Compartilhar:

8 dicas para iniciantes em concursos

icone calendario 20 maio 2015

como-escolher-concursoVocê é iniciante no mundo dos concursos públicos? Não sabe por onde começar? Quer planejar seus estudos?

Se respondeu sim a uma ou mais perguntas, damos 8 dicas valiosas de como montar um projeto de estudo para que você já comece com o pé direito em sua jornada!

1) Avalie suas prioridades.

É este o momento de analisar qual é a carreira escolhida, as exigências e as tarefas que serão desempenhadas. Em algumas carreiras jurídicas, é necessário aprovação no Exame de Ordem. Portanto, reveja suas limitações e possibilidades para o cargo pretendido, além do tipo de nível médio, técnico ou superior.

2) Veja sua afinidade

A importância de escolher uma área é saber que matérias você estudará. Os concursos da mesma área costumam ter muitas matérias em comum. Sendo assim, mesmo que você foque em um concurso específico, você estará apto a prestar concursos semelhantes, pois estudará basicamente a mesma coisa, com poucas matérias específicas para cada um deles.

A escolha da área está diretamente relacionada às suas afinidades. Se você não gosta de exatas, pode não escolher a área fiscal, por exemplo.

Quando você escolhe alguma área com a qual você já tenha afinidade, aproveite a facilidade de algumas matérias estudadas na faculdade para facilitar sua preparação.

3) Enfrente as pressões.

A pressão para a aprovação é grande, sabemos disso. Tal pressão às vezes vem dos pais ou dos amigos. A maioria dessas pessoas tem boa intenção, mas geralmente não conseguem ajudar muito a resolvê-lo e alguns até parecem fazer para aumentar essas dificuldades.

Reconheça e respeite os sentimentos deles, sem sacrificar seu direito de viver de acordo com seus próprios padrões. Ainda que não resolva o problema, uma boa conversa antes de iniciar os estudos pode minimizar bastante os conflitos e ajudar em mais essa empreitada. Mantenha o espírito tranquilo e enfrente a pressão.

4) Tempo de estudo.

Vá com calma. Comece com uma meta alcançável e aos poucos aumente o tempo de estudo diário, organizando as matérias do edital, separando o material e deixando tudo organizado esperando o tempo que reservou para o estudo. A disciplina significará o momento em que você conquistará a si próprio, isso vai te dar ânimo pelo fato de respeitar as suas vontades, os seus sonhos e respeito o seu padrão de estudo.

5) Não à impulsividade.

A impulsividade e ansiedade são inimigos de um bom estudo. Se você  não lê atentamente o que está escrito, pode ter sérias dificuldades na compreensão dos conteúdos. Essa situação pode ser ainda mais grave nas disciplinas de exatas, em que o erro de um algarismo ou sinal pode tornar toda a questão incorreta.

6) Avanço nas matérias

Concursos, mesmo os mais simples, cobram em torno de seis disciplinas ou mais, como o caso da Polícia Federal ou na área fiscal. Avance em TODAS as matérias para manter o contato com todas e não deixar nenhuma cair no esquecimento. Pense como no exemplo de prática de academia: Se você malhar apenas um grupo de músculos por vez, o trabalho será perdido.

Tenha o cuidado de avançar em todas as matérias ao mesmo tempo. O certo é distribuir as matérias na semana ou na quinzena, para que nenhuma delas caia no esquecimento.

7) Treinamento essencial.

Fazer exercícios e questões é parte importante do processo. Mas saber como também: Leia bem o enunciado antes mesmo do texto-base. Leia o comando da questão, grife se necessário e só depois vá ao texto.  Também Comece com questões mais fáceis para focar depois nas mais difíceis.

 8) registre suas horas.

Aproveite e registre  seu tempo de estudo para saber quanto tempo você demora para resolver exercícios ou ler um capítulo novo de matéria teórica. Desta forma, você controla suas horas líquidas de estudo, que são as horas efetivamente utilizadas para anotações e afins.

Isso também dará um controle melhor do quanto você está estudando e permitirá que você preencha lacunas ao longo do seu dia.

curtiu? Então fique por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais