a República Oligárquica (1889-1930). Getúlio Vargas e o intervencionismo econômico, político e cultural. Getúlio Vargas e a ditadura do Estado Novo (1937-1945). A expansão capitalista pós-Segunda Guerra e a República Populista no Brasil (1945-1964). A crise do populismo e o golpe militar de 1964. A ditadura militar de 1964: o milagre econômico e a repressão a sociedade. 1968 e o AI-5. A crise do petróleo de 1973\1979 e a luta social pelo fim da ditadura. As “Diretas Já” e a construção da democracia. Os movimentos sociais e a luta dos direitos humanos. O movimento negro e o feminismo.

Geografia: Regionalização Mundial: países centrais e periféricos; geopolítica da América Latina. Comércio multilateral e a lógica dos blocos econômicos. O meio técnico-científico e informacional: fenômeno da globalização e Desenvolvimento; desenvolvimento tecnológico, transformações econômicas e culturais; qualidade de vida e consumo; desigualdades internacionais e sociais. Comércio, Transporte e Comunicações: indústria moderna e desenvolvimento do setor terciário; relações comerciais internacionais; evolução dos transportes; evolução da comunicação. A África e sua inserção no capitalismo mundial. Processo de Industrialização Brasileira: fases, características, distribuição espacial e contexto contemporâneo. Espaço Urbano: A divisão do trabalho na cidade e no campo; relações urbanização e industrialização; processo de urbanização brasileira; segregação socioespacial urbana; fenômenos urbanos: metropolização, megalópoles, conurbação, megacidades, rede urbana e hierarquia urbana. Geografia Agrária: As novas relações cidade e campo; modernização do setor agrícola; estrutura fundiária brasileira e a reforma agrária; características e importância da agricultura brasileira no mundo; sistemas agrários brasileiros; Agroecologia e a Segurança alimentar. Evolução Demográfica Brasileira: Formação da população brasileira; Estrutura da população e pirâmides etárias; tendências demográficas no Brasil movimentos migratórios internos; a População Economicamente Ativa (PEA) e distribuição de renda no país. Domínios Morfoclimáticos do Brasil: características físicas e processos de apropriação social. Elementos da Natureza e sua apropriação social: elementos e fatores do clima; hidrografia; estrutura geológica e apropriação do relevo; solos e sua conservação. Mudanças Climáticas e fenômenos ambientais no mundo: efeitos estufa e o aquecimento global, ilhas de calor, inversão térmica, chuvas ácidas, El Niño e La Niña. Noções de Cartografia temática: Leitura e interpretação de mapas; coordenadas geográficas. Geografia da Bahia: aspectos físicos e socioeconômicos.

Acompanhe nossas

redes sociais