Pesquisar no blog

Após 15 anos edital Detran AC está pronto e pode sair em 2024!

Iago Almeida

icone calendario 27 fev 2024

O Departamento de Trânsito do estado do Acre tem edital pronto para publicar um novo concurso Detran AC . Serão ofertadas 100 oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Neste dia 27 de fevereiro, o Instituto AOCP foi contratado como banca organizadora e será a empresa responsável pelas etapas do concurso.

Quer saber mais detalhes da seleção e o que começar a estudar? Venha comigo nesta matéria e entenda todo o processo do concurso.

Após 15 anos, Detran AC terá edital em 2024!

Foi publicada a dispensa de licitação que informa a contratação do Instituto AOCP como banca organizadora do novo concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Acre.

Com isso, o próximo passo é justamente a publicação do edital, que deve sair ainda no primeiro semestre de 2024, ou seja, até junho.

E o edital vem sendo aguardado e cobrado desde 2023, quando esteve anunciada em abril, pelo governador Gladson Cameli. 

“Em 27 anos, esse é o segundo concurso realizado no Detran. É uma alegria para a nossa gestão e para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho“, disse ele.

Serão ofertadas aproximadamente 100 vagas, distribuídas entre os cargos de Assistente, Analista, Agente e Examinador de Trânsito, Engenheiro Civil, Analista de Sistemas e Pedagogo.

“São oportunidades que precisamos criar para essa juventude e aqueles que querem dar sua  contribuição ao Estado. Mesmo em um ano de incertezas econômicas, temos o apoio dos deputados estaduais e da bancada federal. Temos hoje um Detran com nova filosofia, com a arrecadação investida em saúde, segurança e área social. Estamos fazendo tudo aquilo que nos propusemos a fazer”, completou o governador.

Entretanto, os salários, prazo de inscrições e provas ainda não foram informados, no entanto, a expectativa é que o edital seja lançado em breve!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

O que estudar para o concurso Detran AC?

Como o edital ainda não saiu, não é possível saber o que será cobrado na prova objetiva do novo concurso. Mas, quem quiser usar o último como base, pode!

Lembrando que o primeiro concurso Detran Acre ocorreu em 2009. Em 2018, um edital saiu para nível superior. E em 2021, aconteceu um processo seletivo simplificado com oferta de 67 vagas.

Seleção de 2021

Portanto, em 2021, o Processo Seletivo ofertou vagas para Orientador de Trânsito, Técnico Administrativo Vistoriador e Examinador de Trânsito. Os candidatos estiveram avaliados apenas por prova objetiva.

Seleção de 2018

Em 2018, a oferta foi no nível superior, com 20 vagas temporárias para Examinador de Trânsito, distribuídas entre as cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Posteriormente, um contratado teve salário de R$ 2.130,25, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Assim, os inscritos passaram por três fases: análise curricular, entrevista e investigação social e criminal. Ou seja, não houve provas objetivas.

Seleção de 2009

Já em 2009, aconteceu o último concurso para efetivos, com a organização da Fundação CESGRANRIO. Assim, os candidatos passaram por etapa única: prova objetiva.

Ao todo, estiveram cobradas 50 questões nas áreas de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito e Informática) e Conhecimentos Específicos.

Ademais, a única exceção foi para o cargo de Advogado, que também foi submetido a prova discursiva. Eles responderam duas questões por escrito.

Quer saber de mais editais de concursos abertos no Acre? Clique e veja!

Saiba mais sobre o Concurso Detran AC: Edital publicado. 91 vagas e até R$ 9,5 mil!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais