Compartilhar:

Problemas e soluções na hora de estudar

icone calendario 20 maio 2015

Concurseiros já tem uma difícil rotina de estudos e necessitam de cuidados redobrados para administrar o tempo. Listamos as dificuldades mais corriqueiras e como preveni-las ou tirar o melhor proveito de cada uma delas.

 

Ansiedade

A mãe de todos os problemas. Ela acarreta nervosismo e esquecimento das matérias estudadas, além de piorar a qualidade do sono. Toda esta excitação pode se tornar uma verdadeira barreira na hora de se concentrar. Como resolver: exercícios e técnicas de relaxamento são úteis, mas muitas vezes fora de mão para quem se dedica exclusivamente a concursos. O melhor é fazer um controle de respiração e evitar pensamentos negativos, separando o que é mito e o que é fato. Afinal, a ansiedade provém de um quadro onde os acontecimentos são aumentados e os problemas, muito piores.

 

Ambiente

Que estudar em um lugar calmo e iluminado ajuda, todo mundo sabe. Contanto, existem vários poréns: vai-e-vem de familiares, a TV no quarto ao lado, celular tocando…  dependendo do perfil do aluno, eles transformam a maratona de matérias num martírio. Como resolver: Se um fone de ouvido não ajudar, o caso é ir a uma biblioteca ou centro de estudos próprio para a prática.

 

Faltas

Faltas de apoio financeiro, familiar e emocional são empecilhos que comprometem direta ou indiretamente o candidato. Como resolver: Procure conversar com os parentes, entender o que está sentindo e como melhorar sua atitude perante as dificuldades. Lembrar que o esforço compensará a jornada para uma vida melhor é uma forma de encarar com otimismo o processo.

 

Feriados e Final de semana

Para quem está trabalhando e também prestando concursos, feriados podem ser tornar uma armadilha. Pontos facultativos dão a percepção de serem horas a mais para relaxar e, quando se vê, elas foram perdidas para assistir tv além da conta. Como resolver: É fundamental criar um plano de estudos e alcançar o equilíbrio entre descanso e esforço. Organização é fundamental nesse caso.

 

Redes sociais

O inimigo número um dos estudantes, por dois fatores: o FOMO , ou “Fear of Missing Out” (medo de perder algo importante) e pela procrastinação que o Facebook, blogs e Twitter causam. Como resolver: Felizmente já existem programas que limitam o tempo de navegação de sites, facilitando a determinação do candidato. Ou se faz questão de ficar na internet, seja produtivo e poste em comunidades destinadas a concurseiros, trocando experiências e buscando novas informações.

 

Tentações

Futebol, novela, filmes, revistas, amigos querendo sair…são muitas as tentações que alguém pode ter, em horários que menos se espera. Como resolver: Foco, sempre foco. Tenha em mente que você tem que se dedicar integralmente aos estudos. Ao ser firme em seus objetivos, pense novamente em seu esquema de organização e questione-se: “eu realmente tenho tempo para esse programa?”, limitando-se a um enfoque por vez. Assim, você consegue cumprir suas obrigações primeiras para depois aproveitar os horários livres.

Aproveite para parcelar sua apostila para concurso no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Curta a página da Nova Concursos no Facebook!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais