Pesquisar no blog

5 melhores técnicas de estudo para Concursos Públicos!

icone calendario 26 dez 2022

O ano de 2023 está cheio de concursos previstos e publicados. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com as 5 melhores técnicas de estudo para que você garanta sua aprovação! Confira!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui   e saiba mais!

1- Estudo Reverso

Essa técnica se opõe ao estudo tradicional, onde é necessário primeiramente aprender a teoria para realizar questões e posteriormente efetuar revisões.

No estudo reverso, realizamos primeiro as questões, tendo como objetivo identificar os assuntos mais cobrados e mais importantes.

Em seguida, consumimos a teoria dos assuntos mais importantes e posteriormente, realizamos as revisões.

Esse método é interessante para concursos com muitas matérias a serem estudadas, pois cria um estudo mais direcionado e eficiente.

Isso é válido porque geralmente 20% de teoria equivale a 80% das questões da prova.

Quais as vantagens?

  • Saber o que é mais importante;
  • Entender os assuntos mais cobrados;
  • Conhecer a banca examinadora (pois as questões variam).

Quando realizar esse método?

  • Intermediários e avançados;
  • Matérias fáceis e de pouca importância;
  • Pós-edital.

Quando não realizar esse método?

  • Iniciantes;
  • Matérias básicas da área;
  • Matérias difíceis e importantes;
  • Prova discursiva.

Outra maneira eficaz de estudar é através de revisões, principalmente para matérias que você já entende o assunto mas esqueceu os detalhes.

Sendo assim, os próximos métodos serão baseados nesse assunto.

2- Mapas Mentais

Tem como objetivo ajudar na compreensão e aprendizagem, bem como, auxiliar na memorização dos principais conceitos e pontos dos temas através da representação visual de informações.

Como resultado, ocorre uma melhora na produtividade, concentração e consequentemente, cria-se um filtro eficaz para os estudos.

Para criar um mapa mental, o primeiro passo é definir uma ideia central a ser escrita no centro da folha, preferencialmente no formato horizontal.

O segundo passo é começar a criar ramificações, ou seja, conexões entre a ideia central e as ideias secundárias.

Em seguida, defina palavras-chave e imagens-chave, responsáveis pela ativação da nossa memória, fazendo com que nosso cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo.

Uma dica é: utilize de cores para fazer com que seu cérebro tenha mais atenção ao mapa mental. O ideal é definir uma cor para cada ramo principal, o cérebro terá uma melhor associação;

Além disso, faça quantas edições forem necessárias para ter mapas mentais completos.

Caso você não tenha tempo para criar seu próprio mapa mental, é possível adquirir os mapas mentais prontos da Nova.

Os materiais da Nova são uma ótima fonte de conhecimento, pois foram elaborados de acordo com o edital por professores especialistas. Confira!

3- Caderno de Erros

Esse método consiste em montar seu material de revisão a partir dos erros nas questões, ou seja, sempre que errar uma questão, anotar o assunto no caderno de erros para revisar posteriormente.

É importante mencionar que esse caderno deve ser organizado por matérias e assuntos.

É uma técnica extremamente eficaz para o concurseiro que precisa assimilar de forma completa o assunto estudado, pois resolver questões é essencial, mas é importante priorizar a qualidade e não a quantidade.

4- Mapeamento de Questões

Essa técnica consiste em separar as questões por estilo, para evitar que você cometa os mesmos erros no futuro. Elas podem ser divididas em:

  • Dúvidas;
  • Erradas;
  • Capciosas;
  • Jurisprudência da Banca;
  • Bons Comentários
  • Modelo.

Em intervalos de tempo você deve refazer essas questões.

5- Flashcards

São cartões com frente e verso, nos quais você pode esquematizar conceitos, colocando uma pergunta na frente e a resposta atrás.

É interessante para assuntos que precisam ser totalmente decorados.

Quando você se propor a estudar, será preciso mentalizar a resposta do assunto antes de virar o verso do cartão e conferir a resposta, ou seja, a informação não vem gratuitamente e isso requer um esforço cognitivo, causando uma melhor memorização para concursos.

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais