Estudando raciocínio lógico

icone calendario 20 Maio 2015

raciocionio-logico-para-concursos Vai prestar concurso, mas tem dificuldade para estudar raciocínio lógico? A Nova Concursos dá dicas de como encarar essa matéria e tirar os estudos de letra!

O que é raciocínio lógico?

A lógica não é uma matéria que visa “decorebas” e sim raciocínio. É preciso ter uma linha de raciocínio lógico para a conclusão de um argumento.

Uma pessoa que teve dificuldades em matemática não precisa se preocupar, pois a Lógica requer atenção bem como o uso de conectivos como: “ou”, “e”, “se…então”, “ se e somente se”.

As questões basicamente possuem proposições que provam, dão suporte e dão razão a algo, ou seja, são afirmações que demonstram um pensamento de sentindo completo. Portanto, podemos dizer que ela é ferramenta que devemos utilizar para relacionar ideias e proposições em busca da verdade.

Veja o exemplo:

 João ama comer abacaxi. Maria não gosta de banana.

Ele caracteriza uma afirmação/proposição. A base das estruturas lógicas são relacionadas com o que é verdade ou mentira (verdadeiro/falso). Os resultados das proposições sempre apresentam o resultado como verdadeiro.

Aproveite esta oportunidade! A Nova está oferecendo um CURSO GRÁTIS DE RACIOCÍNIO LÓGICO! Para garantir o seu, clique aqui !

O que é mais cobrado na hora da prova?

É preciso se preparar. Dependendo do edital, o conteúdo pode abranger, além da lógica, também o raciocínio quantitativo, que envolve a matemática. 

Problemas mais comuns de raciocínio lógico para concurso envolvem:
-verdade e mentira;
-certo ou errado;
-uso de conectivos;
-como fazer a negação de frases;
-uso da tabela-verdade;
-saber quem em um grupo de pessoas fala a verdade e quem fala a mentira;
-identificar através de dicas quem está vestindo tal roupa ou é casado com quem ou possui o carro tal;
-questões de análise combinatória como comissões misturando tantos homens e tantas mulheres;
-como enfileirar um grupo de pessoas para que duas permaneçam sempre juntas;
-questões de probabilidade condicional ou a probabilidade de você selecionar um grupo só de homens ou só de mulheres;

O concurseiro deve focar seus estudos em estruturas lógicas, diagramas de venn Euller, PA, PG, função do 1º, 2 º grau e lei de formação. Editais não costumam ter pegadinhas na área, portanto leia o conteúdo programático e estude-o com afinco.

Como estudar esta disciplina?

Para facilitar a assimilação das informações sobre a matéria, procure estudar sempre com uma ou mais pessoas, assim, você entenderá melhor o assunto. O estudo exige dedicação e esforço, portanto, deve ser feito todos os dias.

Busque o assunto em outras fontes e de outras formas. Mesmo que você tenha entendido o conteúdo, a abordagem de forma diferenciada pode ajudar na fixação de conceitos.

Lembre-se também que vários materiais trazem uma quantidade significativa de exercícios resolvidos. Não tente ler a resolução. Tampe-a com uma folha e tente resolver sozinho. Se encontrar dificuldade, vá ‘despindo’ aos poucos a resolução. Afinal, a leitura de resolução de exercícios não demanda esforço e sem esforço, não ocorre aprendizagem.

Por fim, faça muitos exercícios para fixar os conceitos e não deixe para a última hora! você deve assimilar o conteúdo aos poucos.  O aprendizado dessa disciplina é um projeto para médio ou longo prazo, o que significa que você não vai assimilar todo o conteúdo em poucas semanas.

Saiba que o Concurso da Caixa econômica federal 2014 terá raciocínio lógico em sua prova! Aproveite e compre já nossos combos com um conteúdo especialmente desenvolvido para o edital e escolha o seu clicando aqui

banner_curso_rac_468_60

Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais