Compartilhar:

Como proceder com erros de correção em concursos públicos?

icone calendario 20 maio 2015

Você estuda por longos períodos para um concorrido concurso. Se prepara exaustivamente para realizá-lo, tomando cuidado na hora de responder as questões e caprichar na redação.

Quando o resultado sai, você até pode ter tirado uma boa nota, mas não passou. Ao ver o gabarito, de repente você percebe que a questão foi corrigida de maneira errada! Ou pior, havia mais de uma resposta certa para uma mesma questão e, mesmo assim, você não conseguiu acertá-la.

O que fazer quando não se concorda com a correção de uma prova eliminatória? Como proceder para garantir seus direitos?

Para garantir a isonomia da prova, a banca seleciona concurseiros que saibam analisar e responder de forma correta o conteúdo.

Existem questões que, se assinaladas de forma errada, tiram o ponto conquistado em outras perguntas de mesmo tema que foram acertadas pelo candidato. Afinal, se ele erra algo muito básico e acerta uma questão super difícil sobre um assunto em comum, isso significa que ele chutou.

Porém erros podem acontecer. Você pode tomar as seguintes medidas para recorrer:

Tenha sempre calma e procure argumentar de forma concisa e bem fundamentada. O recurso de revisão é garantido por lei e o candidato tem um período para colocar suas observações (que varia de edital para edital);

– Antes mesmo de escrever uma argumentação, você deve pesquisar os materiais requisitados no edital, artigos de jurisprudência e tudo o que considerar importante. Recorra a um profissional experiente no assunto e compare resultados de outros candidatos que fizeram a mesma prova;

Acompanhe os prazos do concurso prestado para que você não perca a data máxima para questionar as provas;

– Lembre-se que uma vez decidido e protocolado, o gabarito não é passível de mudança ou revisão;

Se mesmo assim seu recurso foi negado, a última ação cabível é recorrer à justiça com um advogado especialista. Recorra somente em casos extremamente graves, pois esse será um longo e demorado processo.

Você ou alguém que você conhece já teve que enfrentar uma situação como essa?

 

Curta a página da Nova Concursos no Facebook!

Aproveite para parcelar sua apostila para concurso no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais