O que cai na prova: Câmara Municipal do Rio de Janeiro 2015

icone calendario 09 jun 2015

logocamarario A Câmara Municipal do Rio de Janeiro lançou edital para concurso público para preencher 63 vagas e os interessados já devem começar a estudar agora, pois as provas serão aplicadas em agosto. Confira os detalhes do conteúdo da prova.

 

Conteúdo Programático
Língua portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de texto contemporâneo. Coerência e coesão na articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Variação da língua. Redação oficial. Estrutura e formação de palavras – valor morfológico e semântico dos elementos mórficos. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortografia oficial – segundo o atual acordo ortográfico. Uso e função das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. Flexão verbal. Flexão de número e gênero: concordância nominal. Regência nominal e verbal. Relações sintáticas e semânticas entre termos, orações e segmentos de texto. Equivalência e transformação de estruturas sintático-semânticas. Reescrita de frases. Emprego dos sinais de pontuação. Denotação e conotação.

Atualidades: Política. Economia. Cidadania e direitos humanos. Educação e saúde. Tecnologias da informação e comunicação. Cultura, esporte e lazer. Meio ambiente. 8. Infraestrutura e urbanismo.

Raciocínio lógico quantitativo e analítico: Operações com conjuntos. Raciocínio lógico numérico. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos, negação e tabela-verdade. Tautologias. Condição necessária e suficiente. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. Equivalências e implicações lógicas. Quantificadores universal e existencial. Problemas de contagem: princípio aditivo e princípio multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações. Noções de probabilidade.

Ética do Servidor na Administração Pública: Ética e moral. Princípios constitucionais de natureza ética: moralidade, impessoalidade, probidade, motivação e publicidade. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a Administração Pública. Decreto Municipal 13.319/94. Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92). Lei 8.666/93: Capítulo IV – Das Sanções Administrativas e da Tutela Judicial: Seção I – Das Disposições Gerais (arts. 81 a 85); Seção II – Das Sanções Administrativas (arts. 86 a 88); Seção III – Dos Crimes e Das Penas (arts. 89 a 99); Seção IV – Do Processo e do Procedimento Judicial (arts.100 a 108). Lei 10.028/2000.

Noções de informática: Microinformática.

Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

 

Critérios de desempate

Para este concursos, os critérios de desempate dependem do cargo pretendido.

 

 


Apostila para esse concurso

Apostila Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Apostila concurso
Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Por R$ 71,90ou 3x de R$ 23,97sem juros no cartão

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais